Roteiro: Centro Histórico de Salvador
Visitamos as principais atrações do Centro Histórico de Salvador
A Bahia é um dos destinos mais procurados no país, e sua capital Salvador juntamente com destinos como Chapada Diamantina, Morro de São Paulo e Porto Seguro recebem grande parte dos turistas que se dirigem a esse estado. Em Salvador além das praias, o Centro Histórico é um dos lugares mais visitados da cidade. E para que você possa aproveitar suas melhores atrações, montamos esse roteiro que incluímos ainda uma visita a Igreja do Senhor do Bonfim e o Farol da Barra.
Nosso passeio pelo Centro Histórico de Salvador começa à pé pelo Largo Terreiro de Jesus na Cidade Alta (Nº 14 no mapa no final do post). No próprio Largo temos a Igreja de São Domingos (Nº 19 no mapa) que começou a ser construída em 1731 ficando pronta seis anos depois, o destaque é a pintura no teto com a imagem de São Domingos.
Igreja de São Francisco Seguindo a ruela do lado direito da igreja chegamos ao Largo Cruzeiro do São Francisco onde está uma das mais importantes construções do estilo Barroco da Bahia, a Igreja e Convento de São Francisco (Nº 20 no mapa no Final do Post). Essa Igreja conhecida pela riqueza do seu interior em talha dourada, possui uma infinidade de esculturas em jacarandá e os altares coberto de ouro (dizem que são mais de 700kg). Logo na entrada é possível admirar as pinturas ilusionistas no teto, que dependendo da posição do observador, tem formas diferentes. Na área do convento, anexo a Igreja, o destaque são os 37 painéis de azulejos do Claustro que retratam cenas pagãs. Pena que a conservação de alguns desenhos estão se deteriorando pela falta de manutenção adequada.
Largo do Pelourinho No Largo do Cruzeiro de São Francisco pegamos a Rua Gregório de Matos onde fica a sede do Olodum, em direção ao Largo do Pelourinho (Nº 34 no mapa no final do post). O Pelourinho é um lugar de visita obrigatória para qualquer turista, é ponto de encontro para diversas manifestações artísticas e culturais de Salvador, foi lá que nasceu, é um dos locais preferidos de apresentação da banda de percussão Afro Olodum.
Museu da Cidade | Casa Jorge Amado | Igreja N S do Rosário dos Pretos Também no Largo do Pelourinho encontramos o Museu da Cidade (Nº 30 no mapa), que abriga acervos sobre cultura da cidade além de manuscritos e peças do poeta Castro Alves. A Fundação Casa Jorge Amado (Nº 31 no mapa), que não podia estar em lugar mais apropriado, pois o Pelourinho foi cenário para diversas obras do escritor. O acervo é composto por objetos pessoais, livros, artigos, discursos e manuscritos originais do Grande Escritor Baiano. Um pouquinho mais abaixo, mas ainda no Pelourinho, temos a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Nº 33 no mapa). Tem também um casarão azul, que aliás, está à venda, que não está marcado no mapa, que foi onde Michael Jackson esteve na gravação de parte do clipe da musica “ They don`t really care about us” com participação do bloco Olodum.
Elevador Lacerda Do Pelourinho retornar ao Largo Terreiro de Jesus pela Rua Alfredo Brito, o destino agora é o Elevador Lacerda (Nº 6 no mapa). É o símbolo da cidade, é o cartão postal mais conhecido da Bahia, inaugurado em 1873 foi o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público, liga a cidade alta a cidade baixa. Do Alto temos uma visão de toda a Bahia de Todos os Santos. Atualmente transporta 128 pessoas nos quatro elevadores e custa R$ 0,15 por trajeto.
Mercado Modelo Já na Cidade Baixa continuamos nosso Tour no Mercado Modelo (Nº 9 no mapa), é um grande shopping center de artesanato com uma infinidade de box que vendem praticamente a mesma coisa. Aachei os preços mais caros que nas lojas do Pelourinho, mas vale a pena uma visita. Lá também tem dois restaurantes à la carte no segundo andar que indico para o almoço, o ambiente é agradável, a comida é boa, o preço razoável, e enquanto espera a comida pode-se apreciar a beleza da Bahia de Todos os Santos através das varandas dos restaurantes.
Igreja do Senhor do Bonfim Continuando, o nosso próximo atrativo não fica exatamente no centro Histórico, mas como acho ser de grande importância incluímos no nosso Tour. Seguimos agora por cerca de 6 km até a Igreja do Senhor do Bonfim, pode-se utilizar de um táxi ou pegar transporte público em frete ao Mercado modelo (Ver preços, itinerário em “Dicas de post” no menu desse post).
A Igreja do Bonfim, não é a mais bonita, mas com certeza é a mais famosa, afinal o Senhor do Bonfim é o padroeiro da Cidade e o símbolo da fé baiana. A tradicional lavagem das suas escadarias, que só tem 10 degraus, pelas baianas, leva milhares de pessoas ao seu entorno e é uma grande festa que dura o dia inteiro ao som de trios elétricos.
Pra entrar no clima não esqueça de comprar as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. Diz a lenda que você deve amarra-las no pulso ou na grade do pátio da igreja com duas voltas e três nós, sendo um para cada pedido, quando a fita cair eles se realizarão.
Farol da Barra Para terminar esse roteiro, incluímos outro ponto turístico de Salvador fora do Centro Histórico que achamos que não podia faltar, o Farol da Barra. Localizado entre as praias do Farol da Barra e Porto da Barra é considerado um dos melhores lugares para se ver o pôr do sol em Salvador. Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio fica dentro do Forte de mesmo nome e é considerado o mais antigo da América, sua luz pode ser vista a 60km de distância.
Mapa do Centro Histórico de Salvado
Atrações do Centro Histórico 1 – Praça Castro Alves. 2 – Igreja da Conceição da Praia. 3 – Palácio Rio Branco. 4 – Câmara dos Vereadores. 5 – Prefeitura Municipal. 6 – Elevador Lacerda, inaugurado em 1873, o maior do mundo na época. 7 – Forte São Marcelo. 8 – Terminal Marítimo Turístico. 9 – Mercado Modelo, bairro do Comércio. 10 – Santa Casa da Misericórdia. 11 – Monumento da Cruz Caída. Local da primeira catedral do Brasil. 12 – Praça da Sé (abrigava a antiga Sé). 13 – Catedral Basílica, antiga igreja dos Jesuítas. 14 – Terreiro de Jesus. 15 – Museu Afro-Brasileiro. 16 – Plano Inclinado Gonçalves. 17 – Faculdade de Medicina da Bahia, 1ª do Brasil. 18 – Museu de Arqueologia e Etnologia. 19 – Igreja de São Domingos Gusmão. 20 – Igreja e Convento de São Francisco. 21 – Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. 22 – Largo Pedro Arcanjo. 23 – Largo Tereza Batista. 24 – Igreja de São Miguel. 25 – Praça ACM. 26 – Teatro XVIII. 27 – Museu Azulejaria e Cerâmica. 28 – Largo Quincas Berro d’Água. 29 – Teatro Miguel Santana. 30 – Museu da Cidade. 31 – Fundação Casa de Jorge Amado. 32 – Teatro Pelourinho. 33 – Igreja N. S. do Rosário dos Pretos. 34 – Largo do Pelourinho. 35 – Museu Casa de Benin. 36 – Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo. Local das filmagens do Pagador de Promessas. 37 – Largo do Carmo. 38 – Igreja do Carmo. 39 – Igreja N. S. da Ajuda. 40 – Igreja N. S. da Barroquinha. Centro Cultural. 41 – Mosteiro de São Bento. Fundado em 1582, é o primeiro mosteiro das Américas. 42 – Igreja de São Pedro dos Clérigos.
Outras Informações
- Ficamos hospedados no Hotel Sol Barra, em frente à praia Porto da Barra que foi reservado através do Bookink.com
- Como a distância do Hotel ao centro Histórico era de pouco mais de 7km, optamos por usar o táxi como meio de transporte, mas existem várias linhas de ônibus que fazem esse trajeto.
- Também usamos o táxi para ir do Centro Histórico à Igreja do Bonfim, o trajeto de 6km saiu por cerca de R$15,00.
- Para almoçar indicamos os restaurantes Camafeu de Oxossi ou Maria de São Pedro, ambos no segundo andar do Mercado Modelo. A comida é boa, o preço razoável e a vista maravilhosa.
1 Comentário
Muito show Amo Bahia.