Menu_Bariloche
O Poço Azul.
Vista da Cidade de Bariloche.
 Um dos muitos teleféricos que levam ao topo do Cerro Catedral.

Perambulando por Bariloche – Circuito Chico

Bem-vindo a San Carlos de Bariloche, carinhosamente chamada de Bariloche, localizada na Patagônia Argentina, na costa sudeste do Lago Nahuel Huapi que não congela nem em invernos rigorosos e no coração do Parque Nacional do mesmo nome, bem no centro da Cordilheira dos Andes. O lugar oferece uma ampla gama de opções para o turismo, tanto convencional como de aventura, sendo um excelente destino durante todo o ano. É um lugar onde o tempo parece ter-se detido para que os visitantes desfrutem da beleza eterna de suas paisagens mutantes. As águas claras e cristalinas do lago, as altíssimas montanhas cobertas de neve e os glaciares imponentes deixam atônitos a todos os visitantes. Um dos pontos mais visitados é o Centro Cívico, localizado no coração da cidade, abriga a secretaria de Turismo, a prefeitura, museu e a Praça Expedicionários do Deserto com o Monumento ao General Roca. Ali ficam também muitos cães da raça São Bernardo que são fotografados por turistas. Após café da manhã, saímos para agendar os passeios e caminhar pelo centro da cidade. Almoçamos no restaurante do hotel, excelente comida, tanto na qualidade e quantidade, mas principalmente no preço, o melhor custo/benefício da cidade. À tarde fizemos o tradicional Circuito Chico que começa em San Carlos de Bariloche e percorre aproximadamente 60km com uma variedade de pontos turísticos da costa do Lago Nahuel Huapi. A poucos quilômetros encontra-se Praia Bonita de onde pode se ver a Ilha Huemul, 10km mais adiante chegamos ao Cerro Campanário que conta com um teleférico para alcançar os 1050 metros de altura e no topo há um restaurante e um imenso terraço que permite observar a imensidão dos lagos: Nahuel Huapi e Perito Moreno, a lagoa El Trébol, as penínsulas San Pedro e Llao Llao, a Ilha Victoria, os cerros Otto e Catedral e Bariloche. Depois Visitamos a fábrica da Rosa Mosqueta e continuando o percurso chegamos ao imponente e lindíssimo Hotel Llao Llao e a bela Capela San Eduardo, jóias arquitetônicas da região. Ali também está Porto Pañuelo de onde partem as embarcações para a Ilha Victoria, o Bosque de Arrayanes e o famoso Cruce Andino. Mais adiante a ponte Angostura sobre o rio do mesmo nome que une os lagos, Moreno e Nahuel Huapi e depois Baía López, ao pé do cerro homônimo. Deixando atrás a baía, surge um Ponto Panorâmico, mirante natural desde o qual se observam o Lago Moreno e a península Llao Llao. Ao retomar o circuito se atravessa a ponte do Lago Moreno e mais adiante se chega-se a Avenida Bustillo, onde finalmente se retorna à cidade de Bariloche, passando pelo Centro Cívico. Á noite aproveitamos novamente para andar pela Calle Mitre e ruas adjacentes, onde se concentram o comércio e principalmente as chocolaterias. Alias o forte de Bariloche não é o alfajor, mas sim o chocolate. As marcas mais famosas são a Del Turista, Mamuska e Rapa Nui, cujas lojas vendem todos os tipos de chocolates com direito a aquela prova como cortesia.

Perambulando por Bariloche – Cerro Otto

Pela manhã visitamos o Cerro Otto, cujo ingresso (ônibus e teleférico) é comprado nos kiosques localizados no Centro. Pegamos um ônibus na principal rua da cidade que sai de hora em hora que é específico para esse passeio e que leva até a base do Cerro, onde um teleférico nos conduz ao topo. No alto do Cerro existe um restaurante giratório muito agradável, que nos dá uma vista belíssima e panorâmica de toda a cidade, dos Lagos Nahuel Huapi, Moreno e Gutierrez, do Cerro Catedral, e das penínsulas de San Pedro e Llao Llao. Curtimos bastante também este passeio e voltamos para cidade, onde almoçamos novamente no restaurante do hotel. Descansamos e à tarde resolvemos passear num trenzinho com nome “tour porki” que sai perto do Centro Cívico, e que faz um tour de uma hora em diversos bairros de Bariloche, confesso que a mim não agradou, não recomendo. À noite visitamos o belo cassino da cidade e mais Calle Mitre para as ultimas compras, pois o comércio fica aberto até as 9 da noite com o dia claro, já que o sol se põe entre as 21:00 e 22:00h nesta região.

Perambulando por Bariloche – Cerro Catedral

Manhã dedicada ao Cerro Catedral, que durante o inverno se pratica esquí à nível nacional e internacional e outras atividades relacionadas com neve. O Centro possui excelentes condições naturais e toda infra-estrutura necessária (acomodações, restaurantes, lanchonetes, etc) para os visitantes que o colocam em igualdade de condições com as pistas de esquí mais famosas da Europa. Tomamos o café, fechamos as contas no hotel, deixamos nossa bagagem com o pessoal do atendimento e partimos para o Cerro Catedral, local onde está localizado o principal centro de esqui de Bariloche, pois as 17:00 viajaríamos para Buenos Aires. O percurso do Centro até a base do Catedral demora aproximadamente 40 minutos e para subir os visitantes utilizam teleféricos até a parte mais alta, andamos em 3 até uma altitude de mais de 2.200 metros. O trajeto é emocionante e lindo, apesar de haver pouca neve, por ser verão, a vista e a sensação de estar lá são fantásticas. Não demoramos muito no topo, pois o busão para voltar ao Centro só passa de hora em hora e se a gente perdesse o das 14:00h ia ser aquela correria, não queríamos arriscar muito. Foi uma boa pedida para a despedida de Bariloche. Adoramos Bariloche, com certeza voltaremos um dia. Vale muito à pena visitar a cidade em qualquer estação do ano.

Texto: Valdir Neves

Fotos

Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Bariloche
Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
Casa Rosada, sede do governo Argentino.
Caminito - Buenos Aires
Puerto Madero - Buenos Aires
Puerto Madero - Buenos Aires
Puerto Madero - Buenos Aires
Para comemorar o sucesso da viagem, nada como um jantar e um show de tango.

Dicas

Bariloche

  • Agência Turisur- Calle Mitre 219- Todos os passeios
  • Circuito Chico – Passeio- preço 57 pesos p/pessoa
  • Grand Hotel Bariloche – Calle Mitre 408 – Muito bom e bem no Centro da cidade
  • Restaurante Dom Juan – Localizado no sub-solo do Grand Hotel – Comida muito boa e com bom preço