Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Praia do Saco e Mangue Seco no litoral sul de Sergipe

Mangue Seco
Mangue Seco

Elas são vizinhas e extremamente belas, estão separadas apenas pelo rio Real. A grande diferença é que uma fica em Sergipe e a outra na Bahia. Ambas fazem parte de uma combinação perfeita para quem visita o litoral sul de Sergipe e o litoral norte da Bahia, pois as duas possuem ruas de areia, dunas para passeios e praias desertas na baixa temporada e movimentadas na alta.

Praia do Saco

E considerada a mais bela praia de Sergipe e é uma ótima opção de lazer para quem quer conhecer o litoral sul do estado, pois está localizada na divisa com a Bahia, no município de Estância, a quase 70 Km da praia da Atalaia em Aracaju. Esta praia foi avaliada pela revista francesa Grands Voyageurs, como uma das 100 mais bonitas do mundo. Ela é um refúgio para quem quer se desligar do mundo, em busca de paz e tranquilidade, pois esta praia fica em uma bela enseada de cerca de 5 quilômetros de extensão, onde a natureza foi bem generosa, possui margem de areia fina e mar calmo com águas mornas e cristalinas.

Mangue Seco
Praia do Saco

Na parte central da praia ficam os quiosques a beira-mar, que servem petiscos e almoço, principalmente a base de frutos do mar, e é onde se concentra o maior número de turistas. Bem em frente à praia fica a Ilha da Sogra, um banco de areia temporário com 1 km de extensão, entre o rio e o mar. Porém, a parte mais bonita da Praia do Saco está em uma de suas extremidades, a Ponta do Saco, sendo possível conhecê-la somente através de um passeio de buggy.

praia-do-saco4

Para conhecer cada pedacinho desse recanto, o ideal é alugar um buggy, e foi o que fizemos. O início do passeio foi no Restaurante Piratas, onde deixamos nossos carros. Seguimos em direção as maravilhosas dunas recortadas por coqueiros e cajueiros, percorremos a impressionante imensidão de areia branca desenhada pelo vento, parando em alguns pontos para contemplar o belo cenário, inclusive com vista panorâmica de toda praia e do Rio Real.

Mangue Seco

praia-do-saco6

Depois das dunas realizamos um percurso pelo areia da praia e paramos para um delicioso banho em uma das piscinas naturais, que aparecem com a maré baixa. Das dunas até elas são apenas cinco minutos.
Depois seguimos para a Ponta do Saco, um banco de areia, que fica bem no final da praia. A beleza divide espaço com a rusticidade de um lugar ainda pouco explorado e com construções que foram demolidas pela força das marés. Ali é o ponto de encontro de alguns rios com o Oceano Atlântico, o que garante a marcante presença de manguezais.

praia-do-saco5

Praia do Saco
Praia do Saco

Deste local também podemos avistar perfeitamente Mangue Seco, a praia mais ao norte da Bahia. Posteriormente retornamos ao restaurante onde deixamos nossos carros, pois depois de tanto passeio, é hora de parar para comer. Ali mesmo almoçamos um delicioso prato a base de frutos do mar e curtimos o maravilhoso mar.
Para quem tem ainda disposição, vale a pena uma esticada de lancha, que pode ser alugada ali mesmo, até o banco de areia em frente, conhecido como Ilha da Sogra, que aparece e desaparece ao sabor das marés.

praia-do-saco2

E quem quiser esticar ainda mais o passeio, pode ir de lancha até o Mangue Seco, na Bahia, terra onde foi filmada a novela da rede globo, Tieta, baseada no romance de Jorge Amado. São apenas 15 minutinhos até lá. No fim da tarde retornamos a Aracaju.
Para os que tiverem tempo e disposição, há a opção de no retorno a Aracaju, dar uma passada na Praia de Abaís, também localizada no município de Estância, a 10km da praia do Saco. No local, há opções de bares, restaurantes e pousadas, porém ao contrário de sua praia vizinha, as águas são mais agitadas, o que a torna cobiçada por surfistas e praticantes de kitesurfe. Entretanto a principal atração desta praia é a Lagoa Grande, também conhecida como Lagoa dos Tambaquis, Lagoa Azul (numa alusão ao filme) e Lagoa Cristal. Ela tem nove quilômetros de extensão e é a maior de Sergipe. Nesta lagoa o turista pode nadar em meio aos tambaquis, que chegam a pesar mais de 10 kg, como também podem alimentá-los, dando-lhes na boca a ração adquirida no local. Além desses peixes, há aproximadamente outras dez espécies na lagoa.

Mangue seco

Última praia no extremo norte do litoral baiano, fica na divisa com o estado de Sergipe, ficou famosa por receber as gravações da novela Tieta do Agreste em 1989, romance de Jorge Amado. O acesso mais fácil, tanto para quem vem de Salvador ou da capital sergipana, é pelo povoado de Pontal, que pertence ao município de Indiaroba-SE. Desse povoado partem embarcações que realizam a travessia pelo Rio Real até Mangue. Em aproximadamente vinte minutos de uma travessia tranquila nas águas calmas do Rio Real você vai chegar no cais de Mangue Seco. O Rio Real divide a Bahia de Sergipe e juntos ao Rio Piauitinga e Piauí formam uma das maiores áreas de manguezal preservado do nosso país, a Baia de Estância, que conta com uma riquíssima variedade de peixes e mariscos oferecendo aos nativos, grande parte de seus sustentos.

Mangue Seco
Embarque no Cais do Povoado de Pontal
Mangue Seco
Travessia do Rio Real
Travessia do Rio Real em direção a Mangue Seco
Travessia do Rio Real em direção a Mangue Seco
Mangue Seco
Cais de Mangue Seco

Uma vez em Mangue, o passeio de buggy é indispensável. São oferecidos ao visitante três tipos de passeios que são controlados pela cooperativa local: o curto (com duas paradas); o médio (quatro paradas); e o longo com cinco paradas e mais 7km de praia até um povoado ao sul de Mangue Seco chamado Coqueiros.

Mangue Seco
Dunas de Mangue Seco com o rio Real ao Fundo
Mangue Seco
Passeio de buggy pelas dunas

Optamos pelo passeio de buggy que a maioria dos turistas preferem, o chamado “passeio médio”. Este nos levou a 4 paradas nas dunas onde foi realizado todo cenário da novela e do filme Tieta. Primeiramente paramos no local onde é realizado o ski bunda, ponto com vista para a fazenda de Tieta onde na novela, ela pastoreava suas cabras e também para o encontro dos rios com o mar. Depois seguimos para a segunda parada, onde obtivemos uma bela visão para os dois rios que ficam bem acima da Vila do Mangue Seco, o Rio Real e o Piauí. A terceira parada foi no morro do caju, local onde as dunas são cercadas por grandes cajueiros e que possui a duna mais alta de Mangue Seco. Deste ponto temos uma visão privilegiada de toda a ilha da Tieta, onde ela viveu uma linda história de amor com o seu sobrinho. Finalizamos o passeio pelas dunas parando no par de coqueiros conhecidos como Romeu e Julieta. que dizem ser o da abertura da novela.

Mangue Seco
Dunas de Mangue Seco

Encerrando o percurso das dunas, seguimos para a Praia de Mangue Seco, parando no Restaurante Frutos do mar, onde nos banhamos nas águas mornas e cristalinas do mar, almoçamos e descansamos em redes armadas sob palhoças. Para quem gosta de caminhar na areia, Mangue Seco é uma ótima opção, pois possui aproximadamente 30 km de pura beleza natural. Depois disso tudo foi só aguardar o retorno do bugueiro, cujo horário já estava marcado, quando da contratação do passeio, para nos levar de volta ao cais, onde nosso barqueiro já nos esperava para o retorno ao Pontal.

Mangue Seco
Praia de Mangue Seco
Mangue Seco
Praia de Mangue Seco
Mangue Seco
Mangue Seco

Existe outra opção para conhecer as Praias do Saco e de Mangue Seco, passando também pela Ilha da Sogra. Basta comparecer as às 10h no Atracadouro Porto do Cavalo, local já conhecido pelos receptivos. Deste atracadouro parte a Escuna Gazella, que permite a todos turistas presentes, vislumbrar uma natureza bem preservada durante todo percurso, que une rios, mar e o verde sergipano e baiano. Várias operadoras de turismo vendem o pacote desse passeio com a Escuna Gazella e com van saindo de Aracaju.

Considerações finais

A Praia do Saco, já foi eleita pela revista francesa Grand Voyagerus como uma das 100 mais belas do mundo, mas atualmente a própria mãe natureza que embeleza tanto o lugar está causando grande destruição em lindas casas de veraneios, através das marés e do vento, construídas indevidamente à beira mar, deixando no ar um aspecto de melancolia em alguns trechos da praia. Talvez esse abandono seja causado por parte das autoridades competente que não agiram com prevenção.
Entretanto essa situação não desfavorece em nada essa curta viagem ao litoral sul do Estado, pois no percurso em uma estrada em boas condições de tráfego encontramos belas paisagens, como a passagem pela linda ponte Joel Silveira sobre o rio Vaza-Barris (divisa de Aracaju com Itaporanga D’Ajuda), além de alguns trechos com vegetação de Mata Atlântica e muitos coqueiros. Na baixa temporada, período que estivemos por lá, achamos a praia bem tranqüila, porém na alta temporada, principalmente nos finais de semana, esse aspecto pode mudar.

Como o turismo em Mangue Seco acontece basicamente, em torno de duas atrações: os passeios de buggy nas dunas da região e o passeio pelo Rio Real, cujas águas salgadas do mar recebem embarcações que fazem paradas em atrações como a Ilha da Sogra. A criação das cooperativas de barcos e de bugres em Mangue Seco, foi uma ação muito positiva para o turismo naquela região. Antes, o que se via era uma competição desleal, pois as operadoras queriam ter seus próprios equipamentos (escunas e bugres) para operar de forma independente e assim obter um lucro mais vantajoso isoladamente. As cooperativas são encabeçadas por nativos e pra fazer uma travessia ou passeio de buggy “tem que entrar na fila”. Dessa forma o turismo ficou muito mais justo para todos.

Vale muito conhecer alguns rios que cortam a região de Mangue Seco, como o Rio Real que com águas levemente salgadas, sendo perfeitas para praticar mergulhos, e o Rio Fundo que é uma das regiões mais ricas para a pesca, sendo o único lugar além do Rio Amazonas onde podemos deparar com o peixe-boi, espécie ameaçada de extinção . Vale também um passeio de barco pelos rios para contemplar a riqueza do manguezal e de espécies marinhas.

outras Informações

Como chegar a Praia do Saco:

O município de Estância está a 70km da Orla de Atalaia, cerca de 1:15h e para chegar até lá de carro, basta seguir pela Rodovia José Sarney até o final (Mosqueiro) atravessar a ponte Joel Silveira e continuar na Rodovia Airton Sena (SE-100), passando por Coqueirinho, Caueira, Abaís e finalmente Praia do Saco.
Agências de turismo também fazem o trajeto de ida e volta. Os guias buscam o turista no hotel por volta das 7h40 e retornam por volta das 16h.

O que fazer na praia do Saco:

Ao chegar, o ideal é alugar um buggy e fazer um passeio pelas dunas e Ponta do Saco. Esses lugares são acessíveis apenas por buggy. Em outubro de 2016 pagamos o aluguel do buggy com motorista R$ 120 e o valor pode ser dividido por até 4 pessoas. O passeio dura cerca de duas horas.
Conversando com moradores do local, pode-se programar passeios em lanchas e escuna, para conhecer a Ilha da Sogra e Mangue, além de Jet-sky e quadriciclos.

Como chegar a Mangue Seco:

De salvador seguindo a Linha Verde (BA 099), são 2 horas até Pontal, um povoado que fica às margens do Rio Real, no Estado de Sergipe. Chegando a Pontal você vai precisar estacionar seu carro, tem um estacionamento privativo ali bem em frente ao píer.
A travessia até Mangue. As opções são: lanchas rápidas ou barcos locais. Indicamos os barcos locais. Os barcos são simples, mas todos cadastrados na cooperativa e vistoriados pela Capitania dos Portos. Realizamos nossa travessia com a embarcação Dona Dênia, do Sr. Vicente. Ao atravessar de Pontal para Mangue Seco, você retorna à Bahia

Onde Comer em Mangue:

  • Restaurante Frutos do Mar.

Outras dicas:

  • Toda a área de Mangue Seco tem sinal de celular.
  • Há algumas agências que realizam o passeio até Mangue Seco a partir de Aracaju. A Crystal Receptivo e a Nozes Tur.
Veja outros Posts sobre Sergipe:

Destino: Sergipe, roteiro básico de 7 dias

Aracaju, a queridinha do Nordeste

São Cristóvão e Laranjeiras, um passeio pela história de Sergipe

Cânion do Xingó, um passeio no sertão de Sergipe

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *