Tamandaré
Tamandaré
P1040334_e
P1040319_e
P1040357_e

Continuando nossa viagem, seguimos pela estrada PE-60 em direção ao Município de Tamandaré, não entramos para visitar as praias da Enseadinha, Cacimbas e Toquinho, nem tampouco as cidades de Sirinhaém e Rio Formoso. Chegamos a Tamandaré e após a hospedagem almoçamos no Tapera do Sabor, onde fechamos o passeio para o dia seguinte até a Praia dos Carneiros. No final da tarde após um descanso na pousada passeamos pela praia de Tamandaré, uma praia formada por duas baías e com ondas fracas, muito badalada durante o verão, quando costuma receber um bom número de turistas, mas que nesta época do ano se torna um dos refúgios mais aprazível e uma das melhores opções para os que procuram um lugar calmo para relaxar, pois a cidade fica praticamente deserta, sendo freqüentada apenas por alguns moradores da região, principalmente pescadores, e poucos turistas.

No outro dia bem cedo, antes do café caminhamos até a praia das Campas onde está construída a Igreja do padroeiro da cidade, São Pedro. Esta praia é delimitada ao norte pela Igreja de São José e ao sul pelo Hotel Marinas. O acesso é fácil, e nela se localiza a maior parte das belas casas de veraneio do município. A extensão da praia é de 4,7 Km de águas calmas, excelentes para o banho, em função da presença dos recifes de corais. Sua faixa de areia na maré baixa é de aproximadamente 60 metros. Destaca-se ainda sua conservação e limpeza e sua estrutura de ancoragem natural para pequenas embarcações, sendo oferecidos vários passeios náuticos, mergulhos contemplativos e pesca em alto mar.

Depois do café, as 09:00h um van pegou todo grupo na pousada e nos levou até um pequeno cais no falado Rio Ariquindá localizado na cidade de Tamandaré para um gostoso passeio a paradisíaca praia dos carneiros a cerca de 5 Km. O rio Ariquindá é um afluente do Rio Formoso, tido como um dos últimos rios não poluídos de Pernambuco, possui 7km de extensão.

Todo grupo, juntamente com dezenas de outros turistas ao som de música ao vivo, seguiu por quase uma hora num catamarã que com velocidade agradável ia deslizando sobre as águas calmas do rio. Pudemos desfrutar de belas paisagens da fauna e da flora nas margens do rio, onde existe uma curiosa e notável transição entre áreas de mangues, restinga e Mata Atlântica, em alguns trechos observamos pequenas praias fluviais acessíveis somente através de pequenos barcos.

O rio Ariquindá despeja todo seu volume de água no Rio Formoso, que por sua vez deságua toda sua água escura nas águas cristalinas do oceano. Neste ponto observamos na margem esquerda a beleza da Praia de Guadalupe, um dos centros turísticos do litoral pernambucano e na margem direita a praia dos Carneiros. Paramos na praia de Guadalupe para o banho de lama medicinal, dizem que rejuvenesce tudo, teve gente passando lama até em locais mais íntimos, acredite se quiser, hehehehehehe.

Dali o catamarã parou próximo a um banco de areia ainda na praia de Guadalupe, formado pela maré baixa onde caminhamos sobre sua areia e tomamos aquele banho refrescante nas inúmeras piscinas ali formadas, realmente sensacional.

No catamarã seguimos para as belas piscinas naturais da Praia do Carneiro para banho e observação de peixes e logo depois nos deixaram nas proximidades do restaurante ligado ao passeio. Nosso grupo não retornou com o restante no catamarã, pois preferimos retornar de van, combinado antes, para podermos curtir por mais tempo uma das praias mais bonitas, praia de cinema, de propaganda, do litoral pernambucano, talvez do Brasil, é daquelas com direito a coqueiros na areia tombado sobre o mar, que possui um trecho de mar aberto com areia branquinha e um bonito coqueiral e outro com arrecifes de frágeis formações onde há uma rica vida marinha: ouriços, peixinhos, caranguejos e crustáceos de formas e cores variadas. Ainda deu tempo para visitarmos uma simpática e centenária igrejinha branca na beira da água, que aliás foi a primeira construção de lá. A van nos pegou no horário estabelecido e assim praticamente terminou nosso dia nesse cenário fantástico e diferente como poucos no litoral brasileiro.

Novamente saímos antes do café para uma caminhada na areia, agora em direção a Praia da Boca da Barra, onde as águas do Oceano Atlântico se encontram com o rio Mamucabas, formando um espetáculo de rara beleza de manguezais e bancos de areia. O rio Mamucabas é um dos poucos no Estado que conseguem manter o nível de poluição igual a zero. A Boca da Barra é limitada ao norte pelo pier do CEPENE/IBAMA e ao sul pelo estuário do rio Ilhetas e Mamucabas. Sua extensão é de 2,5km em praia ondulada, passando da quebrada na direção da foz do rio. Nesta praia encontra-se a área de preservação da APA dos Corais.

Texto: Valdir Neves

Fotos

Dicas

Onde Ficar

  • Pousada Solar da Praia
    Boa localização, pertinho do centro e da praia de Tamandaré.

Onde Comer

  • Tapera do Sabor – Praia de Tamandaré
    Pratos a base de frutos do mar.
    (81) 9791 8833, 3676 1509 e (81) 8741- 0144

O que fazer

  • Passeio a Praia dos Carneiros
    Guia: Adíel Correia – R$ 30,00
    (81) 9791 8833, 3676 1509 e (81) 8741- 0144
    Vale a pena, a praia dos Carneiro é belíssima.
    Duração aproximadamente de 3 horas.