Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Rota das Cachoeiras – Cambará do Sul

IMG_3836

No horário marcado, as 8:00h a Land Rover, da agência Rota dos Aparados nos pegou na pousada em Cambará do Sul e partimos em direção à Cachoeira dos Venâncios, nossa primeira parada. O acesso à cachoeira é realizado em 13 km depois do trevo no asfalto para Jaquirana por estrada de terra até a entrada de uma fazenda de propriedade particular de nome Cachoeiras, onde é cobrado um ingresso no valor de R$ 5,00 por pessoa. A Cachoeira dos Venâncios formada pelo Rio Camisas é um local de rara beleza, e está localizada na divisa de Cambará do Sul e de Jaquirana. É composta por um conjunto de quatro quedas de água, que se desdobram pela extensão do rio, sendo a primeira com 100 m de largura. Para ver as outras é preciso seguir a descida da água por uma pequena trilha ecológica dentro da mata que acompanha o leito do rio e ao percorrê-la, você conseguirá ver de perto toadas as quedas. O local também proporciona, principalmente no verão ótimos e relaxantes banhos, pois suas quedas de águas cristalinas propiciam verdadeiras hidromassagens naturais.

IMG_3854

Após conhecermos as quatro quedas da cachoeira, seguimos para o Passo do S. Esse trecho da estrada só dá para encarar em veículo com tração 4×4, pois no trajeto, é necessário atravessar rios e o do Passo do S, que cruzamos tanto na ida quanto na volta. O Rio Tainhas forma este lindo recanto, o “Passo do S”, localizado a 38km de Cambará do Sul, onde é possível se deslumbrar com uma belíssima paisagem por onde os tropeiros antigamente cruzavam o rio. Neste ponto, o rio deixa de ser profundo e corre sobre um lajeado de 80m de largura onde é possível atravessá-lo, com muita cautela e quando o rio está em seu nível normal, de uma ponta a outra, podendo ser a pé, de carro ou a cavalo, necessitando, porém, muita cautela, em época de grande vazão é impossível sua

DSC_0104

travessia. Mais a frente o lajeado transforma-se em uma cachoeira de 100m de altura, também de indescritível beleza. Como a natureza foi mais uma vez caprichosa nos Aparados da Serra, este lajeado curiosamente tem o formato de um perfeito S, originando daí o seu nome: Passo do “S”. Nosso guia comentou que o Passo do S é o “ponto alto” do passeio. Realmente, o local é fascinante. No entanto, a sequência de quedas da Cachoeira dos Venâncios também é de uma beleza impar. Na verdade, os dois lugares são realmente fascinantes. A favor do “Passo do S” a passagem de carro por dentro do rio e a belíssima cachoeira que impressiona muito, e que no momento de nossa visita por um capricho do destino, nos blindou com um pequeno arco-íris na base da queda de água. Uma compensação pela impossibilidade de banho. Dali retornamos para a Cambará do Sul, onde chegamos por volta das 14h. Não conhecemos o Passo da Ilha. E nem ao Lajeado da Margarida.

Veja também:

Cânio Itaimbezinho | Cambará do Sul

Cânio Fortaleza | Cambará do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!