Tiradentes, o tesouro escondido da arte barroca
Depois do declínio do Ciclo do Ouro, no fim do século 18 até os anos 80, Tiradentes permaneceu sem qualquer forma de desenvolvimento. A partir desta data o turismo floresceu, através do seu centro histórico, com um dos conjuntos arquitetônicos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, foi por este motivo, a partir da metade do século XX proclamada patrimônio histórico nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas. Além disso, os visitantes encontram opções variadas de passeios ecológicos, o tradicional passeio de maria fumaça, que liga a cidade a vizinha São João del Rei. Também durante o ano inteiro acontecem vários eventos que atraem visitantes a cidade como o Festival Gastronômico e o Tiradentes Bike Fast, um dos mais tradicionais encontros de motociclistas do Brasil.
Andar à pé ou ouvir o som das charretes ecoando pelo Centro, é vivenciar e sentir na alma os tempos históricos desta charmosa cidade mineira
Descobrindo em cada ruela colonial calçadas com pedras pés-de-moleque, os tesouros escondidos da arte barroca, como igrejas do século XVIII que dividem a atenção com o preservado casario formado por antigos sobrados, curtir seu lado rural, encantar com seu artesanato, experimentar em seus diversos restaurantes a deliciosa comida mineira, e se deslumbrar com isto emoldurado pela bela Serra de São José.
Se tiver tempo não deixe de ver o pôr do sol do alto do morro, que fica localizado em frente à Igreja São Francisco de Paula, que oferece a todos a melhor vista do Centro Histórico com a Matriz de Santo Antônio ao fundo.
À noite, a luz branda dos lampiões que adornam as ruelas acompanha o clima pacato da cidade na baixa temporada e agitado na alta. Não é por acaso, que o local tornou-se um dos destinos preferidos de casais, que aproveitam seu clima romântico, os ótimos restaurantes e bares com música ao vivo, que se localizam principalmente no Largo das Forras e a presença de inúmeros ateliês de arte, a maioria deles com peças trabalhadas em madeira, estanho, ferro e pedra-sabão e também a excelente oferta de pousadas e hotéis.
Passeio de Maria Fumaça a São João del Rei
Reserve um dia para o passeio de Maria fumaça até São João del Rei, distante a apenas 12 Km do centro de Tiradentes. A Estrada de Ferro Oeste de Minas inaugurada no final de 1880 com a presença do Imperador Dom Pedro II, já possuiu 720 Km. Desde sua fundação, a ferrovia hoje administrada pela Ferrovia Centro Atlântica, nunca parou de funcionar. O tráfego ferroviário neste pequeno trecho continua atraindo muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas. Em boa parte da viagem é possível avistar o leito sinuoso do Rio das Mortes.
Chegando a São João Del Rei, não deixe de visitar o complexo Ferroviário, onde está localizado o Museu Ferroviário
Tombado pelo patrimônio histórico, que convida a todos fazer uma viagem no tempo, desde a origem ao crescimento das ferrovias no Brasil. Uma história que vem, há mais de um século, acompanhando os acontecimentos do País e deixando saudosas lembranças na memória das famílias brasileiras. Uma história marcada, acima de tudo por cultura, arte e emoção. E aproveite e conheça o também lindo Centro Histórico desta aconchegante cidade.
Bate-e-volta a cidade de Resende Costa
Se você estiver com a agenda folgada vale fazer um famoso bate-e-volta a cidade de Resende Costa, localizada a poucos quilômetros de Tiradentes, lá você encontrará uma sequência de lojinhas com excelentes preços que vendem todo tipo de produto em arte têxtil: redes, colchas, conjuntos americanos, almofadas, mantas, tapetes, bonecos de tecido, etc. Além de peças em arte têxtil (a especialidade da cidade), o visitante encontrará também peças de artesanato, principalmente de decoração e utilitários.
Bate-e-volta a Bichinho
Reserve um período para conhecer o simpático vilarejo de Bichinho em Prados, com seus artesanatos e boa comida, situado a 8 Km de Tiradentes. No retorno, conheça o Museu do Automóvel da Estrada Real.
Outras atrações que você não pode deixar de conhecer
- Passos da Paixão de Cristo: Pequenas capelas conhecidas como passos da Paixão de Cristo foram erguidas na cidade a partir de 1729.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário: É considerada a mais antiga da cidade. A primitiva capela foi erguida pela Irmandade dos Homens Pretos, provavelmente, em 1708.
- Matriz de Santo Antônio: É um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais. Sua fachada foi modificada em 1810 a partir de um risco encomendado a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
- Chafariz São José: Com três fontes ainda em funcionamento, é um marco da arquitetura do século 18 na cidade
- Museu Casa Padre Toledo: É um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII em Tiradentes, um marco arquitetônico do período de exploração mineral.
Para os amantes da natureza
Há muito a explorar no entorno da cidade e adjacências, pois Tiradentes possui espaços em que o ecoturismo é um dos destaques. Através de caminhadas, cavalgadas, pedaladas ou trilhas “off road”, entre outras opções. Você pode chegar a várias cachoeiras cujas belezas naturais encantam os visitantes, pois em suas águas cristalinas é possível tomar um gostoso banho, longe do agito da cidade em meio à tranqüilidade que os locais oferecem. A imponente Serra de São José reserva várias atrações para os amantes da natureza: rica fauna e flora, cachoeiras, campos, grutas e mirantes. Os roteiros ecológicos apresentam diferentes graus de dificuldade, de acordo com o perfil e a disponibilidade dos turistas. Enfim há atividades para todas as idades e interesses.
Para os trilheiros
Há roteiro de grau leve, um exemplo, é a visita à Cachoeira do Mangue, em que os atrativos são alguns trechos remanescentes de Mata Atlântica, piscinas naturais e calçamento de pedra. Esse percurso tem duração média de duas horas. Há, também, roteiros com duração aproximada de quatro horas e, para os tem preparo físico, existem trilhas que superam 8 horas. A seguir abordamos algumas das trilhas mais badaladas da cidade e redondezas:
- Caminhada pela linha de trem, uma Caminhada leve, em trilha plana, que segue paralela à linha de trem, com uma bela visão da Serra São José e alguns trechos do Rio das Mortes.
- Caminhada na Serra de São José, além de uma visão deslumbrante da Serra, podem ser vistos calçamentos de pedra feitos por escravos durante o séc. XVIII. Nesta serra descubra os segredos da misteriosa Trilha do Carteiro, lenda contada há mais de 02 séculos.
- Travessia Águas Santas / Mangue, O percurso começa no histórico Balneário de Águas Santas, em direção à Cachoeira do Mangue, passando pela Casa das Águas e campos rupestres.
- Serra do Lenheiro em São João del Rei, com sua geologia, pinturas rupestres, sua fauna e flora que faz parte de nossa história.
- Trilha do Bosque da Mãe d’água onde nasce a água que abastece o Chafariz de São José, no centro de Tiradentes.
Dicas de onde ficar
Pousada Astral de Minas
Rua Herculano José dos Santos, 12 – Centro.
Reservas pelo booking click aqui
Outras dicas
- City tour nas coloridas charretes ou uma voltinha nos cavalos que ficam na praça em frente ao hotel Solar da Ponte.
- Não deixe de experimentar os doces do lendário Chico Doceiro.
- Se sua intenção é comprar objetos de design, antiguidades e móveis, você está na cidade certa, os preços são ótimos.
- Use calçados confortáveis para explorar as ruas do século 18 com piso irregular do Centro Histórico.
- Só existem agências bancárias do Bradesco e do Itaú. Muitos locais não aceitam cartão de débito nem de crédito. Pergunte antes de comprar.
- Prepare as mochilas e escolha as roupas adequadas para conhecer as belezas naturais de Tiradentes!
- Endereço e informações sobre preços para o passeio de Maria Fumaça:
Trilhos de Minas Fone: (32) 3371- 8485, ou também se preferir algumas agências de turismo de Tiradentes também fazem reservas e vendas de ingressos.
Gostou? Então compartilha!
Comentários