Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Pucón no Chile, porta de entrada para a aventura.

O charme de uma das mais belas cidades da região dos Lagos Chilenos

Pucón
Vulcão Villarrica

Pense em um lugar mágico, cercado por lindas montanhas, com ruas limpas e casas de madeira, bons hotéis, bons restaurantes, lindos bosques rodeando imensos lagos de coloração azul. Imagine agora um vulcão com uma forma perfeita de um cone, cujo cume está sempre nevado e sua cratera expele uma fumaça branca que se confunde com as nuvens. Imaginou? Então bem-vindo a Pucón.

Esse lugar mágico fica a cerca de 785km de Santiago e é uma região que permite praticar em um único lugar de uma grande variedade de esportes de aventura entre eles o rafting, o trekking e escaladas. Mas não é só os aventureiros que procuram Pucón, muitos turistas a procuram por causa das suas piscinas termais com águas vulcânicas que podem chegar até 50 graus.

Pucón
Centro de Pucón

Pucón é uma linda cidade com incontestável vocação turística que vem atraindo visitantes tanto do Chile como de toda parte do mundo. Está localizada na parte norte da região dos Lagos Andinos, as margens do gigantesco e bonito lago Villarica que durante o verão suas praias transformam-se em um lindo e colorido balneário. Mais a maior atração é o vulcão Villarrica que com seus 2.843 metros de altitude é um dos mais ativos do Chile, tendo entrado em erupção pela última vez em março de 2015. No verão, uma caminhada de aproximadamente 7 horas leva qualquer pessoa, com boa condição física até ao seu topo e no inverno, suas encostas viram uma concorrida estação de esqui com pistas para todos os níveis.

Pucón

Quantos dias devo reservar para conhecer Pucón?

Três dias é um tempo razoável para conhecer as belezas de Pucón. Muitos dos passeios são em meio período, o que permite fazer dois por dia, principalmente se está indo para a cidade no verão onde os dias são mais longos, só escurecendo por volta das 21:30h.

O que fazer em Pucón?

Pucón tem uma infinidade de coisas para fazer que vão desde cavalgadas a observação de pássaros, passando por rafting e a famosa subida à cratera do Vulcão Villarrica. Alguns desses passeios só são possíveis no inverno, como esquiar nas estação de ski do Vulcão Villarrica. Mas é no verão, com a temperatura é mais amena é que dá pra fazer os melhores passeios.

Tour por La Zona

Pucón

Esse passeio é bem legal porque ele percorre vários pontos de interesse em Pucón. Uma Van te pega no hotel e te leva para conhecer paisagem e os locais de característica única tais como o Lago Caburga com seus 53 Km quadrados de águas cristalinas que foram represadas por uma erupção vulcânica, com suas praias de areia escura. Os Ojos de Caburga, um conjunto de varias quedas d’água que chamam atenção pela beleza e de coloração azul turquesa. A Lagoa Azul, que como o nome diz tem essa coloração. Três Salto é mais um atrativo que fica dentro do Parque Nacional Huerquehue. São três cachoeiras formadas a partir de um Rio subterrâneo. Por último as Termas Los Pozones, que são conhecidas por suas piscinas naturais de pedras em estilo rústico e instalações básicas, com vestiários e banheiros. Aberto 24 horas. Tem piscinas de diferentes tamanhos e temperaturas, variando entre 30°C e 42°C, uma ótima opção para relaxar. O Tour por la zona dura umas 5 horas e custa cerca de $25.000 por pessoa.

Subir o Vulcão Villarrica

Vulcão Villarica
Subida ao cume do Vulcão Villarica

Como já mencionei Pucón é uma cidade que proporciona uma grande variedade de esportes de aventura, e o principal deles é a subida ao cume do Vulcão Villarica. Apesar de não estar extinto, passeios turísticos no vulcão são bastante comuns. No verão ou no inverno agências de turismo situadas em Pucón oferecem serviço de guia e aluguel de equipamento para a escalada ao vulcão. A subida, embora cansativa, não exige grande conhecimento técnico de alpinismo, uma vez que a escalada é, em sua maior parte, uma caminhada íngreme, porém é altamente desaconselhável realizá-la sem acompanhamento de pessoal qualificado e equipamento adequado. Portanto se você é adepto de esportes de aventura e está em uma condição física razoável, não deixe de fazer. é imperdível! Essa atividade dura o dia inteiro.

Veja nesse post o relato da nossa subida e as dicas de como contratar essa atração.
Escalada ao Vulcão Villarica

Rafting no Rio Trancura

Pucón
Rafting no gelado Rio Trancura

O Rio Trancura tem águas cristalinas e corre sobre um leito de pedras que ora tem dois metros de profundidade, ora 30 cm. Durante a descida, observa-se as margens cobertas por mata nativa, e em muitos trechos a visão dos Andes acompanha o caminho. No verão, recebe água do degelo das montanhas o que torna suas águas super geladas, em torno de 5°C, mas nada que uma roupa de borracha (Fornecida pelas agências) e muita adrenalina para espantar o gelo. Existem dois níveis de dificuldade, o mais difícil de níveis IV e V é feito na parte mais alta do rio, mas há também níveis mais fáceis, como II e III (na parte mais baixa do rio), que podem ser feitos até por crianças.Essa atividade dura o dia inteiro.

Veja nesse post o relato do nosso rafting e as dicas de como contratar essa atração.
Rafting no Rio Trancura

Relaxar nas praias de Pucón

Pucón

A água é gelada mesmo no verão, e a areia é preta, mas a Praia Grande no Lago Villarrica, bem pertinho do centro, ficam cheias de turistas. É ideal para relaxar e para pratica de diversos esportes aquáticos.

Aproveitar as Águas Termais

Pucón
Termas Los Pozones

Existem varias Termas em Pucón e nas proximidades as mais legais de se conhecer são a Termas Los Pozones, que mencionei no passeio Tour por la zona. A outra é a Termas Geométrica, esta um pouco mais longe, cerca de 80km de Pucón, mas igualmente bonita. Possui 17 piscinas sendo 13 delas com água a temperaturas que variam entre 35°C à 42°C. Para chegar, pode reservar um tour nas agencias em Pucón, ou alugar um carro. Os preços varia com o horário de chegada, é mais caro chegar entre 12:00h e 18:00h. Veja os preços e os horários no site clicando aqui. As Termas de Pucón podem (e devem) ser visitadas tanto no verão quanto no inverno.

Pucón
Termas Geométricas

Parque Nacional Huerquehue

DSC_0112

Fica a 35 km de Pucón, o acesso pode ser de ônibus ou de carro. O Parque é uma reserva natural formada por florestas de araucária e lagos de águas cristalinas, ideal para que gosta de caminhar e apreciar a natureza. O principal atrativo do Parque são as trilhas, a maior com 20,7 km pode ser percorrida em dois dias e a menor com menos de 1 km. Vários mirantes oferecem uma vista privilegiada de Pucón e do Vulcão Villarrica. Para saber detalhes do Parque com horários de funcionamento, preços e atrações clique aqui.

Centro de Sky Pucón (Aberto no Inverno)

Pucón
Centro de Sky de Pucón

Fica a 19km de Pucón, dentro do Parque Nacional Villarrica. Possui uma boa infraestrutura com nove teleféricos, vinte pistas para a prática de esqui e snowboard para todos os níveis. Também possui serviço de restaurantes e lojas de aluguel de equipamento. A temporada começa em meados de junho e vai até meados de outubro. O Centro de Sky Pucón, no vulcão Villarrica, é uma ótima opção para fugir dos preços mais caro de outras estações mais famosas como Vale Nevado. Para outras informações click aqui e veja o site oficial.

Onde se hospedar?

Pucón
Kernayel Hotel Cabanas é uma boa opção de hospedagem em Pucón

Pucón tem sido muito procurada pelos turistas, principalmente os brasileiros. Na temporada de verão os hotéis ficam lotados, é importante fazer reserva com antecedência. Um bom local para se hospedar é na rua principal, a Avenida Libertador Bernardo O’Higgins ou nas proximidades, principalmente se não estiver de carro. Nesta rua é onde ficam a maioria das lojas, restaurante e agências de turismo. Uma outra opção de hospedagem é na cidade de Villarrica, que fica a cerca de 25km de distancia, é mais tranquila e os preços são mais baratos. O hotel que fiquei foi esse ai da foto, achei bom, fiquei em uma das cabanas com 3 quartos, e muito bem equipada, mas fica um pouco longe do centro, é ideal pra quem esta de carro. Então, click aqui para escolher seu hotel em Pucón.

Onde comer?

Pucón
A Av Libertador Bernardo O`Higgins

Pucón possui uma ótima gastronomia, desde restaurantes que servem comidas simples até os mais especializados. A Av Libertador Bernardo OHiggins e a Calle Fresia que corta a OHiggins é onde se concentram a maioria dos restaurantes. Uma boa opção para refeições é o restaurante El Fogon A comida é boa e os preços razoáveis.

Quando ir?

A melhor época para conhecer Pucón é entre o final da primavera e inicio do outono, quando a temperatura está mais amena permitindo passeios pela cidade, atividades ao ar livre e na água. A temperatura média nessa época é em torno de 22 graus, chove pouco e a maioria dos passeios que são feitos ao ar livre são bem concorridos, inclusive a subida ao Vulcão Villarica. Já no inverno a temperatura média é de 12 graus, mas tem bastante incidência de chuva, é o período mais apropriado para quem quer esquiar ou praticar atividades na neve.

Como vou para Pucón?

De avião

Não existe voos regulares para Pucón, o aeroporto mais próximo fica na cidade de Temuco a cerca de 120 km. No aeroporto existem serviços de Vans compartilhada ou privada que te levam a Pucón em 1:30min. Nesse site, você pode fazer a sua reserva com antecedência, mas não encontrei dificuldade em conseguir comprar sem reservar nos guichês do aeroporto. O Voo dura cerca de 1:30min e pode ser feito por empresas aéreas domesticas do Chile, que normalmente são mais baratas. Uma delas que costumo utilizar é a Sky Airline.

Ônibus

Há vários horários de ônibus saindo de Santiago para Pucón e outras cidades da Região dos Lagos Andinos. O tempo de viagem é em média de 11:00h, as viagens noturnas costumam ser mais rápidas porque tem menos paradas e você ainda economiza uma diária de hotel. As empresas também disponibilizam vários terminais de embarque (Muitas delas tem sem próprio terminal) e você pode escolher o que melhor lhe convier. Existem duas grande empresas de transporte rodoviário no Chile, e ambas você pode adquirir seu bilhete pela internet, Para conferir os preços e os horários veja nos site das empresas, a Pullman e a Turbus.

Carro

São 785 km de estradas muito boas e bem sinalizadas. Pegue a Panamericana Sur (Rota 5) em direção a cidade de Temuco. A viagem leva em torno de 9:00h, os postos de combustíveis para reabastecimento são bem sinalizados e a rodovia tem sete pedágio, mas pela qualidade da estrada compensa o custo.

Essas dicas vão te ajudar na próxima viagem a Pucón? Escreva pra gente contando suas dúvidas ou dando as suas sugestões.

Veja outros posts sobre Pucón:

Rafting no Rio Trancura

Escalada ao Vulcão Villarica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *