Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Fortaleza – Ceará

Canoa Quebrada, Morro Branco, Lagoinha

Uma viagem inesquecível, isto é o que Fortaleza garante aos seus visitantes. Com temperatura média de 27ºC, um mar de águas limpas e morna, e um céu quase sempre azul, a capital do Ceará é um dos destinos preferidos de brasileiros e estrangeiros. E nós estivemos lá para conferir.

As estações do ano não são bem definidas, existem apenas a época chuvosa, chamada localmente de “inverno”, que vai de janeiro a julho, e a seca, de agosto a dezembro. O mês mais chuvoso é abril e o mais seco é novembro. A melhor época para se conhecer Fortaleza, na minha opinião, é nos meses da seca . Com exceção de agosto quando a cidade fica completamente lotada de turistas estrangeiros, principalmente europeus, os outros meses de seca permitem ao visitante encontrar uma cidade um pouco mais vazia, fazendo com que você desfrute das suas belezas sem muitos atropelos.

O litoral é dividido em oeste, onde se encontram as belíssimas praias de Morro Branco e Lagoinha e a leste onde fica a lendária praia de Canoa Quebrada. Em Fortaleza ainda encontramos a famosa praia do Futuro e a de Iracema, onde à noite rola ali uma feira de artesanato onde o visitante pode apreciar o trabalho dos artistas populares do Ceará. Não muito longe dali está o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Destaque ainda para a variada oferta de restaurantes, com uma vasta culinária, de pratos típicos e frutos-do-mar. À noite, o visitante se agita com forró, boates, bares, teatros e shows de humor. Tem diversão em todos os dias da semana.

BEACH PARK

O Complexo Beach Park é uma estrutura de turismo e lazer localizado a 15 minutos da cidade de Fortaleza, no Ceará. São mais de 180 mil metros quadrados de diversão e emoção, que atrai anualmente aproximadamente 800.000 turistas.

Trata-se de um conglomerado com 4 áreas principais:

Aqua Park: Instalado numa área de 55.000 m², o Aqua Park é o maior e mais bem equipado parque aquático da América Latina.
Com uma completa estrutura de lazer, o parque oferece diversas opções de entretenimento que inclui Maremoto, a maior piscina de ondas da América Latina; o Insano, o mais alto toboágua do mundo; a Arca de Noé, uma área voltada especialmente para as crianças; o Ramubrinká, uma torre de 24m com 07 toboáguas; e muito mais! Garantia de diversão para toda a família!

Beach Park Suites Resort: Inaugurado em novembro de 1996, o Beach Park Suites Resort é um hotel de padrão internacional, com 182 apartamentos localizados à beira-mar, dentro do Complexo Beach Park, ao lado do parque aquático.

Beach Park Acqua Resort: São mais de 13 mil metros quadrados de área à beira-mar, com 123 apartamentos de 25 até 72m² e toda a estrutura de lazer nos padrões Beach Park.

Beach Park Praia: Com uma imensa área ao ar livre, o Beach Park Praia fica localizado entre os dois resort e ao lado do parque aquático, e conta com uma completa estrutura para receber os visitantes à beira mar, com serviços de alimentação e lazer e toda a comodidade e conforto, no melhor clima da praia.

CANOA QUEBRADA

Uma lua e uma estrela esculpidas nas falésias tornaram-se símbolo de Canoa, e dão um charme especial à praia, que faz parte do município de Aracati. Quando o olhar não está direcionado para as belas falésias, jangadas chamam atenção no mar. Aventureiros em passeios de buggy desbravam as dunas em busca de emoções fortes. À noite, pessoas de diversas nacionalidades se encontram para curtir reggae, rock, forró, música eletrônica, jazz, música popular brasileira.

Os turistas que passeiam pela praia não podem deixar de apreciar o pôr-do-sol no alto das dunas. Os ventos são ideais para a prática de esportes náuticos. No local, existe uma escolinha de kitesurf que oferece aulas para principiantes. Os passeios de buggy pelas dunas são ideais para quem procura emoção e belas paisagens naturais.

Depois de curtir os prazeres que Canoa Quebrada oferece durante o dia, os visitantes podem aproveitar a animação da rua principal do lugarejo, a Broadway. Bares, bons restaurantes e casas de shows oferecem vários estilos musicais, animando a noite de Canoa. A farra dura até o amanhecer. Os que querem uma programação mais tranqüila, podem curtir um lual na praia ou simplesmente aproveitar os serviços dos hotéis e pousadas, com padrões nacional e internacional. Canoa Quebrada fica a 157 km de Fortaleza, com acesso pelas CE-040 e BR-304.

MORRO BRANCO

O cenário típico cearense, formado por dunas branquinhas e falésias coloridas, é a atração da bela praia de Morro Branco, no município de Beberibe. Com estrutura de barracas, vem sendo bastante procurada pelos turistas. Fica a 80 quilômetros do Centro de Fortaleza.
A praia possui um cenário de falésias e areias coloridas, bastante utilizadas como matéria-prima para o artesanato típico da região. É de lá que vêm as areias nos mais diversos tons utilizadas para a confecção de paisagens de areia montadas dentro de garrafinhas, comercializadas em feiras de artesanato de todo o Estado.
As fontes de água doce também atraem os turistas, que em Morro Branco podem experimentar um passeio de jangada pilotado pelos próprios pescadores da região.
Bem próximo à entrada de Morro Branco o visitante se depara com um paraíso chamado Labirinto das Falésias, localizado no meio das dunas. Para quem prefere não arriscar fazendo o percurso sozinho, existem guias e buggys que levam até o local.
Explore os labirintos e confira as diferentes tonalidades de areia que são muito usadas na confecção das garrafinhas de areias coloridas, comercializadas nas feiras de artesanato em todo o Estado.

LAGOINHA

Localizada a 124 quilômetros de Fortaleza, próxima a Paracuru, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta.
Quem visita a Lagoinha tem certeza que esta é a praia dos sonhos. Uma paisagem de cinema contracena com jangadas e um povo muito tranquilo e feliz.
O local servia antigamente como porto para piratas franceses e, diz a lenda, que em baixo das dunas de Lagoa da Barra existem tesouros enterrados, porém ninguém nunca achou nada. Mas com tantas riquesas naturais, quem precisa de tesouros ?
Em uma das extremidades da Lagoinha se encontra a paisagem mais bela desta praia, e talvez de todo o Ceará. Entre duas dunas avermelhadas, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar.
A praia possui boas opções de hotéis e restaurantes, e recentemente foi inaugurado o maior resort brasileiro especializado no público gls. Para os que procuram uma melhor estrutura , a opção é ficar em Fortaleza e conhecer as praias de buggue.

O QUE FAZER EM FORTALEZA

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte… A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda dois museus: o Memorial da Cultura Cearense, com obras de arte popular; e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com exposições temporárias de artistas locais, nacionais.

Vida noturna em Fortaleza

A vida noturna de Fortaleza é tão famosa quanto suas praias e cada dia da semana tem uma programação específica. E o agito começa logo na segunda-feira, com o Forró do Pirata, um imenso bar animado pela apresentação de bandas regionais. Antes de se esbaldar no arrasta-pé, dê uma circulada pelo corredor de bares ao redor, ponto de encontro de jovens, intelectuais, boêmios e turistas.

As barracas da praia do Futuro não ficam para trás. Às terças e quintas, os shows de música e humor são apresentados na Subindo ao Céu e na Tropicália. Também por ali, a barraca Biruta promove festas animadas ao som de DJ´s.

Para quem exagerar na farra ou quiser se prevenir de uma possível ressaca no dia seguinte, vale seguir a receita dos cearenses: tomar um tradicional caldinho de peixe no final da noite na Avenida Beira-Mar.

Mercado Municipal

Fortaleza e outras cidades do Nordeste são conhecidas pelo talento de seus artesãos.
Esses artistas produzem peças em tecido, madeira, vidro, cocos, areia (as famosas garrafinhas) e muito mais. Os preços são surpreendentemente baixos: algumas peças que tomam dias para serem feitas são vendidas por menos de R$ 100. O crescimento do turismo tem elevado os preços, mas eles ainda são consideravelmente mais baixos do que nos Estados do Sul/Sudeste e no exterior.

Existem lojas de artesanato por toda a cidade (incluindo o aeroporto, onde tudo custa o dobro ou triplo do preço normal). Os dois melhores locais para se pesquisar preços de artesanato e fazer compras são a Feirinha da Beira-Mar (funciona a partir do entardecer) e o Mercado Central de Artesanato.

O mercado situa-se entre a Praia de Iracema e a zona central de Fortaleza. É possível caminhar do Centro Dragão do Mar até o Mercado, daí até a Catedral, e daí até o Centro de Fortaleza.

O Mercado Central ocupa um prédio de quatro pisos, ligados por escadas e passarelas. O local foi projetado especificamente para ser um mercado e reformado recentemente; em cada um dos pisos, funcionam diversas lojas, sem divisão por produtos.
Convém pesquisar todas as lojas antes de comprar. Os preços são em geral similares, mas sempre é possível pechinchar e obter um desconto (especialmente se comprar mais de um produto ou unidade).

Ponte dos Ingleses

Equivocadamente chamada de Ponte Metálica, a Ponte dos Ingleses teve sua construção iniciada em 1920, no Governo do Presidente Epitácio Pessoa para ligar o cais-ilha a terra, por conta da ausência do porto no litoral de Fortaleza. Sua estrutura foi desenhada por engenheiros da empresa inglesa Nastor Griffts que mantinha interesses comerciais no Ceará. Daí veio a denominação de Ponte dos Ingleses. Em 1994, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando sua recuperação. A nova Ponte dos Inglesesna praia de Iracema, foi uma ação tomada pela Secretaria da Cultura do Estado. O projeto recuperou a estrutura para uso público e urbanizou para uso de lazer. Ao todo são 120 m de comprimento, muretas de proteção e piso de madeira. Na ponte se localizam uma pequena galeria de arte e um observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde pode-se, pela manhã, observar o passeio dos golfinhos. Além disso pode-se ver também a mais bela vista do mar e do pôr-do-sol de Fortaleza.

Veja as Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *