Cachoeira do Saco Bravo

No post anterior relatamos a caminhada de Laranjeiras até Ponta Negra. Agora dando prosseguimento, vamos abordar no 2º dia de nossa aventura, o trecho da Praia de Ponta Negra x Cachoeira do Saco Bravo, inserido também na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Esta reserva abriga doze vilas caiçaras, cujas comunidades vivem da agricultura, da pesca artesanal e mais recentemente do turismo, proporcionado por uma fauna e flora diversificada, praias paradisíacas e rios e cachoeiras com águas cristalinas.

A pequena e linda praia de Ponta Negra tem um cenário bucólico, típico de vila de pescadores, com uma comunidade com forte traço da cultura caiçara, com barcos na areia e bares rústicos à beira mar que dão ao lugar um charme todo especial. Deste ponto os turistas e aventureiros podem sair para conhecer parte das trilhas da reserva . Como as trilhas que dão acesso ao Pico do Cairuçu, a Pedra da Jamanta, as praias de Antiguinhos, Antigos, Praia do Sono, Martim Sá e Pouso da Cajaíba, além é claro da cereja do bolo, a Cachoeira do Saco Bravo, nosso objetivo neste dia.

Começamos cedo, pois é preciso encarar uma trilha de 8 km até o Saco Bravo(ida e volta), porém com muitas subidas e descidas. É aconselhável ir com guia, pois existe muitas bifurcações e nós fomos com o Cy, guia muito conhecido no local. A partir desse ano (2020) foi adotado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) novas regras de visitação para quem deseja conhecer a cachoeira do Saco Bravo.

Passa a ser obrigatório a contratação de um guia credenciado pelo INEA e também fica limitado a 140 pessoas o acesso a cachoeira por dia. Além disso, a entrada na piscina natural fica restrita a 20 pessoas por vez. Com essas novas regras o instituto espera aumentar a segurança dos visitantes, reduzir o impacto ambiental e gerar renda para a comunidade local, já que os guias e condutores são moradores da comunidade caiçara.

De cara pegamos uma subida bem íngreme, só parando para um descanso numa grande pedra conhecida como Descanso, ufa que pedra bem-vinda. Desse mirante obtemos um lindo visual da Praia de Ponta Negra e do vale com as imensas montanhas do Cairuçu e da Jamanta ao longe. Depois de sair do mirante a trilha fica um pouco mais tranquila, alternando subidas e descidas dentro da mata fechada, passando por alguns pontos de coleta de água potável. Na última fonte existe uma placa do INEA indicando que a Cachoeira do Saco Bravo está próxima.

A chegada na Cachoeira é pelo alto, passando por mirante de onde se descortina um belo cenário, uma vista paradisíaca da cachoeira com sua piscina e o mar juntos no mesmo lugar. Para chegar na cachoeira é preciso descer com cuidado pelas rochas. Tem um trecho com uma corda para auxiliar na descida, onde todo cuidado é pouco. A cachoeira do Saco Bravo é linda, uma maravilha da natureza que deve ser preservada. A água despenca do alto da rocha e forma uma grande piscina natural e a seguir desagua no mar. Em um certo ângulo a impressão que se têm é que as águas da cachoeira, ficam niveladas com imensidão das águas azuis do oceano, um espetáculo, uma verdadeira obra de arte da mãe natureza. Tomamos um banho relaxante em suas deliciosas águas.

A cachoeira está localizada à beira do oceano, onde a onda bate forte quando o mar está agitado, principalmente no local onde a água da cachoeira desagua no mar, por este motivo todo cuidado nesse local. Porém é só se manter tranquilo, pois é tudo muito seguro. . Por volta das 12hrs retornamos para Ponta Negra, tomamos um banho, mochilas e pegamos o barco para requintado e belo condomínio Laranjeiras, onde uma van nos aguardava para nos deixar na Vila do Oratório onde estava o nosso carro.

Texto: Valdir Neves

DICAS

Estacionamento:
R$25,00 o pernoite na Vila do Oratório.

Campings:
Em Ponta Negra há pelo menos 3 camping: contato. Ismael: (24) 99973-8365 / 99239-2982 / 99867-6456, Branca: (24) 99920-0036 / 99834-3384 e Teteco: (24) 99834-3384.

Casa:
Lidiane: (24) 99827-6653 Casa com 2 quartos: 50,00 p/pessoa,

Chalés:
O Teteco possui ótimos chalés para quem quer mais conforto. Teteco: (24) 99834-3384.

Onde comer:
O Teteco possui um bar na praia, ele serve refeições e bebidas e em alguns dias tem música ao vivo.

Barco :
Ismael: (24) 99973-8365 / 99239-2982 / 99867-6456

Van:
É de graça de Laranjeiras até a Vila Oratório (10 min).

Como Chegar:
– Saindo da Rodoviária de Paraty, pegar o ônibus da linha 1040 (Paraty – Laranjeiras), e descer no ponto final. O início da trilha fica do lado direito do ponto.

– Quem for carro pode parar perto do início da trilha, na Vila do Oratório.

Guia:
De Ponta Negra a cachoeira do Saco Bravo R$ 150,00 para 4 pessoas

Outras dicas:
– Não se esqueça das dicas de segurança ao fazer trilhas; como se hidratar corretamente e observar onde se pisa ou senta-se para descansar. Leve repelente e lanterna. 

Jamais deixe seu lixo pelas trilhas e evite fazer fogueiras.

Veja também: