Colonia del Sacramento foi tombada pela Unesco e é considerada Patrimônio da Humanidade.  Fica situada  a 2 horas de viagem de Montevidéu e a 1 hora de Buenos Aires. O mundo descobriu Colonia del Sacramento, a pouco mais de 10 anos, mas os portugueses já a conheciam há séculos e fizeram dela uma joia às margens do Rio da Prata. Fundada em 1680 pelo português Manuel Lobo, Colonia foi passando de domínio português a domínio espanhol várias vezes até 1825.

Uma viagem no tempo pelo Centro histórico de Colônia del Sacramento

A principal atração da cidade é o pequeno Centro histórico na beira Rio da Prata. A entrada no centro é pela Puerta de la Ciudadela, um dos cartões postais do bairro histórico, ladeado pelo que restou de uma fortaleza com canhões que protegia Colonia. No seu interior o principal programa é simplesmente passear por suas ruas, viajando no tempo, observando as casas antigas e coloridas, as ruas de pedra, as lojas de artesanato, os cafés e os restaurantes e uma bonita vista para o rio.

Porém há várias outras atrações, como a Calle de los Suspiros, cuja origem de seu nome é a de que servia de passagem para prisioneiros que iriam ser fuzilados na beira do rio, ou a de que no passado ali funcionavam casas de prostituição. A seguir o antigo e bem conservado farol, com seus 118 degraus, lá de cima obtemos um belo visual de toda cidade. Depois na direção da Plaza Mayor, uma das principais, encontramos a Iglesia Matriz construída nos tempos de batalha entre espanhóis e portugueses. Devido a esse fato, algumas paredes são construídas com pedras portuguesas enquanto outras têm um estilho espanhol.

No final da tarde curtimos o lindo pôr do sol no Paseo de San Gabriel sentados num dos banquinhos com vista para o Rio da Prata. A noite passeamos ainda pela arborizada Avenida General Flores, situada na parte mais moderna da cidade. Existe ainda vários museus como o Português, Espanhol, Indígena, Municipal ou do Azulejo. Fora do Centro Histórico, a menos de 10 km está  Real de San Carlos, um antigo enclave militar espanhol, e a Praça de Touros, construída em 1910, mas a entrada não é permitida devido à fragilidade do prédio.

DICAS

  1. Colonia del Sacramento está a 180 Km de Montevidéu pela Ruta 1, com pedágio. A viagem é tranquila.
  2. Quando ir: Na primavera e no outono suas ruas e praças se enchem com o colorido das árvores. Nessa época faz frio, mas não como no inverno, quando os termômetros podem chegar a temperaturas negativas. No verão o calor alcança os 30 graus.
  3. Sugerimos um bate e volta nas bucólicas cidadezinhas de Carmelo e Fray Bentos. A primeira localizada a beira do rio da Prata é conhecida por seus vinhos com passeios que passam por toda a produção da bebida. Já Fray Bentos a beira do rio Uruguai, convida aos seus visitantes a desfrutar de passeios pela orla e do contato permanente com a natureza e o rio.