Rafting no Rio Trancura Pucon - Chile
Rafting no Rio Trancura Pucon – Chile

O rafting no Rio trancura não estava nos nossos planos na viagem pelos Lagos Andinos no Chile e Argentina. O plano inicial era conhecer a cidade e arredores no primeiro dia, no segundo subir o Vulcão Villarrica e no terceiro, após o almoço, seguir de carro para Puerto Varas. Mas ao chegar na operadora onde faríamos o passeio, descobrimos que as condições climáticas desfavoráveis impediriam a ascensão ao Villarrica no dia que pretendíamos subir, isso só seria possível no dia seguinte, então, aproveitamos a brecha no roteiro para encaixar o rafting. Ainda bem! Foi dessa forma que conhecemos o imperdível rafting no Rio Trancura.

O Rio Trancura tem águas cristalinas e corre sobre um leito de pedras que ora tem dois metros de profundidade, ora 30 cm. Durante a descida, observa-se as margens cobertas por mata nativa, e em muitos trechos a visão dos Andes acompanha o caminho. Nessa época do ano, recebe água do degelo das montanhas o que torna suas águas super geladas, em torno de 5ºC.

Optamos pela operadora Turismo Andesmar que tem um bom conceito entre os internautas que já fizeram esse passeio, além disso o atendimento é muito bom com os brasileiros. Existem dois tipos de rafting no Rio trancura, o baixo, cuja corredeiras são de nível II e III para iniciantes e o alto que tem corredeiras de nível III, IV e até V. Optamos por esse último.

Na hora marcada, a operadora passa no seu hotel para pega-lo, depois seguem por uma estrada por uns 15 Km até chegar no início do rafting. Lá você recebe todo o equipamento necessário, roupa e botas de neoprene, capacete e colete salva vidas, o grupo é dividido pelos três botes e recebemos as últimas instruções do guia. Os botes são colocados na água e começamos a aventura, pelas próximas duas horas fomos seguidos por três caiaques, sendo dois de segurança para resgate e o outro com um fotógrafo. No início um remanso para treinar as posições de segurança, em seguida começa as corredeiras. Na verdade passamos quatro quedas, duas delas com mais de 2 metros. Também passamos por uma de uns 5 metros, mas nessa só o guia desceu no bote, nós, contornamos por terra, por segurança. No final um mergulho nas águas congeladas do Rio Trancura deslizando até a margem, onde o pessoal no resgate nos esperava. Muito Legal.

Informações para quem vai fazer o Rafting no Rio Trancura

Escolhemos a Operadora Andesmar por ser bem conceituada pelos internautas que já usaram os seus serviços. E você ainda conta com a simpatia de Lais, uma brasileira que mora em Pucon.

Resumo:

  • Operadora : Turismo Andesmar
  • Rafting : Alto do Rio trancura
  • Duração: 3 horas
  • Graduação: Nível III e IV
  • Preço: $25.000 (Pesos Chilenos)
  • Não deixe de levar: Toalhas e roupas secas Vá com a roupas que vai usar no rafting, no início não tem lugar para mudar de roupa, só no final.

Veja outros posts sobre Pucón:

O que fazer em Pucón Escalada ao Vulcão Villarica

Fotos