Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Morro de São Paulo

Com Ilha de Boipeba, Gamboa e Cairú

Morro_SaoPaulo

Depois de uma semana de muita ralação na nossa expedição a Chapada Diamantina, nada como um descanso que ninguém é de ferro. Escolhemos para isso Morro de São Paulo. Localizada na Costa do Dendê, Município de Cairú, distante 308km da capital Salvador, o lugar é composto por cenários inesquecíveis. Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e do mundo.

Viajar até este paraíso requer no mínimo de cinco dias para desfrutar e conhecer todas suas atrações. Morro de São Paulo resume-se a um pequenino vilarejo, que se orgulha por não possuir carros, mas você dispõe de uma estrutura completa de pousadas, restaurantes e lojinhas . Enfim, tudo o que você precisa para passar dias inesquecíveis. O local abriga uma natureza exuberante com praias paradisíacas cercadas de arrecifes e piscinas naturais de águas límpidas e mornas em diversos tons de azul, areias brancas e vastos coqueirais, destaca-se ainda pelas belíssimas praias assim chamadas: A Primeira, pertinho da vila, é mais frequentada pelos moradores. A Segunda é pura badalação, de dia gente jogando capoeira, frescobol e futebol e à noite, o agito das festas com musica ao vivo para todas as idades rolando até altas horas. Da Terceira Praia saem passeios de barco para as ilhas e Gamboa, na Quarta Praia, as piscinas naturais atraem turistas que estão em busca de sossego e tranquilidade. Ainda há as praias do Porto de Cima, da Ponta da Pedra e a Prainha do Forte. São praias para todos os gostos e sonhos. Este lugar, chamado por muitas pessoas de paraíso, oferece aos visitantes a chance de usufruir de todas as belezas naturais do local. Desde pequenas caminhadas pela beira das praias, passeios pelo arquipélago conhecendo os outros povoados como Gamboa, Boipeba, e Garapuá; visitas aos monumentos como, Fortaleza de Tapirandu, construída por escravos no ano de 1624, e que hoje é ponto de encontro para apreciar o pôr-do-sol. Mas se você não tiver vontade de fazer nada, basta deitar numa espreguiçadeira junto da praia, e relaxar.

1º Dia: A Viagem para Morro de São Paulo

O Catamarã que faz a rota Salvador - Morro de São Paulo
O Catamarã que faz a rota Salvador – Morro de São Paulo

O lugar é realmente deslumbrante, com praias paradisíacas e limpas, mas o problema é chegar a esse paraíso. Em Salvador, pegamos pela manhã um catamarã, pagamos relativamente caro para uma viagem de no mínimo 2 horas. Há opções de lanchas mais baratas, porém com a viagem mais prolongada ainda ou táxi-aéreo bem mais caro. No caís de Morro, é cobrado uma taxa de entrada na ilha, que dizem ser para aplicação em melhorias para a comunidade e turistas. Também vários carregadores nos aguardavam para o transporte de nossas bagagens até a pousada na 2ª praia, cobrando R$ 7,00 por cada uma e que com uma chorada consegue por menos. Já acomodados, tomamos um bom banho e saímos para almoçar. À tarde, ficamos curtindo a praia e fizemos uma caminhada até o forte para apreciar o belo pôr do sol que este lugar nos proporciona.

2º Dia: Morro de São Paulo

Terceira praia
Terceira praia

Após um excelente café da manhã, saímos para uma caminhada até a 4ª praia. É muito bom se hospedar numa pousada de frente para o mar, porque é simplesmente maravilhoso acordar, sair e dar de cara com aquela paisagem fantástica bem cedinho. No caminho, já na quarta praia, com a maré baixa, curtimos ótimos banhos nas piscinas de águas cristalinas que se formam entre os arrecifes. Almoçamos no Restaurante Tinharé e voltamos à pousada para um descanso. À tarde ficamos na praia em frente, com aquela vista do morro com o farol no alto que é um verdadeiro cartão postal. À noite fomos as compras na rua Caminho da Praia. O que foi uma constante nos dias seguintes. Aos que procuram mais agito, uma boa opção é passear pelo endereço principal do vilarejo, a Rua Caminho da Praia. O atrativo é a feirinha de artesanato, além dos restaurantes e bares.

3º Dia: Conhecendo Gamboa.

Passeio à Gamboa
Passeio à Gamboa

Pela manhã caminhamos até a 3ª praia e pegamos um barco para passearmos até a Vila de Gamboa no outro extremo da Ilha. A Gamboa, como é mais conhecida, possui uma vila bem movimentada, com comércio e boa infraestrutura. Sua praia possui águas mansas e mornas apropriadas para banhos e vários esportes náuticos. No caminho é fácil notar a presença de várias falésias, esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo dos anos. Já próximo da Vila o barco fez uma parada para o famoso banho de argila que tem uma tonalidade rosa, e dizem ser medicinal para purificação da pele. Conclusão, toda turma que estava no barco caiu na lama. Uma das partes mais engraçadas de toda nossa viagem, realmente hilariante ver todo mundo atolado no meio daquela lama feito um porco, com lama da cabeça aos pés. Todas as pessoas que chegaram ali, proveniente de outras embarcações nos acompanharam também nesta lambança. Homens e mulheres andando de um lado para outro com o corpo totalmente coberto de argila, provocando muitos risos. Depois de um banho para a retirada da argila, seguimos para a Ponta do Curral, no Município de Valença, um lugar muito bonito, e que de onde tem-se uma bela visão de Morro. Voltamos para Gamboa, para saborearmos um excelente almoço a beira-mar, realmente espetacular. Voltamos no final da tarde para Morro. Desembarcamos no cais e fomos até o Farol para descer de tirolesa. As mulheres seguiram novamente para as compras, o que não foi nenhuma novidade. Infelizmente chegamos no farol após as 5 horas da tarde e não foi possível realizar a descida, mesmo assim valeu a pena, pois o visual lá de cima é imperdível. A descida fica para a próxima vez. À noite na 2a praia, jantamos um churrasco argentino no Bar Jamaicano, ouvindo música ao vivo e bebendo em plena areia à luz de velas. Várias velas acessas sobre as mesas, transformando a praia num cenário luminoso realmente incrível, sensacional.

4º Dia: Passeio à Boipeba e Cairú

Passeio a Ilha de Boipeba
Passeio a Ilha de Boipeba

Acordamos cedo, tomamos aquele café caprichado e fomos fazer o passeio até a Ilha de Boipeba, que dura o dia todo, simplesmente sensacional. Num dia totalmente ensolarado, céu totalmente azul como sempre, saímos de flexboat. Fomos margeando a ilha, curtindo aquela parte da natureza, praticamente selvagem, sem construção alguma, uma “floresta” só de coqueiros, extraordinário. A primeira parada foi para um banho nas piscinas naturais de Garapuá. Depois seguimos em direção as piscinas de Morerê, esta muito mais fantástica. Caímos na água, totalmente transparente, morna e calma, pois está localizada num banco de areia, entre os recifes de corais, somente a mãe-natureza podia nos brindar com esta maravilha. Por falar em brindar quem gosta de um boa cerveja gelada, pode degustá-la ali mesmo naquele paraíso, pois existe um bar flutuante com mesinhas e tudo mais. Ficamos curtindo aquele local paradisíaco um bom tempo, juntamente com outros grupos, de outras lanchas e barcos. Dali seguimos em direção a Ilha de Boipeba, para almoçarmos, antes o nosso guia e também piloto perguntou se queríamos passar para comer a lagosta do Guido e fazer uma caminhada por dentro da ilha até o local do almoço, onde a lancha nos esperaria. Ninguém se manifestou positivamente, pois dizem que não vale a pena esta caminhada, por não oferecer nenhum atrativo. Então seguimos em frente. Paramos na praia Boca da Barra, por sinal muito bonita, situada na foz do Rio do Inferno, para comer um bom peixe com aquela cerveja gelada num dos muitos restaurantes rústicos ali instalados. Após o almoço, deitamos nas inúmeras redes que ficam armadas no local, embaixo dos quiosques e tiramos aquela soneca, pois ninguém é de ferro. Depois do descanso, seguimos viagem, desta vez através do rio, totalmente sem poluição, com manguezal intacto, com sua fauna cheia de crustáceo, peixes e muitos pássaros. Não dá para entender como um rio tão bonito tem esse nome, se ali é o inferno onde estará o paraíso. O nosso guia disse que o nome deve-se ao encalhamento de lanchas e barcos em longos períodos de estiagem, quando as águas em certos trechos ficam muito rasas. Paramos num local para degustação de ostras frescas, e depois no cais da cidade de Cairú para um breve conhecimento. A Ilha de Cairú pertence ao arquipélago fluvial do Rio Una. De grande importância histórica, pois foi a segunda cidade mais antiga do Brasil. Surgiu no século XVI, durante o povoamento da Capitania de Ilhéus. Do alto do morro onde se encontra o Mosteiro de Santo Antônio, todo construído na arte barroca, e que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1941, têm-se uma bela vista da região e dos casarões antigos com muita importância histórica. Voltamos para Morro já com o sol se pondo no horizonte, cansados, porém muito felizes pelo belo dia que passamos. O passeio para Boipeba é imperdível. Não deixe de fazer.

5º Dia: O último dia em Morro.

DSC01850

Após o ultimo e excelente café da manhã dessa estadia em Morro, fomos a praia para curtir os instantes finais neste maravilhoso paraíso. Voltamos a pousada, arrumamos as bagagens e fomos almoçar. Na volta um carregador levou nossas malas até o cais, embarcamos num barco que nos levou até a Ponta do Curral, onde um carro nos esperava para nos transportar até a Praia Grande na Ilha de Itaparica, passando antes por Nazaré das Farinhas. No cais da Praia Grande pegamos outro barco que nos deixou no cais de Salvador próximo ao Mercado Modelo. Essa viagem apesar de ser mais demorada que a ida para Morro, optamos por fazê-la, pois queríamos um roteiro diferente. Agora entendo porque Morro de São Paulo também é conhecida como Morro da Saudade. Após deixar aquele lugar paradisíaco na travessia para a Ponta do Curral ali perto, do outro lado da ilha, ao olhar para trás e ver a ilha ficando mais distante, bate aquela tristeza, aquele vazio, e aí você entende o porque de Morro da Saudade. Um dia a gente vai voltar.

Texto: Valdir Neves

Veja as Fotos

As dicas para quem quer ir a Morro de São Paulo

Hospedar-se na Primeira ou Segunda praia, pois são mais próximas da vila e do agito. Se prefirir tranquilidade fique na Terceira ou Quarta praia. Importante, não esqueça de levar os ítens abaixo:

  • Protetor solar
  • Boné ou chapéu
  • Óculos de sol
  • Havaianas
  • Um calção bem largo

Fazer o passeio a Ilha de Boipeba e almoçar em um dos muitos restaurante ali existentes. Gamboa também é um passeio bem interresante, as praias são bonitas, de águas claras e mornas. Não esqueça de pelo menos uma vez, entre 17:30h e 18:00h, ir até o Forte para ver o belíssimo por do sol.

Ir ou voltar de Morro, por terra, via Valença, demora muito mais do que os Catamarãs. O melhor mesmo e ir de avião que leva somente 20 minutos.

Links e endereços importantes

Brisa do Caitá Praia Hotel

Segunda Praia, s/n

Preço: Diária de casal de R$ 80 a 120 (Fora de temporada)

+55-75-3652-1497

<a href=”http://www.brisadocaitapraiahotel.com.br” rel=”nofollow’>www.brisadocaitapraiahotel.com.br

Restaurante Tinharé

Rua Caminho da praia, s/n

+55-75-3652-1161

Como Chegar

De carro

Se você for pela BR 324, entre na BR 101 antes de chegar em Feira de Santana e siga até Santo Antônio de Jesus. Nesse ponto, entre na BA-245 até Nazaré e siga pela BA-001 até Valença. Vindo do Sul pela BR 101, após Itabuna e Ubaitaba, siga pela BA-650 por 41Km até Camamu. Deste ponto, siga até Valença, passando por Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá, são mais 71Km. (Fonte: www.setur.ba.gov.br) Não há como chegar de carro em Morro de São Paulo, até porque eles não são permitidos na ilha. A saída é deixar o veículo em algum estacionamento de Valença, cidade mais próxima, e fazer o restante do percurso em alguma embarcação.

De ônibus

Existem empresas de ônibus que fazem o percurso Salvador a Valença.

Viação São Geraldo

0800 311 312

www.saogeraldo.com.br

Viação Águia Branca

0800 725 1211

www.aguiabranca.com.br

Rodoviária de Salvador

(71) 3460-8300

De barco

Do Terminal Marítimo, que fica em frente ao Mercado Modelo de Salvador, saem barcos diariamente.

Catamarã Biotur

Preço: R$ 70 por pessoa

De avião

No Aeroporto Internacional de Salvador é possível embarcar em uma aeronave de pequeno porte (de seis a oito lugares) e ir diretamente até Morro de São Paulo.

Addey Taxi Aéreo

Preço: R$ 198,00 por pessoa (Fora de temporada)

Saídas: 8h30 12h30 15h30

Obs.: Marcar com antecedência

Telefone: (75) 3652-1242

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Sheila, agradecemos os elogios e sempre que precisar estaremos a disposição para dar algumas dicas, lógico se conhecermos o assunto. Sheila, primeiro preciso saber que tipo de condução você vai viajar, carro ou ônibus e de onde você mora (qual cidade). Valdir

  2. oi pessoal!! Adorei as dicas, estou planejando ir para a chapada em setembro, onde pretendo passar 5-6 dias e apos seguir para morro de sao paulo para ficar de 5-6 dias também, mas nao tenho a menor ideia de como fazer este trajeto…poderiam me ajudar? sheila

  3. O melhor meio de ir para a ilha e de ônibus até uma cidade, se não me engano, chamada Bom Jardim (fica a 300 K + ou – de Salvador) e depois pegar um barco que vai beirando a margem até o Morro (12 a 15 minutos de barco). Toda o trajeto leva bem mais que 2 horas, mas é muito mais tranquilo se não quizer correr o risco de pegar uma tempestade no meio da Baia de Todos os Santos, principalmente quando se leva criança.

    Estou comentando pois passei um sufoco na travessia, alem de tempestade o barco que eu estava com mulher e filha de 7 anos e mais 18 pessoas, pifou um motor… Nunca pensei que passaria no meio do mar surfando ondas enormes dentro de um barco que por falta de força não conseguia ultrapassar as grandes marolas que a tempestade causou.

    Abs, Luiz Alberto

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!