Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

A fascinante Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do rastro

Cartão postal da região serrana de Santa Catarina a Serra do Rio do rastro é um desses lugares que não se pode deixar de conhecer. Não é a toa que foi considerada uma das mais espetaculares do mundo, ligando os municípios de Lauro Miller a Bom Jardim da Serra. A estradinha tem cerca de 16 km asfaltados e 7 Km concretado com subidas íngremes, 284 curvas, muitas delas formando angulo de 180º, o que torna o tráfego difícil e desafiador, mas em compensação tem um visual alucinante. Em dias de tempo bom da para enxergar o litoral catarinense, é pura adrenalina!

Serra do rio do rastro

Para essa aventura reunimos um grupo de 10 amigos motociclistas em uma MotoTrip de oito dias, a partir da cidade do Rio de Janeiro. Como a parte que interessa é a Serra Catarinense, vamos começar por Florianópolis, cidade que escolhemos para começar e terminar a nossa aventura. Outra escolha importante foi o trajeto, optamos por subir pela BR 282 e pernoitar em Urubici para conhecer as belezas do local, de lá seguiríamos para Bom Jardim da Serra onde desceríamos a Serra do Rio do Rastro. Mas uma consulta a previsão do tempo mudou nossos planos, só teríamos uma chance de passar pela Serra com tempo bom, que seria o dia seguinte, então partimos de Floripa direto para subir a Serra. A escolha foi decisiva, só pegamos aquele dia de tempo bom, o restante, só chuva!

Serra do rio do rastro

Assim que se começa a subir (ou descer) percebe-se a dificuldade, a estrada é estreita tem um muro de proteção de cerca de um metro que dá uma certa segurança aos usuário. A estrada é usada por todo tipo de veículo, mas grandes caminhões e ônibus não são bem vindos, simplesmente porque não irão conseguir fazer algumas curvas. Mesmo pequenos caminhões necessitam de toda o espaço da pista, o que obriga os veículos que vem em sentido contrário a parar e aguardar. Mas existe regra, a prioridade é sempre de quem está subindo.

Serra do rio do rastro

O trajeto passa por vários mirantes onde é permitido parar e estacionar para que o visitante possa fotografar ou simplesmente apreciar a beleza do lugar. Em alguns deles você pode ser surpreendido com
uma visita inesperada de quatis em busca de alimento. No trajeto também passamos por várias cachoeira,
algumas dele, em época de cheias, caem na pista. Já no fim da estrada no alto da Serra, a cerca de 1450 metros de altitude um grande mirante com uma boa estrutura de bar restaurante e loja de suvenir de onde se pode apreciar toda região. Uma boa pedida também é apreciar a Serra a noite, a estradinha é iluminada e fica muito bonito apreciar o rastro de luz cortando a escuridão.

serra do rio do rastro
Mirante

Como Chegar a Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro fica a 215 km de Florianópolis, sendo a cidade a porta de entrada para quem vem de avião. Se for SUBIR a Serra, siga pela Rodovia BR-101 em direção a Tubarão, de lá pegara SC-390 (Antiga SC-438) passando por Orleans até Lauro Muller.

Se a opção for DESCER a Serra do Rio do Rastro, pegue a BR-282 em Florianópolis, depois pegue a SC-416 em direção a Urubici. Depois continue na SC-416 até encontrar o entrocamento com a SC-390, vire a esquerda (A direita você irá para São Joaquim) em direção a Bom Jardim da Serra.

Quantos dias reservo para essa viagem

Se for só para conhecer a Serra do Rio do Rastro um dia é suficiente, mais já que vai subir a Serra porque não aproveitar mais? Para aproveitar bem as belezas da Serra sugiro no mínimo 4 dias, divididos entre Urubici, São Joaquim ou Bom Jardim da Serra.

DESCER ou SUBIR a Serra do Rio do Rastro?

Se puder, os dois, cada um tem os seus encantos. Se vier de Florianópolis você tem a opção de subir a Serra, conhecer as cidades Serranas e descer pela BR 282 de volta a capital catarinense ou o contrário, subir pela BR 282 até Urubici e descer a Serra do Rio do Rastro em direção ao litoral. Se só tiver uma opção, prefira descer, o visual da estradinha serpenteado a serra é espetacular.

As Cidades Serranas

Os encantos da região não param por ai, aproveite para conhecer cidadezinhas lindas como Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, famosas por ter no inverno as temperaturas mais baixas do Brasil, chegando muitas vezes a ficarem cobertas de branco pela neve.

Em Bom Jardim da Serra o mirante da Serra do Rio do Rastro é uma das atrações, fica mais ou menos a 10 km do centro da cidade. O pequeno município conta com Cânions e Cachoeiras.

São Joaquim o frio e principalmente os vinhos são as grandes atrações, muitas vinícolas estão abertas a visitação, inclusive com degustação.

E por último a encantadora Urubici que conta com paisagens inesquecíveis como a Pedra Furada, Morro da Igreja, o terceiro mais alto do estado e a inconfundível Serra do Corvo Branco, alem de dezenas de cachoeiras como a do Véu da Noiva.

São passeios imperdíveis!

Mapa Turístico

Serra do rio do rastro
Urubici
serra do rio do rastro
Bom Jardim da Serra

Onde se hospedar?

Florianópolis é uma cidade grande com boas opções de acomodações. Optamos por ficar no Hotel Diaudi que fica perto da BR-101, no bairro de Kobrasol na grande Florianópolis, tem garagem, bom atendimento e um preço razoável. Para escolher, e comparar preços de hotel em Floripa, clique aqui!

Bom Jardim da Serra é uma cidade pequena e naturalmente conta com poucas opções de hospedagem. Se vai na alta temporada ou final de semana prolongado é bom reservar antes. Para procurar hospedagem em Bom Jardim da Serra, clique aqui!

São Joaquim é uma boa opção de hospedagem, com muitas vinículas pode ser uma opção no lugar de Bom Jardim da Serra. Para escolher uma acomodação Clique Aqui!

Urubici já conta com uma estrutura hoteleira um pouco maior, dando mais opções ao visitante. Nessa cidade ficamos na aconchegante Pousada Amélia, que fica na Av. Adolfo Konder, 2256. Para conhecer as opções de hospedagem na cidade, Clique Aqui!

Quando devo ir

Na realidade não existe uma “melhor época” para ir, cada período tem a sua peculiaridade. No verão, a incidência de chuva é maior, principalmente com os temporais de final de tarde que pode tornar a pista perigosa, em compensação a temperatura esta mais quente e o verde da mata mais exuberante. No inverno chove menos mais a incidência de neblina pode ser maior, sendo impossível contemplar a paisagem. Em alguns dias pode ocorrer geadas o que pode deixar a pista ainda mais perigosa, chegando a ser interditada por motivo de segurança. O ideal é escolher um dia de céu azul e sem nebulosidade, vale a pena dar uma olhada na previsão do tempo em Bom Jardim da Serra e também dar uma olhada nas Câmeras ao vivo da Serra do Rio do Rastro

Serra do rio do rastro

DICAS

  • Se puder evite a Serra nos finais de semana, os Catarinenses costumam subi-la, principalmente no inverno para aproveitar o friozinho das cidades Serranas.
  • Ainda sobre descer ou subir a Serra do Rio do Rastro, se sua opção for também conhecer as cidades serranas, prefira descer a Serra, o visual é mais interessante.
  • Para conhecer a Serra do Rio do Rastro e as cidades serranas Catarinenses é essencial estar de carro ou motocicleta (Que foi meu caso). Se vier de avião você pode alugar um carro no aeroporto de Florianópolis.
  • Na alta temporada (Inverno) é aconselhável reservar acomodação com antecedência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito legal o relato de vocês nesta estrada maravilhosa no sul de SC. Além da beleza ímpar das paisagens e riquezas naturais, é uma rota geoturística no cenário nacional e internacional, batizada de coluna White onde a medida que sobe a estrada, sobe também na linha do tempo geológico (do mais antigo para o mais recente) com rochas pertencentes às formações paleo e mesozóicas da Bacia do Paraná! http://www.cprm.gov.br/publique/media/gestao_territorial/geoparques/coluna_white/apresentacao.html

  2. Será que essa vai ser a maior viagem que fizemos de moto , foi muito divertido viaja com essa turma , tenho que agradecer a todos pela aventura que curtimos muito , o criador da viagem Herbert Terra

    Fernando Wilson Ricardo Brito Carlos Cléber Marcio e a Gina , obrigado turma por esses momentos lindos

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!