São Luís foi o ponto de partida da nossa aventura pela Rota das emoções, aproveitamos para conhecer um pouco da bela capital do Maranhão. O tempo foi curto, somente um dia e meio, mas acho que aproveitamos bem.

Chegando em São Luís seguimos direto para o nosso hotel no Centro Histórico, uma pousada rústica, mas bastante acolhedora. Ficamos um pouco receosos, pois as ruas ao redor estavam praticamente desertas, entretanto isto foi esclarecido com o pessoal do hotel, que nos disse que a falta de movimento era pelo fato de ser domingo, o que foi realmente comprovado com a movimentação do dia seguinte. São Luís, a capital maranhense, está divida em duas partes distintas. De um lado, o Centro Histórico com suas igrejas, museus, vielas e casarões com fachadas forradas de azulejos portugueses. Do outro lado, atravessando o rio Anil, pela ponte José Sarney, rola a área nobre da cidade, situada ao longo da Avenida dos Holandeses e litorânea. Após um breve descanso, afinal não podíamos perder tempo, saímos caminhando pelo Centro Histórico e fomos parar no Terminal Rodoviário, onde nos indicaram um ônibus para conhecermos o litoral da Cidade, cujo ponto final era a Praia do Calhau, uma das mais frequentadas por aqui. Como na maioria das praias do nordeste, o vento forte, que vem do mar, provoca pequenas e repetidas ondulações no mar.

Ficamos na praia até anoitecer e resolvemos jantar ali mesmo e depois voltar ao hotel. Levantamos cedo no dia seguinte para aproveitar bem nossa estada na cidade. Resolvemos não conhecer Alcântara, pois perderíamos muito tempo e falaram que o mar estava batendo muito na travessia, então optamos por voltar a Praia do Calhau, desta vez para tomar banho. No caminho a primeira praia é a Ponta d’areia, a mais próxima do centro, que conta com muitos hotéis e restaurantes em sua orla, logo após, já no início da Avenida Litorânea vem a Praia de São Marcos, bastante frequentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda sua extensão e animação noturna. A praia do Calhau, na própria Avenida, é considerada a mais bonita da Cidade. Praia deserta, um contraste com o dia anterior(domingo). Por volta do meio dia voltamos ao hotel e saímos para almoçar, pois as 15:00h o Sr. Nelito, que é guia e conhece muito a história do Maranhão, passaria na porta do hotel para um tour a pé. Cabra bom esse tal de Nelito, na hora marcada estava ele lá. A seguir narramos algumas passagens relatadas por ele. O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão. Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima local. A principal preocupação das autoridades para preservação desse conjunto arquitetônico era o clima, quente e úmido da região, que acarretava pouca durabilidade das pinturas das fachadas. Entre as soluções, optou-se pelo o uso de azulejos na impermeabilização das mesmas. Os prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos, residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas). Entre as construções a serem destacadas, encontram-se o Convento das Mercês(Construído em 1654 e inaugurado pelo padre Antônio Vieira. Hoje abriga a Fundação José Sarney), as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, o Teatro Artur Azevedo(Segundo teatro mais antigo do Brasil), fundado em 1817, a Fonte do Ribeirão construída em 1796 para abastecer a cidade, com suas janelas gradeadas dão acesso as galerias subterrâneas, antigas redes de esgoto que passam pelo centro histórico e o Palácio dos Leões, erguido pelos franceses em homenagem ao rei Luis XIII em 1612, hoje sede do governo do estado. Após esta aula de história, já quase noite nos despedimos do nosso guia e voltamos ao hotel, pois iríamos sair as 04:00h da manhã no dia seguinte para Santo Amaro.

Texto: Valdir Neves

Fotos

Ponte Jose Sarney sobre o Rio Anil.
Hotel Colonial no Centro histórico de São Luiz.
Igreja do Carmo.
A arquitetura preservada dos casarões coloniais.
Casa do Maranhão.
Galeria de arte.
Rua Portugal com seu comercio de artesanato.
Convento das Mercês.
Centro de cultura popular.
Fonte do Ribeirão.
Palácio dos bispos e Catedral da Sé.
Rua do Giz.
Foto em frente a sede do governo do Maranhão.
Convento das Mercês.
Igreja de São Pantaleão.
As ruas do centro histórico de São Luiz.
Vista do centro histórico.
A orla da praia do Calhau.
O guia Nelito ao fim de sua aula sobre a historia do Maranhão.
Teatro Arthur Azevedo.
Palácio dos bispos e Catedral da Sé.
Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão.
Vista da Ponta da Areia.
As ruas do centro histórico de São Luiz.
O centro histórico de São Luiz.
A praia do Calhau.
O entardecer em São Luiz do Maranhão.