Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Poço Azul na Chapada Diamantina

Terminamos a bela travessia do Vale do Pati chegando em Andaraí, a segunda principal cidade da Chapada Diamantina. Estando nesta região o roteiro ideal é ter disponível um dia inteiro para visitar o Poço Encantado no município de Itaetê e o Poço Azul em Nova Redenção, pois eles ficam a aproximadamente uma hora de distância um do outro e são bem fáceis de chegar de carro e sem guia, embora muitas agências vendam o passeio guiado para esses locais.

Poço Azul na Chapada Diamantina

Por falta de tempo optamos pela visita ao Poço Azul, deixando o Poço Encantado para outra ocasião, apesar deste ser um lindo lago de 60m de profundidade e 98m de extensão, situado dentro de uma caverna, que recebe através de uma fenda feixes de luz solar, que incidem sobre a superfície, revelando uma água de cor azulada surreal e seu fundo totalmente transparente, ressaltando ainda mais a beleza do lugar. Cabe ressaltar que neste lago é proibido entrar na água.

Poço Azul na Chapada Diamantina

Com o grupo com uma vontade louca de mergulhar, e de não perder o horário em que o astro-rei proporciona também um belo espetáculo nas águas, deixamos Andaraí e seguimos por mais 45 quilômetros para o também lindo Poço Azul.

Nova Redenção está localizada na Chapada Diamantina, bem no centro do território baiano, é banhada pelo rio Paraguaçu, maior rio genuinamente baiano, que muitos quilômetros adiante abastece a Grande Salvador. Possui diversos atrativos, como o Balneário da Peruca, o Lago da Piranha, a Trilha do Socó, a Pedra da Arara e a Gruta do Roncador, porém sua principal atração é o Poço Azul.
Esta atração está localizada em um sítio de 25 hectares, e não requer grande esforço para ser visitado, pois são apenas 70 metros de escadas para chegar ao lago dentro da caverna. O poço tem 80 metros de extensão com duas cavernas de 20 m2. Estima-se que essa área corresponde a apenas um terço de tudo o que há para ser explorado na caverna. Ali além de apreciar toda beleza do lugar podemos “flutuar” nas águas cristalinas da parte da frente do poço, delimitada por cordas. Muitos já viram fotos de pessoas mergulhando em um lago azul dentro de uma caverna, passando uma sensação de que essas pessoas estão flutuando em pleno ar, mais parecendo um salto de paraquedas. Pois é, provavelmente essa fotografia foi tirada no Poço Azul da Chapada da Diamantina.

Poço Azul na Chapada Diamantina

A gruta foi tombada pelo IBAMA em 2005, quando uma expedição com exploradores do mundo inteiro encontrou dentro do lago, fósseis de animais pré-históricos como o da preguiça gigante. Por isso, quando mergulhamos na água, ficamos imaginando onde estavam as ossadas e como todos esses bichos foram parar ali.

Poço Azul na Chapada Diamantina

O esquema para entrar no poço é o mesmo utilizado no Poço Encantado, paga-se uma taxa, pega o colete salva-vidas, mascara e um snorkel e em grupo desce uma escada acompanhados por um guia local até a chegada a um píer de madeira já dentro da gruta. Antes de descer os guias nos orientam tomar uma ducha para tirarmos o excesso de oleosidade da pele. Porém a melhor parte é quando chega a hora de entrarmos naquela água cristalina, com uma temperatura gostosa em torno de 24°C e uma profundidade que varia de 4 a 16 m. A visibilidade é extremamente alta, dá para ver tudo, as formações rochosas e até o fundo do poço com extrema nitidez. A sensação de poder tocar o que estamos vendo, mesmo estando a uma profundidade que chega a 16 metros é inexplicável. O cenário é encantador, parecendo cenário de filme. O banho é relaxante, dá para aproveitar muito, mesmo com cerca de apenas 30 minutos que cada grupo tem para desfrutar dessa incrível beleza natural. Não visualizamos camarões e nem o raro e sensível bagre albino que habitam o poço.

Em certo momento somos convidados a nos retirarmos da água para apreciar o espetáculo proporcionado pelo sol penetrando numa fenda da gruta. Simplesmente fantástico.

Poço Azul na Chapada Diamantina

<

h3 class=”orange”>DICAS

Poço Encantado

– Onde fica: Município de Itaetê, a 47km de distância de Mucugê, 45km de distância de Andaraí e 86km de distância de Lençóis, principal cidade da Chapada Diamantina.
– A melhor época para visitar o Poço Encantado é de abril a setembro, das 10h às 13h30. Devido ao raio de luz que incide dentro da caverna, na água cristalina, criando um efeito azul lindo. Para entrar, tem que usar capacete. Os visitantes só podem ficar lá dentro por cerca de 20 minutos.
– Localização: O poço Encantado fica em Itaité (44 km a sudeste de Andaraí). Para chegar lá é preciso seguir pela BA-142 por 20 km até a estrada para Itaité. Uma placa indica a entrada para o poço, que fica a 17 km deste ponto.
– Como a visita ao poço é geralmente muito concorrida, o melhor é chegar mais cedo para não perder a entrada do raio.
– Preço para entrar no poço: R$20,00.

Poço Azul

– Onde fica: Município de Nova Redenção, a 64km de distância de Mucugê, 46km de distância de Andaraí e 86km de distância de Lençóis. Tomar a BA-142 em Andaraí e, depois, estrada de terra até as margens do rio Paraguaçu. Propriedade particular, acesso pago.
– Onde comer: Almoçamos comida regional no restaurante da Dona Alice que fica dentro da propriedade.
– Melhor época para visitar: de abril á outubro, das 12h30 até as 14h30, quando o raio de sol incide diretamente na água
– O sítio em que se encontra o Poço é bem estruturado, com restaurantes, lanchonetes e banheiros à disposição.
– Preço para entrar no poço: R$15,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!