Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

São Luís do Maranhão

Maranhao

São Luís foi o ponto de partida da nossa aventura pela Rota das emoções, aproveitamos para conhecer um pouco da bela capital
do Maranhão. O tempo foi curto, somente um dia e meio, mas acho que aproveitamos bem.

Chegando em São Luís seguimos direto para o nosso hotel no Centro Histórico, uma pousada rústica, mas bastante acolhedora. Ficamos um pouco receosos, pois as ruas ao redor estavam praticamente desertas, entretanto isto foi esclarecido com o pessoal do hotel, que nos disse que a falta de movimento era pelo fato de ser domingo, o que foi realmente comprovado com a movimentação do dia seguinte.

São Luís, a capital maranhense, está divida em duas partes distintas. De um lado, o Centro Histórico com suas igrejas, museus, vielas e casarões com fachadas forradas de azulejos portugueses. Do outro lado, atravessando o rio Anil, pela ponte José Sarney, rola a área nobre da cidade, situada ao longo da Avenida dos Holandeses e litorânea. Após um breve descanso, afinal não podíamos perder tempo, saímos caminhando pelo Centro Histórico e fomos parar no Terminal Rodoviário, onde nos indicaram um ônibus para conhecermos o litoral da Cidade, cujo ponto final era a Praia do Calhau, uma das mais frequentadas por aqui. Como na maioria das praias do nordeste, o vento forte, que vem do mar, provoca pequenas e repetidas ondulações no mar. Ficamos na praia até anoitecer e resolvemos jantar ali mesmo e depois voltar ao hotel.

Levantamos cedo no dia seguinte para aproveitar bem nossa estada na cidade. Resolvemos não conhecer Alcântara, pois
perderíamos muito tempo e falaram que o mar estava batendo muito na travessia, então optamos por voltar a Praia do Calhau, desta vez para tomar banho. No caminho a primeira praia é a Ponta d’areia, a mais próxima do centro, que conta com muitos hotéis e restaurantes em sua orla, logo após, já no início da Avenida Litorânea vem a Praia de São Marcos, bastante frequentada por jovens e amantes do surf. Possui bares em toda sua extensão e animação noturna. A praia do Calhau, na própria Avenida, é considerada a mais bonita da Cidade. Praia deserta, um contraste com o dia anterior(domingo). Por volta do meio dia voltamos ao hotel e saímos para almoçar, pois as 15:00h o Sr. Nelito, que é guia e conhece muito a história do Maranhão, passaria na porta do hotel para um tour a pé. Cabra bom esse tal de Nelito, na hora marcada estava ele lá. A seguir narramos algumas passagens relatadas por ele.

O Centro Histórico de São Luís compreende uma área de 220 hectares de extensão. Cerca de 2500 imóveis estão tombados pelo patrimônio histórico estadual, e 1000 pelo IPHAN. Parte desse sítio foi declarado Patrimônio Mundial em 1997, por seu conjunto arquitetônico colonial português adaptado ao clima local. A principal preocupação das autoridades para preservação desse conjunto
arquitetônico era o clima, quente e úmido da região, que acarretava pouca durabilidade das pinturas das fachadas. Entre as soluções, optou-se pelo o uso de azulejos na impermeabilização das mesmas. Os prédios arquitetônicos constituem sobrados, casas térreas e solares. Os sobrados possuem até quatro pavimentos, sendo o térreo loja comercial e os outros pisos, residências. Os solares, sobrados suntuosos, possuem muitos detalhes refinados, e as casas térreas, por fim, passíveis de várias classificações (por exemplo, morada inteira: porta com duas janelas de cada lado; meia morada: porta lateral e duas janelas). Entre as construções a serem destacadas, encontram-se o Convento das Mercês(Construído em 1654 e inaugurado pelo padre Antônio Vieira. Hoje abriga a Fundação José Sarney), as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, o Teatro Artur Azevedo(Segundo teatro mais antigo do Brasil), fundado em 1817, a Fonte do Ribeirão construída em 1796 para abastecer a cidade, com suas janelas gradeadas dão acesso as galerias subterrâneas, antigas redes de esgoto que passam pelo centro histórico e o Palácio dos Leões, erguido pelos franceses em homenagem ao rei Luis XIII em 1612, hoje sede do governo do estado.

Após esta aula de história, já quase noite nos despedimos do nosso guia e voltamos ao hotel, pois iríamos sair as 04:00h da manhã no dia seguinte para Santo Amaro.

Texto: Valdir Neves

Links e endereços importantes

Hotel Pousada Colonial

Rua Afonso Pena, 112 Centro Histórico – MA

+55-98-3232-2834

www.clickcolonial.com.br

Nelito – Guia de Turismo em São Luiz

+55-98-9965-9298

nelittosouza@hotmail.com

Veja as Fotos

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi Cássia, ratifico as palavras do Herbert quanto aos elogios e a demora na resposta, pois realmente estávamos viajando. Porém agora olhando minhas anotações encontrei o nome do busão para a Praia do Calhau. No terminal de integração que fica no centro de São Luís, mas não no Bairro Histórico, fica situado próximo ao mar, pegar o ônibus Calhau/Litorânea que percorre todas as praias da cidade e na época do passeio o preço da tarifa era de R$2,10. Espero que tenha ajudado de alguma forma. Valdir Neves

  2. Olá Cássia. Desculpe a demora em responder, mas estavamos fora. Em primeiro lugar obrigado pelo elogio.Quanto a sua dúvida, infelizmente não. Mais você chegando ao terminal, qualquer pessoa informa, foi assim que fizemos. Grande abraço e boa viagem!

    Herbert Terra

  3. Olá, adorei o blog. Uma dúvida, vou estar esta semana seguindo um roteiro parecido com o teu. Então, por acaso tu lembra qual o ônibus que te falaram, pra ir do terminal rodoviário até Calhau?

    Att. Cássia Correa Rio Grande – RS

  4. Nelito, pretendo voltar aos Lençois Maranhenses em julho. Gostaria de fazer contato. Se puder me envie um email com seus contatos. Estive nos lençois há 3 anos com voce. Abraços do Professor Carlão – Valença – RJ