João Pessoa a terceira cidade brasileira, nas margens do Rio Sanhauá, onde fica o ponto extremo oriental das Américas, assinalado por um dos marcos geográficos do mundo, pouco adiante ao Farol do Cabo Branco, na ponta do Seixas, ficando portanto mais próxima do continente africano. Devido a isso é o primeiro ponto onde incidem os raios solares na América do Sul. Cidade de clima agradável cujas praias mais procuradas são Tambaú, Cabo Branco, Manaira, Penha e Costa do Sol. Além de terem suas ruas e bairros arborizados, consta também com duas reservas de matas atlânticas, tendo sido uma delas, a Mata do Buraquinho, transformada em Jardim Botânico. Devido a este fato a cidade consegue conter os índices de poluição, pois a renovação de oxigênio é constante, fazendo com que sua temperatura seja mantida em níveis agradáveis, mesmo no verão. Durante a noite, o enorme calçadão entre as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra é o point, onde a galera fica passeando ou bebericando em uma das muitas barracas com música ao vivo. O que fazer em três dias na Paraíba

O que fazer em três dias na Paraíba

1º Dia

De Buggy pelo litoral sul

Ao fundo Praia de Coqueirinhos - Conde
 Ao fundo Praia de Coqueirinhos – Conde

No nosso primeiro dia em João pessoa decidimos realizar o passeio pelo litoral sul do estado, sempre que possível pela areia das praias. Passamos primeiro pela concorrida e bela praia de Tambaú, onde em seu calçadão observamos muita gente praticando esporte e onde em suas areias está o famoso Hotel Tropical Tambaú que foi construído em forma circular e é considerado o hotel mais pitoresco de João Pessoa. Depois pelas praias de Cabo Branco, Seixas, Penha, Praia do Sol e Barra de Gramame, nossa primeira parada para banho, onde o Rio Gramame em sua foz despeja toda sua água no mar, emoldurado por bancos de areia, coqueirais e manguezais nos proporcionando um belo cenário, contando ainda com barracas rústicas comercializando frutos do mar e água de coco, demarcando assim o limite de um pequeno pedaço do paraíso entre João Pessoa e Conde. Continuando a segunda parada foi na praia do amor em Jacumã, onde esta localizado o túnel do amor. Ponto obrigatório para um click na pedra mais famosa da Paraíba. Antigos contam que os casamentos indígenas eram realizados nessa misteriosa pedra. E hoje os casais que querem concretizar suas vidas conjugais passam por baixo da pedra para eternizarem o amor.

Barra de Gramame - João Pessoa
 Barra de Gramame – João Pessoa

Posteriormente passamos pela Praia de Tabatinga, que foi capa da Quatro Rodas, uma das revistas de turismo mais conceituadas do Brasil. Essa maravilha da natureza, possui um tapete natural de vegetação verde, um mar de tom azulado confundindo-se com o azul do céu e uma enseada com imensas falésias. Depois visitamos os Cânions do Coqueirinhos, belas formações de argilas nas mais variadas cores. Passamos direto por Coqueirinho, que dizem ser a praia mais linda da paraíba e paramos na Praia de Tambaba, a aproximadamente 40Km de João Pessoa, no município do Conde, a primeira praia de naturismo oficializada do nordeste. Uma linda praia com mar verde azulado, águas mornas, piscinas naturais, falésias e paisagens inesquecíveis. Para quem não é adepto do naturismo, não se preocupe, existe a Tambaba com roupa e sem roupa. Uma informação importante, para frequentar a Tambaba naturista existem algumas normas, e uma delas servem para os marmanjos, segundo o código de ética da praia o homem só entra sem roupa acompanhado do sexo feminino. Agora, a mulher pode entrar sozinha. Hehehehehehehehe.

Praia do coqueirinho

O passeio de ida terminou na badalada praia de coqueirinho. Onde almoçamos e tomamos um banho nas águas mornas, tranquilas, transparentes e nos deslumbramos um lindo visual formados por imensos coqueirais, realmente inesquecível. Deste ponto retornamos a João pessoa, mais antes paramos para conhecer o ponto que é considerado o mais oriental das Américas o Farol do Cabo Branco, na Ponta do Seixas, lugar onde o sol nasce primeiro, e a Estação Ciência, obra do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. À noite fomos a feirinha de Tambaú próximo ao Hotel Tropical Tambaú, e ao Mercado de Artesanato Paraibano (MAP), construído em estilo colonial, numa área de, aproximadamente, 6.100m², que apresenta lojas de produtos regionais como rendas, crochês, tapeçarias, pintura, couro, entre outras, além de lanchonetes. A feirinha, teve a sua formação decorrente do movimento noturno em torno da lanchonete “A Nutritiva”, na quadra fronteiriça ao Hotel Tropical Tambaú. Uma área urbanizada privilegiada que é ponto de encontro de artistas, intelectuais, estudante, além de turistas é claro.

2º Dia

De Buggy pelo litoral norte

Praia de Lucena

Neste dia saímos cedo do hotel e seguimos de buggy em direção ao litoral norte passando pelas praias urbanas de Manaíra e Bessa até a cidade portuária de Cabedelo. Para acessar às praias do município de Lucena foi realizado a travessia dos veículos através de um ferry boat (balsa), navegando sobre as águas do rio Paraíba. Na travessia da balsa tivemos uma visão completa do porto de Cabedelo e Ilha da Restinga. Em Lucena passamos pelo centro da pequena cidade e depois percorremos pela areia um longo percurso das praias deste município, com paisagens deslumbrantes, recheadas de coqueirais, até a chegada a Miriri, onde paramos e fomos literalmente convidados a tomar um gostoso banho no encontro do mar com os rios Miriri e Camaçari, aos pés de imponentes paredões, de mais de 20 metros de altura. Apenas os carros com tração nas quatro rodas chegam lá.Almoçamos uma bela peixada, regada a cerveja gelada a beira-mar na Pousada Estrela do Mar em Lucena, com direito ao uso da piscina. Momentos gratificantes estes. Curtimos muito este local e seguimos depois para visitar a igreja de Nossa Senhora da Guia (estilo barroco tropical) e posteriormente novamente em Cabedelo conhecemos o Forte de Santa Catarina (construção portuguesa do sec. XVI) e o Marco zero da transamazônica.

Pôr do Sol na Praia do Jacaré

Retornamos pela praia Fluvial do Jacaré, onde assistimos num dos muitos bares da orla do rio, um dos mais belos espetáculos ao entardecer, o astro-rei nos brindando com um belo pôr-do-sol, acompanhado ao som do Bolero de Ravel do Jurandir, onde todos foram envolvidos num clima apaixonante. Retornamos ao hotel e a noite, adivinhe, mais feirinha de Tambaú. As mulheres estavam impossíveis, quanto ao consumo. Kkkkkkkk.

3º Dia

Ilha da Areia Vermelha

Ilha de Areia Vermelha - Cabedelo
 Ilha de Areia Vermelha – Cabedelo

Café da manhã um pouco mais cedo e check-out no hotel. Pois seguiríamos para Natal, em dois carros com o próprio Luis Bob Buggy. Porém antes, pela manhã, fomos conhecer no município de Cabedelo-PB a 18km da praia urbana de Tambaú a Ilha da Areia Vermelha, lugar visitado por muitos turistas. O ponto de partida para o parque estadual marinho de Areia Vermelha fica localizado na Praia do Poço. A travessia até ao banco de areia da área de proteção ambiental, fica quase 2 km do litoral norte da Paraíba e é realizada através de um catamarã. No banco de areia tem uma estrutura de bares, cadeiras, mesas e sombreiros. Tomamos um maravilhoso banho de mar em suas águas mornas e límpidas, bem no meio do oceano protegido por uma barreira de corais, que ganham um colorido especial com os peixinhos multicores, que conseguem com o seu nado sincronizado encantar os visitantes. Quando a maré começou a encher, e como já estava próximo a hora do almoço, resolvemos retornar ao continente.

Depois do almoço, nos despedimos da Paraíba e encaramos 188 Km de estrada até o nosso próximo destino, Ponta Negra em Natal. No próximo post contaremos tudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conhecemos um belo roteiro com um litoral de praias nativas, entrecortadas por coqueiros, com lindas falésias de argilas coloridas, belos riachos desaguando no mar e praias semi-desertas e desertas com areias brancas e águas cristalinas e mornas, como as praias do litoral sul paraibano de Barra de Gramame, Jacumã, Tabatinga, Carapibus, Coqueirinho, e Tambaba (única praia de naturismo oficializada do Nordeste brasileiro, considerada uma das 10 praias mais bonitas do país) e as do litoral norte também. ######Texto: Valdir Neves

Fotos

Dicas

Passeio de buggy Sr: Luis do Boby Buggy ( o Buggy do Boby Esponja.) o cara é Guia Credenciado e responsavel, mas caso vocês não curta um Buggy o mesmo tambem tem Doblo e faz outros passeios como ex: Transfer até Natal e ainda foi nós buscar e levar no aeroporto. Contato pra quem for João Pessoa o telefone é (83) 8841-2387 oi e (83) 9934-6485 Tim e o email: luis.vital@hotmail.com

Passeios

• Areia vermelha: Duração: 06h – preço: R$ 35,00
  • Buggy Litoral Norte : Duração: Dia inteiro – preço: R$ 220,00 (O Buggy na baixa Temporada)
  • Buggy Litoral Sul : Duração: Dia inteiro – preço: R$ 250,00 (O Buggy na baixa Temporada)

Onde ficar em João Pessoa

Annamar Hotel em Tambaú

Onde comer

Restaurante Mangai: Se a ideia é provar a culinária nordestina, nada melhor que o Mangai (83/3226 1615, Av. Gen. Edson Ramalho, 696, Manaíra. Self-service .