Colômbia, cada vez mais procurada pelos brasileiros - Tô Perambulando

Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Colômbia, cada vez mais procurada pelos brasileiros

Roteiro de 15 dias

Colômbia
Bogotá

Nesse roteiro de quinze dias pela Colômbia escolhemos conhecer a sua capital Bogotá, a linda e histórica Cartagena e a Ilha de San Andrés no mar caribenho. Na Colômbia existem outras cidades igualmente belas como Barranquilla, Cali e Medellin que ficaram para uma outra oportunidade.

Sobre a Colômbia

Depois de superar um passado nebulosos onde o país era conhecido pelo tráfico de drogas, protagonizado pelo mega traficante Pablo Escobar e pelas ações guerrilheiras das Facs, que aterrorizaram o país por muitos anos, a Colômbia desperta para o turismo, o país tem recebido muitos visitantes para conhecer as suas belezas e a sua história, e entre eles, nós brasileiros.
Situado a noroeste da América do sul, é o único país do continente banhado pelos dois oceanos, a oeste pelo pacífico e ao norte pelo Atlântico, tendo o mar caribenho como porta de entrada, onde ficam as Ilhas Colombianas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. O país ainda conta com florestas, desertos e montanhas, com destaque para a Cordilheira dos Andes onde esta a maior cidade do país, a Capital Bogotá, situada a 2640 metros acima do nível do mar. Para saber mais sobre a Colômbia Clique Aqui!

colômbia
Fonte: Colombia4U

Nosso roteiro

Dia 1 – Viagem para Cartagena com conexão em Bogotá
Dias 2 a 6 – Cartagena das índias
Dia 7 – Viagem para San Andres
Dias 8 a 11 – Isla de San Andres
Dia 12 – Viagem para Bogotá
Dias 13 e 14 – Cidade de Bogotá
Dia 15 – Retorno ao Brasil

Quando é melhor ir

O clima na Colômbia, na maior parte do tempo, não apresenta grandes variações por estar próximo a linha do equador. Entretanto, a grande variação de altitude ocasionada pela presença da cordilheira dos Andes e a proximidade com a floresta amazônica, formam micro climas completamente independente fazendo com que cada região tenha o seu próprio clima. A escolha da melhor época para visitar a Colômbia depende das cidades que irá visitar. Como fomos a Cartagena e San Andrés que são cidades litorâneas, escolhemos o verão.

Como ir?

Várias empresas aéreas voam para a Colômbia entre elas a Latam, COPA Airlines e a Avianca. São várias as opções de voos para as diversas cidades colombianas, sendo a maioria com conexão em Bogotá no aeroporto El Dourados, considerado um dos melhores na América do Sul. A Copa Airlines normalmente faz a conexão na cidade do Panamá. Os voos diretos a partir do Rio de Janeiro duram em média 06h30minmin e a Colômbia tem um fuso horário de 2 horas a menos que Brasília.

Que documentos preciso?

Não é necessário visto para nós brasileiros, os documentos válidos para entrar no país são o passaporte ou a carteira de identidade oficial com foto e em bom estado (Não vale carteira de motorista!). Com os problemas de febre amarela no Brasil, a Colômbia passou a exigir o Certificado internacional de vacinação, procure saber na época da sua viagem se esse documento está sendo exigido. Mas lembre-se, se for fazer conexão longa na Cidade do Panamá e pensa em aproveitar para dar um rolé pela cidade, vai precisar do passaporte e do Certificado internacional de vacinação. O Seguro de saúde também não é necessário, mas cá pra nós! O seguro não é tão caro, é você ainda evitar perrengues. Sempre que viajo para fora do país faço meu seguro. De uma conferida nos preços aqui e ainda aproveite o desconto de 5% usando o cupom TOPERAMBULANDO5

Dólar, Real ou Cartões, o que levar para a Colômbia?

Todos! A moeda colombiana é o peso colombiano (COP), no inicio você pode estranhar por ter três zeros a mais que a nossa, mas logo você acostuma.
Nas grandes cidades você pode trocar reais por pesos e a cotação até que é razoável, mas para outras regiões é melhor levar Pesos ou Dólares. Os cartões de credito internacionais são bem aceitos e você também encontrará máquinas para saques.

Onde fazer Câmbio?

O Aeroporto não é o lugar mais adequado para se fazer câmbio, a cotação normalmente é sempre muito inferior a outros locais nas cidades, troque só o necessário para as primeiras despesas. O local mais indicado em Cartagena, onde o câmbio é mais vantajoso, são as várias casas localizadas no Centro Histórico. Em San Andrés você também encontrará lojas de cambio pela cidade, achei a cotação de Cartagena melhor, portanto se a ilha não for seu primeiro destino, é melhor já vir com pesos no bolso. A cotação lá é menor.

Hospedagem na Colômbia

A maioria dos hotéis com custo mais baixo não tem água quente, perguntei a recepcionista de um deles e ela disse que não era costume ter chuveiro para banho com água quente em Cartagena e em San Andrés, somente em Bogotá, por ter a temperatura mais fria. Portanto, se faz questão de um banhozinho quente, escolha um hotel que tenha esse serviço. Isso já esta mudando, quase a totalidade de hotéis quatro e cinco estrelas e alguns de três tem água quente.

Gastronomia

A culinária colombiana é bem diversificada influenciada pelas culturas indígenas, espanholas e africanas, tendo o milho, a batata e a banana como ingrediente principais. Um dos pratos mais populares é o arroz de coco com Patacones, que é arroz branco cozido no leite de coco com água, sal e açúcar acompanhado de banana verde (patacones) transformada em panquecas grossas que são frita em óleo vegetal. As Empanadas colombianas também são bem apreciadas, podem ser doces ou salgadas, recheadas com carne, frango, queijo ou patacones.
Para os amantes do café, o Juan Valdez é a marca de café colombiana mais famosa e apreciada, é fácil encontrar uma cafeteria da marca pelas ruas das cidades. A Colômbia é o terceiro maior produtor do mundo, atrás apenas do Vietnã e do Brasil.

Outro ícone colombiano de refeições rápidas (que não são tão rápidas assim), que já está espalhado por quase toda a América do sul, é a Crepes & Waffles. O cardápio é bem variado e não têm somente Crepes, lá você encontrará, por exemplo, sanduíches, massas e saladas com vários acompanhamentos, além de um ambiente bem gostoso e descontraído. Os preços? Não achei caro, vale a pena conhecer.

O que conhecemos na Colômbia?

Cartagena – cinco dias

As casas coloridas e floridas de Cartagena

A beira do mar caribenho, Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1984, temperatura agradável o ano inteiro, Cartagena é um dos destinos mais procurados da Colômbia. É famosa pelo seu belíssimo Centro Histórico cercado por grandes muralhas, é o coração da cidade. É preciso um pouco de tempo para conhecê-lo a pé ou de charrete para sentir a história daquele lugar através das suas casas coloridas, a Torre do Relógio, a Plaza de la Aduana, a Catedral e outras igrejas seculares. Cartagena ainda tem outros atrativos a oferecer como o Castelo de San Felipe, uma imponente fortaleza no alto de uma colina com vista para toda cidade, a Cartagena moderna onde fica os bairros de Bocagrande e Cartillogrande, a Islas del Rosario, um pequeno arquipélago com de 27 ilhas sendo que dessas, seis possuem passeio e a Playa Blanca que tem uma boa estrutura com restaurantes com espreguiçadeiras espalhadas pela praia.

Ilha de San Andrés – quatro dias

Voo de Parasail – San Andrés

A ilha caribenha de San Andrés de 26 km² fica a 190 km da costa da Nicarágua e a cerca de 800 km da costa da Colômbia, é a maior ilha do Arquipélago que conta ainda com as ilhas da Providencia e Santa Catalina. San Andrés é famosa pelo seu mar de sete cores em tons de azul, de beleza exuberante. Permanecemos quatro dias completos, mas o ideal é no mínimo cinco dias para aproveitar bem a ilha. O principal atrativo, claro, é o mar e suas praias, e os passeios estão relacionados com eles. Um dos mais tradicionais é a Volta a Ilha, que pode ser feito de bicicleta, moto ou com os Mules, uma espécie de carrinho de golfe, o mais tradicional. Com ele você dá a volta à ilha fazendo paradas nos principais lugares como West View e La Piscinitas, entre outros. Outros passeios bem legais são ao Aquário, uma pequena ilha próxima a San Andrés onde é possível mergulhar com snorkel para apreciar a vida marinha. Se gosta de aventura, um Passeio de Parasail é imperdível, da para ver as diferenças das cores do mar lá de cima, é surreal. A noite um passeio pela Peatonal, um calçadão na frente da praia, ótimo para caminhadas, fazer comprinhas e comer em um dos seus inúmeros restaurantes.

Bogotá – dois dias

Centro Histórico – Bogotá

A maioria dos voos para as cidades mais procuradas da Colômbia passam por Bogotá, então porque não conhecer um pouco dessa bela metrópole? Os 2640m de altitude da cidade podem parecer um empecilho, mas você logo se acostuma. Começa pelo aeroporto, o El Dourado é considerado o melhor aeroporto da América do sul. Dedique pelo menos um dia para andar pela cidade, vá ao Cerro MontSerrate, é uma das principais atrações de Bogotá, lá de cima (3200 msnm) você tem uma visão privilegiada de toda a cidade. Para subir você pode usar o teleférico ou funicular.
Outra atração imperdível e conhecer o Centro Histórico e La Candelária. O centro histórico é onde está o Palácio Presidencial, a Catedral de Bogotá e o Capitólio Nacional, sede do congresso colombiano, além de outros prédios públicos importantes. A região é conhecida também pela gastronomia, com uma infinidade de restaurantes.
Bem perto dali dá para conhecer o Museo del Oro, onde você pode apreciar uma coleção de objetos em ouro produzidos pelas civilizações pré-colombianas.
A Catedral de Sal, é outro lugar que vale a pena visitar, fica a cerca de 50 km de Bogotá e foi construída dentro de uma mina de sal desativada.

Em breve publicaremos textos mais detalhados sobre Cartagena, San Andrés e Bogotá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *