Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

A magia das lagunas altiplânicas

Um dos passeios mais procurados no Deserto de Atacama

Lagunas altiplânicas
Laguna Chaxa

Um dos principais cartões-postais do Atacama, as lagunas Miscanti e Miñiques, estão localizadas no altiplano da região de Antofagasta, distante cerca de 110 km de San Pedro de Atacama e a 4.000 de altitude. A beleza do lugar é dada por essas duas belas lagoas cercadas por altos cumes com vista espetacular sobre o Salar de Atacama, é um circuito que os turistas não devem perder. Este setor é parte da Reserva Nacional Los Flamencos e é gerido pela comunidade indígena de Socaire em associação com a National Forest Corporation.

A caminho das Lagunas Altiplânicas

A fauna é formada principalmente pela Tagua cornuda, ave que esta em risco de extinção e é vista nesse lugar principalmente no inverno. Outras espécies de aves como o flamingo chileno, patos, e a gaivota andina também frequentam essa região. Entre os mamíferos podemos encontrar 18 espécies, sendo a mais comum a vicunha, o guanaco, a vizcacha e a raposa. Os répteis são representados com 6 espécies e os batraquios com apenas um. A flora do setor consiste principalmente em pastagens secas, chamadas pajonales.


As Lagunas Altiplânicas podem ser visitadas em um passeio único ou conjugado com um maior que inclui a Laguna Chaxa, o Salar de Atacama, e as cidades de Socaire e Toconao, ou também realizando juntamente com Piedras Rojas.

Este é um dos passeios mais longos e populares entre os turistas, todas as agências de turismo da cidade oferecem esse pacote. Saindo de San Pedro, a primeira parada é a Laguna Chaxa, localizada a 62 km de San Pedro. A lagoa é um verdadeiro santuário natural da faúna atacamenha. Nela é possível observar diversos flamingos e outras aves andinas. A Chaxa está na parte oriental do Salar do Atacama, o terceiro maior do mundo, atrás apenas de Uyuni, na Bolívia e Salt Lake City, nos EUA.

Atacama
Laguna Chaxa

A segunda parada é Socaire, um povoado atacameño que está a quase 3.000 metros de altitude, muitas agências deixam para realizar o almoço na volta do passeio alí. É um pequeno povoado onde são cultivados frutas e verduras, conta com menos de 500 habitantes e com uma igrejinha bem charmosa feita de barro tombada pelo patrimônio histórico nacional.

A 18 km de Socaire, já acima dos 4.000 metros de altitude encontra-se o auge do passeio, as Lagunas Altiplânicas, ambas dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. Estão, localizadas aos pés da montanha Miscanti e do vulcão Miñiques quase sempre com seus cumes cobertos de neve e cujas margens salpicadas por uma vegetação rasteira e de cor dourada e com muitas vicunhas, que emolduram as lagunas, principalmente a Miscanti, com suas águas azuis profundas e com forma de um coração. É com certeza um cenário de outro planeta.

Atacama
Lagunas Altiplanicas

Elas são formadas pelas águas provenientes do degelo dessas montanhas, que antes escorriam livremente até o Salar do Atacama, mais que tiveram seu curso interrompido provavelmente por um fluxo de lava da erupção do Vulcão Meñiques, ocorrido há milhões de anos atrás. Formando assim essas duas lagunas.

Já o caminho para Piedras Rojas, localizada a cerca de 150km de San Pedro de Atacama, próximo à fronteira com a Argentina (Paso Sico), a primeira parada pode ser no Trópico de Capricórnio, onde existe uma marcação no exato ponto onde o trópico cruza com a Trilha dos Incas, a antiga trilha que segue até a Bolívia, e de onde se tem uma bela vista do vulcão Lascar, o mais ativo da região.

Próxima parada o Salar de Aguas Calientes, um cenário simplesmente surreal onde podemos avistar as primeiras vicunhas e com muita sorte as vizcachas(coelhos do deserto), e perceber que realmente estamos em uma natureza selvagem. Continuando o espetáculo, seguir para Piedras Rojas, mais um lugar incrivelmente lindo. Esta belíssima formação geológica é conhecida devido a coloração vermelha de suas pedras, que contrastando com o céu azul e ao fundo com uma laguna de água verde e montanhas com o cume nevado transforma o cenário em uma paisagem indescritível. Muitas agências servem o café da manhã neste lugar, finalizando o passeio nas Lagunas Altiplânicas. No caminho de volta ocorre também uma parada no povoado de Toconao.

Igrejinha de Toconao

Esse passeio é um dos atrativos mais lindos do Atacama, que não pode ficar de fora de sua lista de passeios. Porém não deve ser feito antes de uma boa aclimatação. O ideal é que seja programado para os últimos dias. Venta muito, é frio, mas vale cada minuto.

Mais algumas informações sobre esse passeio

  • Esse passeio dura um dia inteiro e vale cada minuto. Os passeios saem geralmente as 07h00, porém pode variar conforme a época do ano, então é legal confirmar com a agência. Hora de retorno: perto das 16h00.
  • Temperatura: o passeio é entre 7h e 16h, o que significa que na hora que você sai de San Pedro pode estar bem frio e, aos poucos, a temperatura vai aumentar.
  • O que levar: Água, boné, óculos de sol, protetor solar, protetor labial, touca, luva, cachecol e o que mais você achar necessário para se proteger de frio e vento.
  • Valor do Passeio: Esse passeio geralmente inclui café da manhã e almoço, então vale muito pesquisar preços nos sites das agências de San Pedro de Atacama.
  • A entrada para as Piedras Rojas é gratuita. Para visitar as lagoas Meñique e Miscanti, deve-se pagar uma entrada de 3 mil pesos chilenos por pessoa.
  • Banheiros: Há banheiros em Meñique e Miscanti..
  • Se você não estiver bem aclimatado, pode sofrer um pouco com o mal da altitude (a altitude por lá passa dos 4 mil metros).
  • Procure sair de San Pedro o mais cedo possível, para chegar lá enquanto ainda está vazio.
  • Se for em tour, certifique-se de que a agência inclui Piedras Rojas ou outro passeio combinado com as Lagunas Altiplânicas. A diferença de preço entre fazer apenas as lagunas e fazer combinando dois é pequena, portanto faça os dois.
  • Como Chegar: É possível chegar ao local através de uma excursão saindo de San Pedro de Atacama ou com um veículo próprio. Apesar de algumas partes da estrada serem de terra, não é necessário um 4×4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!