O espetáculo dos Gêiseres del Tatio
Mais uma atração do surpreendente Deserto de Atacama
Os Gêiseres del Tatio são uma das maiores atrações do Deserto do Atacama. São cerca de 80 gêiseres em todo complexo, sendo assim o maior campo geotermal do hemisfério sul e terceiro maior do mundo, porém nem toda a área é aberta à visitação por questões de segurança.
Está localizado a cerca de 90 quilômetros ao norte de San Pedro de Atacama e é também um dos campos termais mais altos do mundo, situado a mais de 4300 metros de altitude, na Cordilheira dos Andes. Esses gêiseres são formados quando os gelados rios subterrâneos entram em contato com rochas quentes, formando grandes colunas de vapor e jatos de água fervente, que saem para a superfície através de fissuras existentes na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85ºC e 10 m de altura.
O ideal é deixar esse passeio para os últimos dias, pois você já vai estar mais aclimatado com a altitude. Para esse tour você tem que acordar muito cedo, tendo em vista que os funcionários das agências costumam passar nas pousadas e hotéis entre 4:00 e 4:30h da manhã para pegar os turistas, pois o pico do espetáculo dos gêiseres começa entre 6h e 7h. Então é preciso chegar lá antes do sol nascer. Cabe ressaltar que esses horários podem variar durante algumas épocas do ano quando o sol nasce mais cedo e em outras ocasiões mais tarde. Porém uma coisa é certa quanto mais cedo você sair, mais frio vai sentir, podendo pegar facilmente temperaturas abaixo de 10º negativos ao chegar no campo. Aos poucos com o nascer do sol, esse frio vai sendo amenizado.
A estrada que sobe a Cordilheira dos Andes é bem sinuosa, íngreme e um pouco esburacada, porém é surpreendentemente espetacular, pois você vai deparar com paisagens surreais, como montanhas e vulcões com seus cumes nevados.
A entrada no campo geotermal é cobrada a parte do valor do tour. Após pagar você é direcionado até o meio do campo geotérmico pelo guia, onde é passado todas as instruções, como cuidados a serem tomados, local onde será servido o café da manhã que todas as agências oferecem, entre outras instruções. O frio realmente é intenso devido a altitude elevada, por este motivo vá bem agasalhado, com camadas de roupas, botas, touca e luva e tudo mais que puder aliviar o frio.
Depois você é liberado para andar pelo campo geotérmico e vislumbrar paisagens realmente indescritíveis, bater muitas fotos e esperar o ápice, o nascer mágico do astro-rei, instante que os gêiseres estão mais ativos, com os raios solares criando um cenário único. É um momento lindo, diferente de tudo. Logo após o espetáculo do sol é hora do café da manhã no meio dos gêiseres, sim pertinho de tudo, dos jatos e vapores, é fascinante presenciar esse grande fenômeno da natureza. Após curtir muito os gêiseres e o frio, a próxima atração é um banho quentinho ali mesmo no complexo, numa piscina de águas termais formada pelas águas dos gêiseres, cuja temperatura registra os elevados 35 °C e onde os mais corajosos podem desfrutar de um bom mergulho durante cerca de 40 a 50 minutos.
Na volta para San Pedro do Atacama, ainda tem uma parada de cerca de uma hora para explorar o pequenino povoado de Machuca, localizado no meio do nada, bem no alto da Cordilheira dos Andes, onde provavelmente você vai ver na beira da estrada lhamas usando fitas coloridas para identificá-las colocadas pelos donos e vicunhas. A sobrevivência desses poucos moradores consiste basicamente no turismo dos tours que visitam os gêiseres e param por ali na volta. O vilarejo a 4.000 metros de altitude, lembra aquela cidadezinha dos filmes de faroeste e você fica imaginando como deve se viver naquele lugar longe de tudo, mas cercado de belezas naturais. Nele há somente uma rua principal, com algumas casinhas de adobe e telhado de palha e uma pitoresca igrejinha de madeira no alto de um morrinho. No lugarejo são vendidos além de artesanatos, excelentes petiscos como as empanadas, principalmente as de queijo de cabra e exótico churrasquinho de lhama.
Do povoado, retorna-se a San Pedro, sempre fazendo algumas paradas pontuais para fotografar as fantásticas e encantadoras paisagens que circundam a estrada. Os tours normalmente chegam ao centro de San Pedro por volta da 13:00h. Então se você ainda tiver disposição pode realizar outro passeio a tarde ou simplesmente curtir San Pedro de Atacama.
Dicas importantes para o passeio aos Gêiseres
- Duração:
Em média 8 horas e tempo de aproximadamente 1:00h de viagem até o campo geotérmico. - Importante, você deve deixar esse passeio para os últimos dias, pois seu corpo vai estar mais aclimatado a maiores altitudes, evitando assim sofrer o chamado “Soroche” ou “mal da altitude”. Esse problema varia de pessoa para pessoa, mas na maioria dos casos sente enjoos, tonturas, dor de cabeça e mal-estar.
- Para evitar os sintomas do mal da altitude, faça com que seu corpo se acostume gradativamente ao aumento de altitude, passando alguns dias em locais com altitude menores antes de subir para as de maiores; beber muito líquido; evitar bebidas alcoólicas e fazer uma refeição leve no dia anterior; tomar o típico chá de coca da região e durma cedo.
- Caminhar lentamente, não se abaixar e levantar rapidamente ou fazer movimentos bruscos, tudo isso pode refletir em seu corpo devido a altitude.
- Não subestime as temperaturas baixas, vá bem agasalhado para não passar frio. Leve além de casaco pesado, cachecol, bota e gorro. Ao longo do dia a temperatura aumenta, então prepare-se para retirar as camadas de roupa aos poucos ao longo do dia.
- Não esqueça de levar protetor solar, hidratante labial, óculos de sol, boné ou chapéu, tênis ou bota de trekking, meias e leve água para se manter hidratado.
- Preço do passeio incluindo café da manhã: Ver valor nas agências de San Pedro. – No parque tem também piscina termal, então leve roupa de banho e toalha. Como apoio, no local há algumas cabines (grátis) para trocar roupas.
Confira outros posts sobre o Atacama:
10 passeios incríveis que você não pode deixar de fazer no Deserto de Atacama
A magia das lagunas altiplânicas
Gostou? Então compartilha!
Comentários