Maragogi, o Caribe Brasileiro na Costa dos Corais
Costa dos Corais - Trecho 3: De Tamandaré à Maragogí
Seguimos em direção a Maragogi, passamos direto por Barreiros e entramos em São José da Coroa Grande, ultimo município pernambucano e conhecemos a praia do centro da cidade, com águas mornas e tranqüilas. Seu nome surge das coroas, formações rochosas que aparecem com a maré baixa e criam enormes piscinas naturais. Abriga alguns bares na orla e restaurantes com pratos à base de frutos do mar, não visitamos a Praia da Várzea do Uma e do Gravatá.
Adeus Pernambuco e entramos no estado de
Alagoas e o traçado dos primeiros quilômetros da AL-101 Norte passa rente à praia, com a rodovia atravessando imensos coqueirais e ladeando um mar verdinho, realmente muito bonito essa parte da estrada. Justamente bem no meio do caminho entre Maceió e Recife descobrimos Maragogi, considerada a capital da costa dourada. Esta bela vila fincada no coração da Costa dos Corais chama a atenção pelo belo conjunto que reúne mar cristalino, areias finas, coqueirais e recifes, sem contar a excelente infra-estrutura de hospedagem e restaurantes. Além dos elementos paradisíacos, a paisagem é incrementada ainda pelas Galés, as enormes piscinas naturais a seis quilômetros da costa, repletas de peixes e acessíveis por catamarãs e lanchas que partem da praia central.
Após hospedagem, almoçamos no restaurante frutos do mar, onde pechinchando, marcamos o passeio as Galés para o dia seguinte. Depois de uma excelente peixada ficamos curtindo a bela praia até o fim da tarde e depois fomos conhecer o comércio local.
Na manhã do dia seguinte a bordo do catamarã Frutos do Mar, juntamente dezenas de outros turistas, zarpamos em direção as maiores piscinas naturais de Alagoas, as conhecidas Galés de Maragogi, situada a seis Km da costa ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila, os aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies. Os passeios duram em média duas horas e, para melhor aproveitar os mergulhos, vá na maré baixa e prefira as primeiras horas da manhã, quando o movimento é menor. No verão, as águas ficam ainda mais claras. No caminho recebemos todas instruções de como deveríamos comportar no local e ao chegarmos, fomos recepcionados por cardumes de peixes-sargento (amarelos com listras pretas) que são habituados a comer ração na mão dos visitantes. Quem preferir pode mergulhar com máscara e snorkel em volta dos recifes. Algumas operadoras alugam máscaras e quem não sabe nadar, mas quer se aprofundar nas águas e na fauna marinha da região, pode fazer um mergulho com cilindro acompanhado de um instrutor, com duração de 20 minutos. O turista pode fazer um pré-mergulho “sem qualquer compromisso financeiro” para ver se sente à vontade com o equipamento.
Um delicioso mergulho nas piscinas naturais da paradisíaca Maragogi, na Costa dos Corais é estar plenamente interagido com a quantidade e a diversidade de peixes e corais que impressiona qualquer um, pois a visibilidade da água que bate na altura da cintura é ótima, assim como a temperatura. Apesar do enorme tráfego de turistas, os corais são bem preservados neste paraíso. A tarde visitamos algumas praias do município, pois o turista encontra diversas opções, algumas mais visitadas e outras praticamente desertas. Os cenários praianos são realmente encantadores, de Norte a Sul do município. As praias de Burgalhau, Barra Grande e Ponta do Mangue, por exemplo, convidam os visitantes a um delicioso banho de mar em suas águas azul-esverdeadas, como também as simpáticas vilas de pescadores e as jangadas que colorem o mar. Elas formam paisagens deslumbrantes com águas cristalinas e areias brancas.
Maragogi
Dicas
Onde Ficar
- Pousada Marahub
A Pousada Marahub fica localizada a apenas 10 m da Praia de Maragogi, excelente custo benefício.
Onde Comer
- Frutos do Mar
Avenida Senador Rui Palmeira 28. Praia de Maragogi Tel.: (0XX82) 296-1403.
Uma refeição para dois custa cerca de R$60. Show!
O que fazer
- Piscinas Naturais de Maragogi
As piscinas naturais, conhecidas como Galés de Maragogi, situada a seis Km da costa ou a 25 minutos de catamarã a partir da vila, os aquários naturais reúnem peixes, crustáceos, moluscos e corais de variadas espécies.
Duração: Aproximadamente 2 horas.
Comentários