Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Bate e volta ao Município de Governador Celso Ramos

Praias lindas ali bem pertinho de Floripa

Celso Ramos
Praia da Armação da Piedade

Mais uma vez utilizamos o carro alugado, desta vez para fazer um bate e volta até o município de Governador Celso Ramos, distante quase 50 km de Florianópolis. Este município ocupa uma belíssima península com recortes caprichosos, formando uma costa com dezenas de praias espremidas entre montanhas e costões rochosos. Suas águas claras, apresentam uma coloração em tons esverdeados, que conferem o posto de município integrante da chamada orla das esmeraldas. A região é o habitat natural de centenas de golfinhos que deixam os turistas extasiados quando são acompanhados por estes nos passeios de barcos. Apresenta também um dos melhores pontos de mergulho do país e tem na Ilha de Anhatomirim, um frequentado ponto turístico que completa o conjunto de fortes portugueses na Ilha de Santa Catarina, a Fortaleza de Santa Cruz.

Nosso objetivo era conhecer em apenas 1(um) dia algumas praias desta cidade que estão entre as melhores de todo estado, pois além de belas, há praias para todos os gostos, como calmas ou com ondas, desertas ou agitadas, algumas mais urbanizadas e com excelente infraestrutura, como a Praia de Palmas e outras quase intocadas ou com poucas construções que são acessadas somente por trilhas ou pelo mar, pois são praticamente desertas e desconhecida.

Para chegar em Governador Celso Ramos

  • De carro:
    O acesso é através da BR 101, entre Tijucas e Biguaçu. É possível entrar na cidade pelo trevo de Governador Celso Ramos e seguir pela SC 410 pavimentada (entrada mais norte), ou entrar direto pela SC 409 (mais ao sul e de chão). Em dia de chuva forte o melhor é tentar evitar a buraqueira desta última opção.
  • De avião:
    O aeroporto mais próximo para o pouso é o Hercílio Luz, em Florianópolis. Da capital, você pode pegar um ônibus convencional que em pouco mais de uma hora lhe deixa em diversos pontos de Governador Celso Ramos. Existem itinerários distintos realizados pela empresa Biguaçu que partem do antigo terminal de Florianópolis.

A partir de Florianópolis, pegar a BR-101 e em pouco mais de 50 minutos já estávamos no acesso sul, localizado no km 183, entrada na rodovia SC-410, principal entrada, que percorre todo o litoral do município, fazendo uma espécie de circuito pela península. Há outro acesso, também pela BR-101, o acesso norte, no km 180 da rodovia. Ambos são bem sinalizados com placas indicativas.

Praia de Ganchos do Meio

É onde fica o centro de Governador Celso Ramos, é lá que se encontra a prefeitura do município. Em frente à praça há um pequeno cais com dezenas de barcos de pescadores, uma cena típica local, já que a pesca é uma das principais atividades econômicas da região.

Celso Ramos
Praia de Gancho do Meio

Praia de Palmas

Continuando o passeio, não fomos a praia de Ganchos de Fora, um pequeno vilarejo com ruas estreitas, mar bem calmo e uma pequena faixa de areia, com cerca de 200 metros de extensão. É nesta praia que está localizado o famoso e luxuoso Ponta dos Ganchos Resort, que atrai turistas de todas as partes do mundo, hospedando inclusive celebridades como o ex-Beatle Paul McCartney e a cantora Beyoncé.
Nossa segunda parada foi na Praia de Palmas, a maior e mais urbanizada de Governador Celso Ramos.

Celso Ramos
Praia de Palmas

A praia com cerca de três quilômetros de extensão, possui mar aberto, agitado e por este motivo é muito frequentada por surfistas, apresentando também uma espetacular vista para a Ilha do Arvoredo É a praia mais estruturada do município, com um bairro bem planejado, avenidas largas com estacionamento.

Celso Ramos
Praia de Palmas

É fácil de encontrar serviços de bares e restaurantes e hotéis. Palmas tem se tornado uma praia cada vez mais procurada por banhistas no litoral catarinense e chega a ser uma boa alternativa para quem quer fugir dos congestionamentos de Florianópolis, principalmente na alta temporada. Nos últimos anos muitos prédios e casas foram e estão sendo construídos no local. Além disso, o lugar preserva lugares históricos, como os engenhos de cana-de-açúcar. Com cada vez mais visitantes, tem tudo para se tornar outro point badalado da Grande Florianópolis.

Baía dos Golfinhos

Próxima parada, Baía dos Golfinhos, localizada na enseada da antiga Ponta da Armação, é o famoso habitat de quase uma centena de animais da espécie tucuxi, só encontrada nesta região. É uma das mais procuradas praias, por causa de suas águas bem calmas, ótimas para famílias com crianças, além de que são oferecidos passeios de escunas, com personagens fantasiados de piratas e capitães ganchos para divertir os turistas durante o passeio para conhecer a fortaleza da Ilha de Anhatomirim e também para observação dos golfinhos que brindam com um belo espetáculo para os visitantes que passeiam por alí.

Celso Ramos
Baia dos Golfinhos
Celso Ramos
Baia dos Golfinhos
Celso Ramos
Bahia dos Golfinhos

A Ilha de Anhatomirim está localizada na entrada da Baía Norte, próximo ao continente e hoje integrada a Governador Celso Ramos. O acesso à ilha é possível através do serviço de escunas, com saída da Praia do Antenor, em Governador Celso Ramos, e de diversos pontos de Floripa, principalmente de pequenas pontes, conhecidas como trapiches, situadas em Canasvieiras, na Av. Beiramar e sob a Ponte Hercílio Luz. Juntamente com a ilha de Anhatomirim, a Baía dos Golfinhos é a atração mais procurada entre todos os turistas que visitam Governador Celso Ramos.

Praia da Armação da Piedade

Depois do almoço na Baia dos Golfinhos partimos para a Praia da Armação da Piedade, uma colônia de pescadores com águas bem calmas e faixa de areia pequena e estreita. A vila de pescadores foi um importante núcleo de captura e manufatura de produtos provenientes da pesca baleeira do estado. O local hoje disputado pelos turistas, foi ponto de partida de escravos e arpoadores que se arriscavam em precárias embarcações na incerta missão de capturar as baleias Francas. Atualmente os cetáceos procriam e amamentam seus filhotes em águas catarinenses protegidas por leis ambientais. São atrações e merecem também uma visita nesta praia a capela e as ruínas da armação baleeira.

Celso Ramos
Praia da Armação da Piedade
Celso Ramos
Praia da Armação da Piedade

A Capela de Nossa Senhora da Piedade (1745), tombada através de lei municipal e pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, juntamente com o cemitério e as ruínas de uma senzala, está localizada na beira da praia da Armação da Piedade, sendo uma atração à parte. Foi a primeira igreja edificada no Estado. Os traços coloniais portugueses transformam a igreja num ponto turístico imperdível aos amantes da história e da religião. A capela foi construída utilizando uma técnica comum, misturando conchas e cascalho ao óleo de baleia. Este último, a matéria prima mais rica e cobiçada da pesca, conferia impermeabilidade as paredes dos antigos casarões coloniais.

Celso Ramos
Capela de Nossa Senhora da Piedade

Praia de Cordas

Uns 500 metros da Armação, está à Praia de Cordas, última praia visitada por nós, oferecendo uma bela paisagem, com suas águas claras e sempre mexidas, às vezes com boas condições para a prática de surf. É acessada através de estrada de terra, localizada a 100m à esquerda antes de chegar a enseada da Armação. No local há poucas casas de veraneio.

Praia de Cordas
Praia de Cordas

Informações úteis

Dica para comer

Na Baia dos Golfinhos há dois restaurantes com preço fixo, atualmente R$ 35,00, com o sistema Buffet livre, são eles Restaurante Golfinho e Restaurante O Porto. Apesar da presença de muitas escunas que atracam no local, a demanda é satisfatória e com bom custo/benefício.

Outras dicas para que você passe momentos inesquecíveis em Governador Celso Ramos
  • O ideal é estar de carro, seja próprio ou alugado. Assim você pode desbravar quase todas as praias, que são relativamente próximas. Mas se isso não for possível, também existem alguns itinerários de ônibus que partem da capital com freqüência.
  • Se quiser conhecer algumas praias desertas, é preciso estar preparado para enfrentar acessos à praia exclusivos para pedestres, geralmente por meio de trilhas. Mas fique tranqüilo, pois a maior parte dos percursos é de fácil acesso, e sem grandes obstáculos. Para tanto, lembre-se de levar: um par de tênis, um bom protetor solar e muito repelente de mosquitos. E não se esqueça de que grande parte das praias é deserta, então leve na mochila algo para beber e comer, para curtir o visual sem pressa para voltar.

Veja outros Posts sobre Florianópolis:

Destino: Florianópolis, o que fazer na terra do Guga

O que fazer no Centro de Floripa

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Leste

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Sul

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Norte

Bate e volta ao Município de Bombinhas

Bate e volta ao Balneário Camboriú

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *