Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Trekking ao Maciço das Prateleiras em Itatiaia RJ

Maciço das prateleiras
A Caminho das Prateleiras

O maciço das Prateleiras está localizado no planalto do Parque Nacional de Itatiaia, numa região com vegetação de Campos de Altitude, sendo formado por um belo conjunto de imponentes blocos de pedra enfileirados, sendo que alguns deles causam impressão de figuras. De seu cume a 2.539 metros de altitude, descortinam-se muitas vistas panorâmicas, destacando-se o Vale do Paraíba. Nos arredores do maciço chega-se também a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga e a Pedra Assentada, atrativos amplamente divulgados e visitados no parque.

Prateleiras
Nosso destino, o Maciço das Prateleiras
Prateleiras em Itatiaia
Preparando para sair do Abrigo Rebouças

Como estávamos alojados no Abrigo Rebouças, na parte alta do parque, poupamos uma caminhada de 3 km desde a entrada até este ponto, e como também estávamos bem assessorados pelo nosso amigo e guia João Sergio, da mesma forma do dia anterior, quando subimos as Agulhas Negras, partimos as 08:00h com um céu totalmente azul para conquistar o cume do Maciço das Prateleiras. O visitante também tem a opção de caminhar apenas até a base, sendo que essas opções são escolhidas na entrada do parque (Posto Marcão), onde existe um controle e monitoramento sobre as trilhas.

img_20160914_084406446s
Cachoeira das Flores

img_20160914_080934978_hdr_

A trilha, que começa próximo ao Abrigo Rebouças, é dividida em duas partes: uma caminhada com quase 1,5 Km, com uma hora de duração até a base, e outra com mais 01:30h de subida até o cume, completando quase 3km. O tempo de ascensão varia de acordo com a via a ser utilizada, pois o maciço possui mais de uma via.

Prateleiras em Itatiaia
Trilhas para as Prateleiras
Prateleiras em Itatiaia
Trilha das Prateleiras

Essa parte inicial da trilha até a base é bem tranqüila e sinalizada, porém irregular e com algumas subidas e descidas. Durante este trajeto avistamos o lindo e fantástico Pico das Agulhas Negras e bela Cachoeira das Flores. O acesso a ela é realizado por meio de descidas que ficam à margem da trilha principal que leva até as Prateleiras. Não a visitamos, porém dizem que vale muito a pena um mergulho em suas águas geladas para um relaxante banho, principalmente na volta da trilha.

gopr1078-0001

gopr1084-0001

gopr1082-0001

Mais ou menos na metade da trilha, encontramos uma bifurcação, à direita segue para quem faz a Travessia Ruy Braga e à esquerda segue para as Prateleiras. Continuamos em direção ao nosso objetivo, seguindo sempre acompanhados a nossa frente pela majestosa Prateleiras, com um visual de tirar o fôlego de qualquer um, até a chegar a base, de onde foi possível vislumbrar o Vale do Paraíba e boa parte do lugar. Neste ponto há uma placa indicando a necessidade de conhecimento de técnicas de escalada.

img_20160914_103908988_hdr

Prateleiras em Itatiaia
Pedra da Maçã

Depois de descansar, lanchar e hidratar, partimos para a segunda etapa do percurso, a mais difícil e pesada, a que requer mais coragem e determinação, a subida até o cume pela face sul. Apesar de existir diversas vias que levem até o topo, sendo possível subir até sem a utilização de cordas, todos devem estar cientes de que a partir deste ponto não há mais sinalização, a trilha é toda realizada em um terreno bem pedregoso e cheio de trepa-pedra e chaminés, o que dificulta a localização do caminho a seguir, e com risco eminente de acidentes. Portanto o ideal é seguir com alguém que conheça o caminho, e que somente seguindo a via correta, será possível subir sem a necessidade de equipamento de escalada. A subida é bem íngreme, as pedras são espaçadas com algumas fendas entre elas proporcionando passagens emocionantes e até mesmo assustadoras, tornando-a assim bem cansativa e desgastante. Utilizamos em alguns trechos o uso de cordas, e o conhecimento de técnicas de escalada que nos ajudaram bastante nesta hora.

Prateleiras em Itatiaia

Depois de muito esforço chegamos primeiro a um falso cume, ali o visual já era recompensador, e com mais um lance de corda, finalmente estávamos no topo. Foi uma sensação muito boa e muito gratificante conseguir chegar ao objetivo que foi proposto.
A conquista foi recompensada com uma magnífica visão de 360º, ainda mais com um céu límpido, sem nuvens, contemplando o amplo Vale do Paraíba e as formas dos impressionantes paredões rochosos que circundam o maciço e de outras montanhas, como o imponente Pico das Agulhas Negras. Realmente é uma das paisagens mais belas do Brasil.

Prateleiras em Itatiaia
Cume
Prateleiras em Itatiaia
Livro de cume dividamente assinado

Lanchamos, descansamos, fotografamos, assinamos o livro de cume ali existente, e lemos algumas mensagens de outros aventureiros que também alcançaram o topo desta fantástica e espetacular montanha. E preparamos nosso retorno.

Prateleiras em Itatiaia
O desafio é grande, 60m de rapel. Até os mais experientes tremem!
Prateleiras em Itatiaia
João foi o primeiro a descer

Quando pensei que já tinha esgotado toda minha cota de adrenalina para este dia, para meu espanto outra surpresa, um rapel de quase 60 metros até a base do maciço, por um paredão totalmente negativo. Todos desceram bem este bom trecho em Rapel, fazendo com que pulássemos uma etapa bem árdua da descida e ainda deixando a aventura muito mais emocionante. O restante da trilha foi realizado numa boa, sempre olhando para trás para observar o quanto foi espetacular a nossa façanha, até a derradeira curva, onde olhamos o Imponente Maciço das Prateleiras pela última vez. Chegamos ao abrigo, pegamos nossos pertences e deixamos esse lugar de uma magia impar. Porém, voltaremos com certeza.

Prateleiras em Itatiaia
E um a um..
Prateleiras em Itatiaia
Missão cumprida

Considerações finais

Esta montanha é um bom local para a prática de montanhismo e escaladas. È considerada uma trilha difícil, com diversos momentos de exposição e que exige bastante força, concentração e habilidade, para dar certo. É realizada com o tempo estimado( ida e volta) para o percurso completo até o cume, de 06:00h.
A ascensão ao cume das Prateleiras realmente não é para iniciantes, em virtude de ter que atravessar fendas e andar sobre pedras, sendo uma trilha basicamente toda técnica, mas para os aventureiros já preparados vale muito a pena, é uma emoção incrível chegar ao topo de um dos ícones do montanhismo.
Da mesma forma que as Agulhas Negras, o visitante tem a opção de caminhar apenas até a base das Prateleiras ou seguir até o cume. Porém como diz a placa fixada na entrada do parque, a ascensão aos cumes das Agulhas Negras e das Prateleiras é considerada escalada em rochas, e isso é considerado uma atividade perigosa que requer o conhecimento e habilidade de lidar com técnicas e equipamentos apropriados e ter capacidade de julgamento e tomada de decisão neste ambiente. Os resgates são de complexa execução e impossíveis em determinados locais e condições climáticas. Caso não atenda a essas condições, recomenda-se a contratação de um condutor cadastrado. Caso decida seguir por conta própria, saiba que você estará pondo sua própria vida em risco. Você é responsável por sua própria segurança. Há opção de outros passeios no planalto que não envolve escalada em rocha ou uso de equipamentos.

Agradecemos ao nosso querido amigo e guia João Sergio (21 98069-5560), pela dedicação e paciência com os mais “velhinhos”, pois sem ele seria muito difícil chegar ao nosso objetivo final.
Texto Valdir Neves

O que levar
• Mochila de médio porte (20 a 25L), apropriada para trekking – importante para ter as mãos livres na subida das Prateleiras;
• Tênis ou botas pré-amaciadas, com solado aderente – importante para não escorregar nas trilhas e rochas das Prateleiras;
• Roupas leves para as caminhadas (caso seja alérgico a insetos e/ou plantas, levar calças e camisetas de manga longa). Também recomendamos o mesmo tipo de roupa para subir ao topo das Prateleiras);
• Agasalho para o frio nas montanhas e à noite;
• Roupas de banho (maiô/biquíni);
• Toalha para os banhos de rio/cachoeira;
• Chapéu ou boné;
• Capa de chuva;
• Filtro solar;
• Protetor labial;
• Repelente de insetos;
• Cantil ou squeeze com água;
• Lanterna leve (com pilhas reservas);
• Saco plástico para o lixo nas trilhas;
• Medicamentos tomados regularmente;
• Bastão para caminhadas (opcional);

Informações úteis
– A subida ao topo das Prateleiras é indicada para pessoas com experiência em montanhismo, pois em alguns trechos é necessário uso de corda e equipamentos de segurança. Já os iniciantes conseguirão ir até sua base, tranquilamente.
– É recomendável contratar um condutor (guia) de visitantes. Com ou sem guia, é preciso pedir uma autorização em abrigoreboucas.com.br.
– Durante o período de reprodução do Sapo Flamenguinho, símbolo do Parque, o acesso de veículos ao Camping e Abrigo Rebouças fica interditado e é preciso deixar o carro no estacionamento e andar 3 km até o abrigo. (Pergunte antes, pois isso fará a diferença entre ter que carregar as suas coisas na mão até o camping ou não).
– No interior do Parque não há qualquer tipo de comércio, portanto, vá preparado com suprimentos necessários para a quantidade de dias que for ficar por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nenhum problema Fátima. Dei uma olhada e vi que sua página ainda esta em construção. Quem sabe no futuro podemos fazer algumas atividades com vocês e divulgá-las aqui no blog.

  2. Bom dia! Parabéns pela página!!!

    Eu sou a Fátima da Absolut Adventure – Turismo Ecológico e de Aventura.

    Estamos iniciando nossas atividades e vamos trabalhar, entre outros locais, a região das Agulhas Negras onde vocês tem um artigo publicado no Blog.

    Estou entrando em contato com os blogs de viagem e gostaria, em primeiro lugar, de colocar o link da sua página na minha, para que possa mostrar como são os passeios por lá. Se me autorizar eu faço isso.

    Grata Fátima Morisson

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!