Morro_SaoPaulo

Depois de uma semana de muita ralação na nossa expedição a Chapada Diamantina, nada como um descanso que ninguém é de ferro. Escolhemos para isso Morro de São Paulo. Localizada na Costa do Dendê, Município de Cairú, distante 308km da capital Salvador, o lugar é composto por cenários inesquecíveis. Atualmente suas praias são frequentadas por turistas de todo o Brasil e do mundo. Viajar até este paraíso requer no mínimo de cinco dias para desfrutar e conhecer todas suas atrações. Morro de São Paulo resume-se a um pequenino vilarejo, que se orgulha por não possuir carros, mas você dispõe de uma estrutura completa de pousadas, restaurantes e lojinhas . Enfim, tudo o que você precisa para passar dias inesquecíveis. O local abriga uma natureza exuberante com praias paradisíacas cercadas de arrecifes e piscinas naturais de águas límpidas e mornas em diversos tons de azul, areias brancas e vastos coqueirais, destaca-se ainda pelas belíssimas praias assim chamadas: A Primeira, pertinho da vila, é mais frequentada pelos moradores. A Segunda é pura badalação, de dia gente jogando capoeira, frescobol e futebol e à noite, o agito das festas com musica ao vivo para todas as idades rolando até altas horas. Da Terceira

Praia saem passeios de barco para as ilhas e Gamboa, na Quarta Praia, as piscinas naturais atraem turistas que estão em busca de sossego e tranquilidade. Ainda há as praias do Porto de Cima, da Ponta da Pedra e a Prainha do Forte. São praias para todos os gostos e sonhos. Este lugar, chamado por muitas pessoas de paraíso, oferece aos visitantes a chance de usufruir de todas as belezas naturais do local. Desde pequenas caminhadas pela beira das praias, passeios pelo arquipélago conhecendo os outros povoados como Gamboa, Boipeba, e Garapuá; visitas aos monumentos como, Fortaleza de Tapirandu, construída por escravos no ano de 1624, e que hoje é ponto de encontro para apreciar o pôr-do-sol. Mas se você não tiver vontade de fazer nada, basta deitar numa espreguiçadeira junto da praia, e relaxar.

1º Dia: A Viagem para Morro de São Paulo

O Catamarã que faz a rota Salvador - Morro de São Paulo
O Catamarã que faz a rota Salvador – Morro de São Paulo

O lugar é realmente deslumbrante, com praias paradisíacas e limpas, mas o problema é chegar a esse paraíso. Em Salvador, pegamos pela manhã um catamarã, pagamos relativamente caro para uma viagem de no mínimo 2 horas. Há opções de lanchas mais baratas, porém com a viagem mais prolongada ainda ou táxi-aéreo bem mais caro. No caís de Morro, é cobrado uma taxa de entrada na ilha, que dizem ser para aplicação em melhorias para a comunidade e turistas. Também vários carregadores nos aguardavam para o transporte de nossas bagagens até a pousada na 2ª praia, cobrando R$ 7,00 por cada uma e que com uma chorada consegue por menos. Já acomodados, tomamos um bom banho e saímos para almoçar. À tarde, ficamos curtindo a praia e fizemos uma caminhada até o forte para apreciar o belo pôr do sol que este lugar nos proporciona.

2º Dia: Morro de São Paulo

Terceira praia

Após um excelente café da manhã, saímos para uma caminhada até a 4ª praia. É muito bom se hospedar numa pousada de frente para o mar, porque é simplesmente maravilhoso acordar, sair e dar de cara com aquela paisagem fantástica bem cedinho. No caminho, já na quarta praia, com a maré baixa, curtimos ótimos banhos nas piscinas de águas cristalinas que se formam entre os arrecifes. Almoçamos no Restaurante Tinharé e voltamos à pousada para um descanso. À tarde ficamos na praia em frente, com aquela vista do morro com o farol no alto que é um verdadeiro cartão postal. À noite fomos as compras na rua Caminho da Praia. O que foi uma constante nos dias seguintes. Aos que procuram mais agito, uma boa opção é passear pelo endereço principal do vilarejo, a Rua Caminho da Praia. O atrativo é a feirinha de artesanato, além dos restaurantes e bares. ###3º Dia: Conhecendo Gamboa.

Passeio à Gamboa

Pela manhã caminhamos até a 3ª praia e pegamos um barco para passearmos até a Vila de Gamboa no outro extremo da Ilha. A Gamboa, como é mais conhecida, possui uma vila bem movimentada, com comércio e boa infraestrutura. Sua praia possui águas mansas e mornas apropriadas para banhos e vários esportes náuticos. No caminho é fácil notar a presença de várias falésias, esculpidas pelos ventos e pelo mar ao longo dos anos. Já próximo da Vila o barco fez uma parada para o famoso banho de argila que tem uma tonalidade rosa, e dizem ser medicinal para purificação da pele. Conclusão, toda turma que estava no barco caiu na lama. Uma das partes mais engraçadas de toda nossa viagem, realmente hilariante ver todo mundo atolado no meio daquela lama feito um porco, com lama da cabeça aos pés. Todas as pessoas que chegaram ali, proveniente de outras embarcações nos acompanharam também nesta lambança. Homens e mulheres andando de um lado para outro com o corpo totalmente coberto de argila, provocando muitos risos. Depois de um banho para a retirada da argila, seguimos para a Ponta do Curral, no Município de Valença, um lugar muito bonito, e que de onde tem-se uma bela visão de Morro. Voltamos para Gamboa, para saborearmos um excelente almoço a beira-mar, realmente espetacular. Voltamos no final da tarde para Morro. Desembarcamos no cais e fomos até o Farol para descer de tirolesa. As mulheres seguiram novamente para as compras, o que não foi nenhuma novidade. Infelizmente chegamos no farol após as 5 horas da tarde e não foi possível realizar a descida, mesmo assim valeu a pena, pois o visual lá de cima é imperdível. A descida fica para a próxima vez. À noite na 2a praia, jantamos um churrasco argentino no Bar Jamaicano, ouvindo música ao vivo e bebendo em plena areia à luz de velas. Várias velas acessas sobre as mesas, transformando a praia num cenário luminoso realmente incrível, sensacional.

4º Dia: Passeio à Boipeba e Cairú

Passeio a Ilha de Boipeba

Acordamos cedo, tomamos aquele café caprichado e fomos fazer o passeio até a Ilha de Boipeba, que dura o dia todo, simplesmente sensacional. Num dia totalmente ensolarado, céu totalmente azul como sempre, saímos de flexboat. Fomos margeando a ilha, curtindo aquela parte da natureza, praticamente selvagem, sem construção alguma, uma “floresta” só de coqueiros, extraordinário. A primeira parada foi para um banho nas piscinas naturais de Garapuá. Depois seguimos em direção as piscinas de Morerê, esta muito mais fantástica. Caímos na água, totalmente transparente, morna e calma, pois está localizada num banco de areia, entre os recifes de corais, somente a mãe-natureza podia nos brindar com esta maravilha. Por falar em brindar quem gosta de um boa cerveja gelada, pode degustá-la ali mesmo naquele paraíso, pois existe um bar flutuante com mesinhas e tudo mais. Ficamos curtindo aquele local paradisíaco um bom tempo, juntamente com outros grupos, de outras lanchas e barcos. Dali seguimos em direção a Ilha de Boipeba, para almoçarmos, antes o nosso guia e também piloto perguntou se queríamos passar para comer a lagosta do Guido e fazer uma caminhada por dentro da ilha até o local do almoço, onde a lancha nos esperaria. Ninguém se manifestou positivamente, pois dizem que não vale a pena esta caminhada, por não oferecer nenhum atrativo. Então seguimos em frente. Paramos na praia Boca da Barra, por sinal muito bonita, situada na foz do Rio do Inferno, para comer um bom peixe com aquela cerveja gelada num dos muitos restaurantes rústicos ali instalados. Após o almoço, deitamos nas inúmeras redes que ficam armadas no local, embaixo dos quiosques e tiramos aquela soneca, pois ninguém é de ferro. Depois do descanso, seguimos viagem, desta vez através do rio, totalmente sem poluição, com manguezal intacto, com sua fauna cheia de crustáceo, peixes e muitos pássaros. Não dá para entender como um rio tão bonito tem esse nome, se ali é o inferno onde estará o paraíso. O nosso guia disse que o nome deve-se ao encalhamento de lanchas e barcos em longos períodos de estiagem, quando as águas em certos trechos ficam muito rasas. Paramos num local para degustação de ostras frescas, e depois no cais da cidade de Cairú para um breve conhecimento. A Ilha de Cairú pertence ao arquipélago fluvial do Rio Una. De grande importância histórica, pois foi a segunda cidade mais antiga do Brasil. Surgiu no século XVI, durante o povoamento da Capitania de Ilhéus. Do alto do morro onde se encontra o Mosteiro de Santo Antônio, todo construído na arte barroca, e que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1941, têm-se uma bela vista da região e dos casarões antigos com muita importância histórica. Voltamos para Morro já com o sol se pondo no horizonte, cansados, porém muito felizes pelo belo dia que passamos. O passeio para Boipeba é imperdível. Não deixe de fazer.

5º Dia: O último dia em Morro

Após o ultimo e excelente café da manhã dessa estadia em Morro, fomos a praia para curtir os instantes finais neste maravilhoso paraíso. Voltamos a pousada, arrumamos as bagagens e fomos almoçar. Na volta um carregador levou nossas malas até o cais, embarcamos num barco que nos levou até a Ponta do Curral, onde um carro nos esperava para nos transportar até a Praia Grande na Ilha de Itaparica, passando antes por Nazaré das Farinhas. No cais da Praia Grande pegamos outro barco que nos deixou no cais de Salvador próximo ao Mercado Modelo. Essa viagem apesar de ser mais demorada que a ida para Morro, optamos por fazê-la, pois queríamos um roteiro diferente. Agora entendo porque Morro de São Paulo também é conhecida como Morro da Saudade. Após deixar aquele lugar paradisíaco na travessia para a Ponta do Curral ali perto, do outro lado da ilha, ao olhar para trás e ver a ilha ficando mais distante, bate aquela tristeza, aquele vazio, e aí você entende o porque de Morro da Saudade. Um dia a gente vai voltar.

Texto: Valdir Neves

Fotos

Bahia de Todos os Santos, em Salvador, a caminho de Morro de São Paulo.
Nossa Pousada, Brisa do Caitá, na segunda praia.
Imagem do final da Segunda Praia.
A Segunda Praia, a mais badalada.
A Segunda Praia.
O entardecer na Segunda Praia.
Fortaleza de Tapirandu.
Por do sol na Fortaleza de Tapirandu.
O amanhecer na Segunda Praia.
A Primeira praia.
As ruínas da Fortaleza de Tapirandu.
O cais de Morro de São Paulo.
O banho de argila em Gamboa.
Do alto do farol, o visual da Primeira e Segunda praia, com uma tirolesa de tirar o fôlego.
Final da tarde na Segunda Praia.
A rua Caminho da Pedra. Lá existem restaurantes, lojas e agências de turismo.
Amanhecer na Segunda Praia.
O Farol de Morro de São Paulo.
Piscinas naturais de Morerê.
Ilha de Boipeba..
Ilha de Boipeba.
A cidade de Cairú, a segunda mais antiga do Brasil.
Navegando pelo Rio do Inferno.
Salvador - BA.
Vista da Bahia de Todos os Santos, com o Mercado Modelo ao fundo.
Elevador Lacerda - Salvador - BA.
Nosso hotel em Salvador.
Rio Real - Pontal de Mangue Seco.
Uma das quedas da Cachoeira da Fumacinha.
Farol da Barra - Salvador - BA.
Farol de Itapuã - Salvador - BA.

Dicas

Hospedar-se na Primeira ou Segunda praia, pois são mais próximas da vila e do agito. Se preferir tranquilidade fique na Terceira ou Quarta praia. Importante, não esqueça de levar os itens abaixo:

• Protetor solar
  • Boné ou chapéu
  • Óculos de sol
  • Havaianas
  • Um calção bem largo

Fazer o passeio a Ilha de Boipeba e almoçar em um dos muitos restaurante ali existentes. Gamboa também é um passeio bem interresante, as praias são bonitas, de águas claras e mornas. Não esqueça de pelo menos uma vez, entre 17:30h e 18:00h, ir até o Forte para ver o belíssimo por do sol. Ir ou voltar de Morro, por terra, via Valença, demora muito mais do que os Catamarãs. O melhor mesmo e ir de avião que leva somente 20 minutos.

Links e endereços importantes

• Brisa do Caitá Praia Hotel Segunda Praia, s/n Preço: Diária de casal de R$ 80 a 120 (Fora de temporada) +55-75-3652-1497 www.brisadocaitapraiahotel.com.br
  • Restaurante Tinharé Rua Caminho da praia, s/n +55-75-3652-1161

Como Chegar

De carro

Se você for pela BR 324, entre na BR 101 antes de chegar em Feira de Santana e siga até Santo Antônio de Jesus. Nesse ponto, entre na BA-245 até Nazaré e siga pela BA-001 até Valença. Vindo do Sul pela BR 101, após Itabuna e Ubaitaba, siga pela BA-650 por 41Km até Camamu. Deste ponto, siga até Valença, passando por Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá, são mais 71Km. (Fonte: www.setur.ba.gov.br) Não há como chegar de carro em Morro de São Paulo, até porque eles não são permitidos na ilha. A saída é deixar o veículo em algum estacionamento de Valença, cidade mais próxima, e fazer o restante do percurso em alguma embarcação.

De ônibus Existem empresas de ônibus que fazem o percurso Salvador a Valença

De barco

Do Terminal Marítimo, que fica em frente ao Mercado Modelo de Salvador, saem barcos diariamente.

• Catamarã Biotur
  • Preço: R$ 70 por pessoa

De avião

No Aeroporto Internacional de Salvador é possível embarcar em uma aeronave de pequeno porte (de seis a oito lugares) e ir diretamente até Morro de São Paulo.

• Addey Taxi Aéreo
  • Preço: R$ 198,00 por pessoa (Fora de temporada)