São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, o nome em si é o primeiro a chamar atenção, então como ignorar um destino como esse. De uma pequena vila de pescadores, com praias e paisagem de tirar o fôlego, Gostoso, como é carinhosamente chamado, rapidamente tornou-se um destino muito procurado por turistas de todas as partes do mundo. Localizado a pouco mais de 1h30min de carro ao norte de Natal, é facilmente identificado por suas praias de areias fofas e brancas e águas cristalinas quase virgem.

São Miguel do Gostoso
Entardecer em São Miguel do Gostoso – RN

Conhecida também como a “esquina do continente”, por estar localizada exatamente na ponta do continente americano, onde literalmente o vento faz a curva, esse destino turístico tem atraído inúmeros praticantes de esporte de vela como o Kitesurf e Windsurf por causa dos seus ventos fortes e intensos que possibilita a prática de esportes desse tipo.

São Miguel do Gostoso
Pôr do Sol em Gostoso

O nome pouco comum da cidade, segundo moradores mais antigos, vem através de um senhor da região, Manuel Gostoso, que hospedava mascates que passavam pelo povoado. Dono de uma risada gostosa, o referido senhor começou a ser conhecido como Seu Gostoso. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado até o dia 29 setembro 1899, quando o Sr. Miguel Félix Martins, primeiro morador do Gostoso, por força de uma promessa feita a São Miguel inaugurou a igreja e colocou na mesma a imagem de São Miguel. A partir desta data, o nome do povoado e vila de pescadores passou de simplesmente Gostoso para São Miguel do Gostoso, nome que permanece até hoje.

São Miguel do Gostoso

A cada ano cresce o número de turistas atraído principalmente pela tranquilidade e beleza do lugar. Gostoso é um lugar limpo, tranquilo e seguro, ideal para descansar e fugir do estresse urbano. Seu litoral se alinha paralelamente à linha do Equador e a posição geográfica favoreceu o desenho de suas praias. Uma temperatura média de 26 graus e lindas praias que convidam à descontração, ao banho de mar e aos prazeres da vida em cenário belo, rústico e aconchegante, onde a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos.

São Miguel do Gostoso
Praia da Xêpa

Como a maioria das cidades do litoral nordestino São Miguel do gostoso também pode ser dividida em passeios pelas praias do Norte e do Sul. Em direção ao Litoral Norte encontra-se a praia de Tourinhos, que tranquilamente figuraria na minha lista de praias mais bonitas do Brasil, uma belíssima enseada com águas claras e mornas, quase deserta e com duna gigante que se petrificou há cerca de 2500 anos.

Outro ponto positivo de Tourinhos é o pôr do sol, Imperdível! É o ponto de encontro ao entardecer. A praia pode ser acessada a partir do centro de Gostoso por estrada de terra ou ainda de buggy ou quadriciclo pela praia do Reduto.

Outro passeio imperdível é de buggy para o Litoral Sul até Maracaju passando por praias quase desertas e intocadas, com cara e jeito de colônia de pescadores.

São Miguel do Gostoso
A avenida principal de Gostoso

Mais se você só quer descansar, as praias urbanas também são um convite a preguiça. Ponta do Santo Cristo , Cardeiro , Xêpa e Maceió ficam próximas as pousadas, restaurantes e bares com mar calmo e aguas mornas. A Ponta do Santo Cristo é ideal para pratica de katesurf e windsurf e é comparada a já famosa Jericoacoara para a pratica desse esporte.

Depois de ter conhecido João Pessoa, Pipa e Natal, agora consigo entender o porquê das pessoas se apaixonarem tanto por “Gostoso”. O passeio é uma aventura constante em contato com uma natureza ainda selvagem, paisagens paradisíacas, pessoas simpáticas e muito sol, mais muito sol mesmo! Esta é a hora do Gostoso! Visite São Miguel do Gostoso e você definitivamente terá algumas estórias para contar para seus amigos.

Fotos

Veja as dicas de como chegar, onde ficar, onde comer em dicas desse post, lá no início.

Veja Também: