Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

O que fazer: Morro de São Paulo

Tudo que você precisa saber sobre esse paraíso do litoral baiano

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo era uma simpática vila de pescadores com praias e paisagens deslumbrantes situada em uma ilha a cerca de 250km de distância de Salvador. Hoje Morro de São Paulo transformou-se em um dos principais polos turísticos da Bahia. Belas praias, piscinas naturais, boa infraestrutura de hotéis e restaurantes e um povo alegre e hospitaleiro é o que te espera nesse paraíso.

P1070458
A surpresa

Voltamos a Morro de São Paulo depois de seis anos e vi que a ilha mudou um pouco, já tinha ouvido falar sobre o novo calçamento e pensei: “As ruas de areia são o charme do lugar! ” Como fica o trabalho dos famosos carregadores que levam as malas das pessoas até o hotel?
Mas não foi o que aconteceu, o calçamento é de bom gosto. Os carregadores continuam a fazer o seu trabalho, agora com menos esforço, já que não precisam empurrar o carrinho na areia. Se quiser puxar a sua própria mala de rodinhas, não terá dificuldades e as pessoas mais idosas e com alguma dificuldade de locomoção passaram a ter menos problemas para se locomover na ilha. Esse calçamento de pedra se estende até o início da segunda praia, a partir daí até a terceira praia foi construída uma passarela de madeira, que igualmente facilita o deslocamento. Em resumo: Morro mudou para melhor!

Morro de São Paulo
Novo calçadão de Morro

Como chego nesse paraíso?

A primeira coisa que precisamos saber quando planejamos a nossa viagem a Morro de São Paulo, é como chegar lá. Como Morro é uma ilha, saber as opções de transporte pode facilitar bastante. Nesse post exclusivo falamos das opções disponíveis: Como chegar em Morro de São Paulo

Como é Morro de São Paulo

Morro é o vilarejo mais famoso da ilha de Tinharé que conta ainda com os vilarejos de Garapuá, Gamboa e Galeão. A porta de entrada mais frequente é o Cais do Porto. Saindo do Píer você atravessa um pequeno portal sobe uma ladeira íngreme, mas bem curtinha. Pronto, você chegou!

A Igreja Nossa Senhora da Luz a direita dá as boas vindas. Do lado esquerdo o caminho que leva até o farol e a Tirolesa e em frente a Praça Aureliano Lima ou a Praça da feirinha, onde todas as noites rola uma feira de artesanato. Do lado esquerdo da praça um patrimônio de Morro a caipifruta do Seu Joe.
A Vila não tem carros e basicamente só tem uma rua movimentada, e é ai que rola o agito. Restaurantes para todos os gostos e $$, lojinhas vendendo artigos de praia e artesanato, operadoras de turismo e algumas pousadas fazem do local o Point de Morro de São Paulo. Descendo essa rua chega-se as praias, que não tem nome e sim números. Vamos a elas:

Primeira Praia

É a mais próxima da Vila, é pequena e sujeita a maré, é a única de morro que tem ondas que permite o surf. Tem muitas Pousadas e algumas barracas que pertencem a famílias de nativos que servem petiscos deliciosos. É dentro das suas águas que termina a tirolesa que começa no farol e dizem os nativos ser a maior do Brasil (Se for em praias, talvez seja mesmo). É bem frequentada durante o dia, mas a noite é deserta.

Segunda Praia

Essa é a mais agitada de Morro, de dia é o lugar ideal para tomar banho de sol ou mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa. Os vários restaurantes colocam barracas com guarda-sol cadeiras e espreguiçadeiras na área em busca dos clientes. A noite é lugar do agito, dos luaus na beira da praia, das danceterias, bares e restaurante, a maioria com música ao vivo.
Terceira Praia

É uma praia menos agitada e mais extensa em relação as duas primeiras, é de lá que saem a maioria dos passeios de barco que são oferecidos pelas operadoras locais. Separada da segunda praia pela Ilha da Saudade é um local ideal para prática de mergulho. Em frente a praia fica a ilha de Caitá onde existe um banco de corais com peixes coloridos de diversas espécies. Também tem pousadas e restaurantes e barracas.

Quarta Praia

Com cerca de 4km é a mais extensa e é cheia de coqueiros, é mais frequentada no seu início. Com inúmeras piscinas naturais é com águas rasas e quentes é ideal para mergulho livre. É um lugar perfeito para descansar. É nessa praia que se concentra os hotéis mais luxuosos e os Resorts.

Quinta Praia ou Praia do Encanto

O nome já diz tudo, pra mim é a mais bonita, com águas calmas e piscinas naturais mais profundas. É praticamente deserta possuindo alguns poucos hotéis é ótima para relaxar e curtir a natureza.

Onde devo me hospedar?

Morro de uma infinidade de Pousadas e hotéis para todos os gostos e é claro $$, mais a escolha vai depender do que o turista está procurando.

Se escolher Pousadas mais baratas, a primeira praia é a escolhida, geralmente não ficam de frente para o mar.

Se quer ficar próximo do agito, o seu lugar é a segunda, lá existem Pousadas para todos os gostos e $$. Eu particularmente adoro a segunda praia e as duas vezes que estive em Morro fiquei hospedado na Brisa do Caitá, que fica em frete a praia e os preços são acessíveis.

Se quer sossego escolha pousadas na terceira e a quarta praias. São locais mais tranquilos com menos agito e pessoas. Na quarta praia é onde ficam os hotéis mais luxuosos e os Resorts.

O que tem pra fazer?

Morro de São Paulo tem excelentes opções de lazer, é obvio que as praias são as grandes atrações, mas a vila reserva outros encanto que vale a pena conhecer:

Farol de Morro de São Paulo

É um dos mais belos Cartões Postais de Morro, de lá podemos ver a Vila e as suas praias de águas cristalinas, chegou a ser considerado o mais moderno do país na época da sua inauguração em 1855. Para se chegar ao farol basta seguir a trilha em frente a Igreja N. S. da Luz. A trilhas é quase toda formada por degraus e em cerca de 15 minuto você chega ao Farol. Se seguir para o lado direito você chegará a um mirante com uma vista maravilhosa das praias e da vila. É lá também o local de início da tirolesa. Se seguir para a esquerda, um outro mirante permite apreciar o belo pôr do sol.

Passeio de barco até Gamboa
Farol de Morro de São Paulo

Fortaleza de Tapirandú

Ou simplesmente Forte do Morro como chamam os nativos, foi palco no século XVII de inúmeras batalhas em defesa da Baía de Todos os Santos. Hoje faz parte do Patrimônio Histórico Nacional, mas está em ruínas aguardando restauração. Mesmo assim é o ponto de encontro de nativos e visitantes ver golfinhos e apreciar o pôr do sol. Para se chegar lá vá em direção ao cais, depois dobre a direita e siga por uma trilha curta beirando o mar.

Forte de Morro de São Paulo
Forte de Morro de São Paulo

Igreja Nossa Senhora da Luz

Suas escadarias servem de descanso para quem sobe a ladeira vindo do cais. A pequena igrejinha é de 1845 e no seu interior encontramos peças do século 17 e 18 como imagens sacras e altares em estilo barroco.

CSC_0589

Tirolesa

Com 340 metros de extensão e 70 metros de altura a tirolesa de Morro é considerada pelos nativos a maior do Brasil que cai no mar. Descer nela requer uma boa dose coragem, mas é garantia de emoção e muita adrenalina, além é claro de um visual alucinante. A saída é do mirante do farol e o preço foi de R$50,00 em setembro 2015.

Destacada_Morro

Ver o Pôr do Sol

O pôr do sol em Morro é uma atração a parte, ao final de cada dia dezenas de pessoas de reúnem em diversos locais para apreciar esse belíssimo espetáculo da natureza. Separamos três para vocês.

  • Fortaleza de Tapirandú
    Todas as tardes uma romaria de pessoas munidas de câmeras fotográficas partem em direção ao forte para apreciar mais um pôr do sol. É um local ideal para ver golfinhos e é claro apreciar o pôr do sol, é comum encontrar dezenas de pessoas fazendo o percurso de cerca de 300m que separam o início da trilha no cais ao Forte.
  • DSC_0570

  • Mirante do Farol
    O mirante do farol, claro, fica no farol, portanto é seguir a trilha e quando chegar no farol vire a esquerda. É importante lembrar que a trilha apesar de ser pequena, leva uns 20min, passa dentro da mata, então é provável que quando retornar esteja escuro, aconselho levar lanternas
  • Toca do Morcego – É o único pago, R$10,00 (preço de outubro de 2015) por pessoa pela entrada, lá você pode acompanhar o pôr do sol saboreando drinks variados em espaços com mesas, sofás, almofadas e redes, ouvindo musicas relaxantes, perfeita para o momento. O lugar é uma mistura de bar, restaurante e danceteria que abre de terça à domingo de 16:30hs até as 21:00hs. As terças, sextas e domingo reabre a partir das 23:00hs com shows e DJs variados. Fica no caminho que leva ao farol.

P1070484

Todos os três são ótimos locais e a visão é praticamente a mesma. Se a sua intenção é somente ver o pôr do sol você pode escolher uma das duas primeiras já que são de graça. Como normalmente as pessoas passam pelo menos três dias em Morro, sugiro ir um dia em cada lugar e ver com seus próprios olhos qual o mais bonito.

Passeio de Barco: Volta à Ilha

O passeios mais conhecidos e procurados em Morro de São Paulo. É um tour muito legal de barco que contorna a ilha de Tinharé passando pelas piscinas naturais de Guarapuá e Moreré, pelas Praias da Cueira e Boca da Barra, segue pelo Rio do Inferno até a cidade histórica de Cairu, retornando à tardinha ao cais de Morro de São Paulo a tempo de ver o pôr do sol. Para saber mais sobre esse passeio veja esse post: Volta à Ilha, um dos melhores passeios para fazer em Morro de São Paulo

DSC_0359 (2)

Passeio de barco a Gamboa

Depois da Volta a Ilha esse passeio é a atração mais procurada pelos turistas que visitam Morro de São Paulo. Também começa na terceira praia e navega no sentido anti-horário da Ilha. Para saber mais veja esse post: Passeio de barco até Gamboa

Centrinho de Gamboa
Centrinho de Gamboa

Passear a noite pelo calçadão
Passear a noite pelo novo “calçadão” é um programa bem legal, começa no final da primeira praia e vai até o Cais. Você vai encontrar diversos restaurantes, lojas de surfwear e de artesanato e ao final, já na praça onde fica a feirinha de artesanato, não deixe de experimentar a caipifruta do Joe preparada com frutas selecionadas e a experiência de quem está no ramo a mais de 28 anos.

DSC06252

Ir na feira de artesanato

Morro de São Paulo não seria a mesma sem a feirinha de artesanato que funciona todas as noites na Praça Aureliano Lima. São várias barracas que vendem bijuterias, roupas, artesanato para todos os gostos. Na baixa temporada a quantidade de barracas e pequena durante a semana, mas nos fins de semana o numero aumenta.

 
 

E ai, Gostou desse post? Foi útil pra você? Escreva pra gente contando suas dúvidas e sugestões.

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *