Da esquerda para direita, Érico, Leonardo, Jefferson, Herbert e Armando

Foram 30 dias de uma aventura inesquecível, atravessamos quatro estados brasileiros, mais a Argentina, o Chile, o Peru e a Bolívia. Cruzamos a America do Sul do Atlântico ao Pacífico e a Cordilheira dos Andes por duas vezes. Passamos perrengues sim, pegamos chuva , sol, calor, frio, nevasca e poeira, mais vencemos. Sem isso não teríamos história para contar, em contrapartida conhecemos pessoas e culturas diferentes, cortamos cidades e vilarejos, desertos e montanhas e tudo isso tendo paisagens espetaculares como pano de fundo, que com certeza ficaram para sempre em nossa memória.

Planejamento

Como toda viagem, principalmente desse tipo, onde situações inesperadas podem acontecer, o planejamento é essencial, e algumas coisas não podem ficar de fora.

  • Definir um roteiro
    Definir um roteiro, facilita a previsão dos gastos e tempo de viagem, não se preocupe, isso não irá estragar a sua viagem, o roteiro não precisa ser rígido, podendo ser alterado sempre que necessário.
  • Pontos de paradas e abastecimento
    Saber que rodovias iremos rodar, tipo de piso, distancia entre postos de abastecimento, cidades que vamos passar e o que tem para fazer nelas, afinal não é só andar de moto, fazer paradas para descansar e fazer turismo é essencial. Ter uma relação de hotéis nos lugares de possíveis paradas para não ficar rodando a esmo, verificar existência de feriados nesses lugares são exemplos de um bom planejamento.
  • Calcular previsão de custos
    Nada é pior do que ver sua viagem se tornar um tormento por não ter feito uma previsão correta dos gastos. Se o dinheiro disponível não suficiente para sua viagem, altere o roteiro, não adianta rodar muita distancia com pouco dinheiro.
  • Documentação necessária
    Importantíssimo saber que documentos, seguros e autorizações será necessário em cada país para você e para sua motocicleta.
  • Otimizar a bagagem
    Você vai viajar de moto, é importante levar somente o necessário. Uma moto pesada e cheia de penduricalhos além de perigoso, causa muito arrastro fazendo aumentar o consumo de combustível e o desgaste da moto.

Nosso Roteiro

Dessa vez viajamos em cinco Bigtrail, duas Triumph, Duas Suzuki Vstrom e uma BMW e sem carro de apoio, portanto, tudo que precisávamos estavam nas motos.
Nossa expedição saiu do Rio de Janeiro para percorrer cerca de 10.000 km em 28 dias, passando pelos estados Brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul mais a Argentina, Chile, Peru e Bolivia. Tendo destino final a Cidade de Cusco no Peru de onde seguimos de trem para Machu Picchu.

Roteiro da expedição. Ida em azul, volta em vermelho.

Documentos pessoais necessários

Identidade ou Passaporte

Indispensável, se for com a identidade, tem que ser civil, estar em bom estado e ter no máximo 10 anos.

PID – Permissão internacional para dirigir

Na última viagem que fiz de moto ao Chile esse documento nos foi pedido logo na imigração. Nesta não foi, mas é facílimo tira-lo e aconselho, pois evita uma série de problemas nas barreiras policiais.
É muito fácil, no Detran RJ, basta pagar uma taxa, agendar, no dia marcado levar sua carteira de habilitação e dois dias depois já pode pegar o documento, que tem a mesma validade da sua habilitação.

Carteira Nacional de habilitação

Mesmo tendo o PID, a carteira Nacional de habilitação é exigida, deve estar dentro do prazo de vencimento e em bom estado de conservação.

Documentos necessários para sua Moto

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos em seu nome é indispensável.
IMPORTANTE: Caso a moto não esteja no seu nome será necessário uma autorização para dirigir veículos de terceiros com reconhecimento de firma internacional. Veja nesse link como fazer.

Seguro Carta Verde

É um seguro que cobre a Responsabilidade Civil do Proprietário ou Condutor de Veículos de passeio, particular ou de aluguel, não matriculados nos países de ingresso em viagem internacional, por danos causados a terceiros. A apresentação do seguro Carta Verde é OBRIGATÓRIA nas fronteiras dos países do Mercosul. Esse seguro pode ser adquirido aqui no Brasil, o preço varia de acordo com o tempo de permanência no país. Fizemos o nosso pela Porto Seguro.

Seguro Soapex

É a versão Chilena do Carta verde, também é obrigatório e foi exigido na fronteira, esse seguros protege de riscos de morte e lesões corporais o condutor de um veículo automotor e seus passageiros, bem como a todo terceiro afetado por um acidente ocorrido no Chile. O SOAPEX tem que ser feito por uma seguradora Chilena, mais pode ser adquirido pela internet. O preço também varia de acordo com o tempo de permanência no país. Contratamos o nosso nesse link https://www.soapex.com/pt-br/ .

Seguro Soat

É o seguro obrigatório para circular com sua moto em território peruano e similar aos outros acima. Até a data da nossa viagem não existia a opção de fazê-lo pela internet. Fizemos o seguro logo após cruzar a fronteira em Arica. O seguro não nos foi exigido no trâmites de entrada no Peru, mas ouvimos relatos de outros motociclistas que usaram outras fronteiras, principalmente as de menor movimento, em que os motociclistas tiveram que ir de táxi até a cidade mais próxima para fazer o seguro para poder dar entrada no pais.

Na Bolívia não é necessário seguro.

Entretanto o processo de autorização para a moto é diferente, você precisa preencher um formulário na internet com os dados da moto e apresentá-lo na aduana.
Esses dois videos do Guga Dias explicam direitinho o processo aduaneiro boliviano e o preenchimento do formulário

Sobre a viagem

Como são as estradas e os pedágios

As melhores estradas estão no Brasil e no Chile, na Argentina e no Peru boa parte do piso em que rodamos estavam bem desgastado ou desnivelado. Na Bolívia, de uma maneira geral, as estradas estão boas, somente o trecho entre Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, na descida da cordilheira, estava em obras, com muitos desvios e pistas ruins.
Pagamos pedágios somente no Brasil e no Chile, nos outros país não se cobra para motocicletas. Pagamos um total de 49 pedágios por moto na viagem, sendo o nosso país o campeão com 45 cobranças.

Roteiro Detalhado

Nosso roteiro privilegiou o turismo, rodar menos para aproveitar mais os lugares que passamos.

Expedição de moto

Quanto custou essa viagem

Total de dias de viagem: 30
Total de Km rodado: 10.350
Pedágios: R$ 212,00
Hospedagem: R$ 2.052,47 média de R$ 71,30 por noite.
Combustível: 415 litros – R$ 2.072,30 – Média R$ 5,00 p/l
Passeios diversos: R$ 1.712,00
Alimentação: R$ 1.260,00

TOTAL: R$ 7.308,77

Veja o Diário de Bordo e as fotos dessa viagem clicando aqui.