Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Termas de Puritama, um banho relaxante no deserto

Nosso segundo dia no deserto mais árido do mundo.

Termas Puritama

Fechamos este tour na parte da manhã com uma agência, praticamente todas realizam este passeio em San Pedro, e partimos em uma van em direção ao deserto. A estrada em sua grande parte é muito boa, apesar de ser de terra. E no caminho é possível encontrar alguns representantes da fauna andina, como a raposinha do deserto (Zorro). Paramos antes em um local que faz parte do trekking Guatin, onde atravessamos um riacho, formado por outros dois, um de água fria, vinda de degelo das montanhas e outro de água quente, proveniente de uma fonte termal.

Termas Puritama
Estrada que liga San Pedro as Termas de Puritama

Neste local observamos o cardón, um cactos gigante que pode medir quase 10 metros de altura e viver até 500 anos e também as encantadoras colas de zorro(rabo-de-raposa), uma folhagem típica do Chile. Seguimos depois para as termas, pagamos a entrada, passamos pelo estacionamento e prosseguimos por uma estradinha privada e precária, à beira de precipícios, onde somente um carro passa de cada vez, nos deixando pertinho das termas. A Van retorna ao estacionamento que passamos anteriormente e volta na hora da saída.

Termas de Puritama
Cacto gigante

Com horário de funcionamento das 9h00 às 17h30, as Termas ficam localizadas a cerca de 30 km ao norte de San Pedro de Atacama e a 3.550 m de altitude, e nos brinda com 8 piscinas naturais de águas termais interligadas por decks de madeira. Ali é tudo muito bem organizado, com excelente infraestrutura, pois para cada piscina, ao lado, se tem um vestiário com banheiros e armários para guardar seus pertences.
O Hotel Explora que administra a área, tem a primeira piscina reservada somente a seus hóspedes e sendo as demais liberadas para o público em geral.

termas de puritama
Estrutura com banheiro para receber os visitantes

Termas de Puritama
Passarela que leva as piscinas

Neste lugar paradisíaco, as águas da primeira piscina são as mais quentes e chegam a aproximadamente 35ºC e da última a 28ºC. Elas são cercadas por vegetação e ao fundo se tem rochas. A água desce por uma pequena cachoeira e vai alimentando as demais piscinas, por isso quanto mais baixo está a piscina, menos quente ela é, mas em nenhuma delas a água chega a ser fria.

É uma sensação inexplicável um banho relaxante nessas águas correntes em meio ao deserto mais árido do mundo, nadar nessas águas tão quentes e limpas, é realmente uma experiência inesquecível que rejuvenesce o corpo e a alma. A pior parte é a saída da água, pois o frio é intenso, principalmente no inverno.

Curtimos muito o local e retornamos a São Pedro para almoçar e para nos preparar para o passeio da tarde, Vale da Lua e Vale da Morte.
Para os amantes da natureza existe o trekking Guatin, conhecido como a trilha dos Cactos de quase 2 horas por um cânion usado como passagem no tempo da dominação inca que termina nas Termas de Puritama. Para os aventureiros é recomendável essa união de atividades, pois pudemos descansar e relaxar após trilha.

Dicas para o passeio as Termas de Puritama

  • Como chegar na Termas de Puritama: Praticamente todas as agências do vilarejo de San Pedro oferecem o transporte para o Termas de Puritama. Então a melhor opção é pechinchar. Além disso, é preciso pagar uma taxa obrigatória na entrada das Termas que custa 15.000 pesos por pessoa, independentemente do horário da visita, sendo livre o tempo de permanência. Crianças pagam 7.000 e idosos 5.000 pesos.
  • Quando fazer o passeio a Termas Puritama: Esse passeio pode ser feito em qualquer época do ano, na parte da manhã ou à tarde, pois a temperatura da água gira em torno dos 30 graus o ano todo. Esse passeio é ideal para ser combinado com algum outro tour, como o Geiser del Tatio, o Vale da Lua ou a Laguna Cejar, ou simplesmente para quem quer preencher a programação gastando a metade de um dia.
  • Prefira visitar as Termas de Puritama nos dias de semana, pois inevitavelmente nos finais de semana o atrativo fica superlotado.
  • Levar toalha para se enxugar, pois ao término dos banhos termais não será possível contar com a sorte ou o bom tempo para secar-se naturalmente.
  • Levar dinheiro vivo para pagar a entrada do Termas, já que não aceitam cartão.
  • Levar seu traje de banho, ou já saia do seu hotel com a roupa de banho, assim você não perde tempo, já chega e entra na água e aproveita mais, e leve roupa íntima para trocar posteriormente.
  • É permitida também a entrada de lanches.
  • Há empresas que fazem também um passeio de luxo pelas termas com direito a roupão, frutas e bebidas.

Confira outros posts sobre o Atacama:

10 passeios incríveis que você não pode deixar de fazer no Deserto de Atacama

A magia das lagunas altiplânicas

O espetáculo dos Gêiseres del Tatio

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!