Travessia Laranjeiras x Ponta Negra x Cachoeira do Saco Bravo
Situada entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, em plena Costa Verde fluminense, no Município de Paraty, localiza-se a Reserva Ecológica da Juatinga, onde realizamos uma trilha ainda pouco explorada, a Travessia de Laranjeiras x Ponta Negra x Cachoeira do Saco Bravo. Nesta reserva há praias desertas e paradisíacas, rios e cachoeiras com águas cristalinas, uma floresta de Mata Atlântica com uma vasta e riquíssima fauna e flora, altas montanhas com mais de 1.000m de altitude, como o Pico Cairuçu com 1.070m e a Pedra da Jamanta com 1.098m.
A comunidade Caiçaras
Sendo habitada por pequenas comunidades caiçaras, um povo humilde e receptivo, que vive de forma simples e quase que exclusivamente do que o mar oferece. O acesso a essas comunidades e praias se dá apenas por mar ou por trilhas, particularidade que mantém esse paraíso preservado, para que tenhamos ainda a chance de deixar nossas pegadas nas areias das paradisíacas praias que percorremos.
Laranjeiras x Praia de Ponta Negra
A Travessia Laranjeiras x Ponta Negra começa na Vila Oratório, um vilarejo ao lado do luxuoso Condomínio Laranjeiras, onde tem o acesso da trilha para toda a Ponta de Juatinga. Neste trecho da trilha passamos pelas paradisíacas Praia do Sono, Antigos, Antiguinhos, Galhetas e terminamos na Praia de Ponta Negra. Esse percurso fica todo dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçú.
A Belíssima Praia Sono
Na entrada da trilha tem uma placa indicando as distâncias de cada praia até a Cachoeira do Saco Bravo. A primeira parte é o trecho Laranjeiras x Praia do Sono, com um percurso de 3,1 Km, com duração aproximada de 01:20h. Os primeiros 20 minutos são de forte subida, mas depois na maior parte a trilha segue plana, com algumas subidas e descidas suaves, quase sempre em área sombreada pela vegetação. Um pouco antes de chegar, paramos num mirante de onde obtemos um lindo visual da praia lá embaixo.
A praia é linda, água azul, boa para um gostoso banho e repleta de pousadas, campings e restaurantes, porém por causa da covid-19, tudo estava fechado e estava proibido passar por dentro da comunidade.
Veja nosso Vídeo
Por este motivo atravessamos toda praia pela extensa faixa de areia branca, só parando no final, próximo ao Rio do Sono, onde tomamos um refrescante banho em suas águas cristalinas e onde também tem uma placa indicando o início da trilha para a Praia dos Antigos. A Praia do Sono é repleta de amendoeiras em toda sua orla, e acredito que o nome Sono é bem apropriado, pois o lugar transmite muita tranquilidade, dando vontade de tirar uma soneca e depois passar horas vislumbrando aquele maravilhoso mar.
Praia dos Antigos e Antiguinhos
Partimos para o segundo trecho do final da Praia do Sono x Praia dos Antigos. São cerca de 600m de trilha onde encontramos uma dificuldade maior logo na primeira subida, que é bem acentuada, e conta com uma escadaria para auxílio, porém quanto mais subimos, o cenário atrás fica cada vez mais bonito. Já quase no cume tem um mirante coberto que proporciona outro belo visual de toda Praia do Sono e do rio.
Praia dos Antigos e Antiguinhos
Dali em diante o percurso fica mais tranquilo até a Praia dos Antigos, uma praia selvagem com aguas verde esmeralda e com uma enorme pedra bem no meio, de cima dela tiramos várias fotos. No final da Praia começa a trilha para a Praia dos Antiguinhos, uma trilha curtíssima, de cerca de 600m.
A Praia dos Antiguinhos é pequena e fica em uma enseada bonita e deserta, separadas por uma ilhota de pedras, água transparente, e com montanhas que contornam o desenho da praia.
Parada obrigatória na Cachoeira de Galhetas
Seguimos para a Cachoeira de Galhetas, quarta parada, após a praia de Antiguinhos, anda-se por aproximadamente 1,3km onde possui uma bifurcação sendo que a direita leva-nos a praia de Galhetas e, para a esquerda leva-nos a Cachoeira de Galhetas. Um ótimo local para um banho de água cristalina e gelada, massagem e para recuperar as energias antes de prosseguir para a Praia de Galhetas, localizada ali pertinho, logo após ultrapassar uma ponte.
A Praia de Galhetas é uma praia com pouca extensão de areia e muitas pedras, bem bonita e ótima para fotos. Posteriormente por mais 800m seguimos para a Comunidade de Ponta Negra, destino final do dia. Passando antes por um belo mirante, que proporciona um belo visual da praia.
No dia seguinte seguimos para a cachoeira do Saco Bravo, mas isso relatamos em outro post.
Texto: Valdir Neves
DICAS
Sobre o trekking:
É mais aconselhável é fazer a Travessia Laranjeiras x Ponta Negra no primeiro dia, aproveitando bem cada praia, rios e cachoeiras, chegar em Ponta Negra no fim da tarde, pernoitar ali e no dia seguinte seguir até a Cachoeira do Saco Bravo. Por este motivo vamos detalhar em dois post esta nossa aventura de quase 17 Km, com dois dias de caminhada, que começou na Vila do Oratório (Laranjeiras) e terminou na Cachoeira do Saco Bravo.
Estacionamento: R$25,00 o pernoite na Vila do Oratório.
Campings:
Em Ponta Negra há pelo menos 3 camping: contato. Ismael: (24) 99973-8365 / 99239-2982 / 99867-6456, Branca: (24) 99920-0036 / 99834-3384 e Teteco: (24) 99834-3384.
Casa:
Lidiane: (24) 99827-6653 Casa com 2 quartos: 50,00 p/pessoa,
Chalés: O Teteco possui ótimos chalés para quem quer mais conforto. Teteco: (24) 99834-3384.
Onde comer: O Teteco possui um bar na praia, ele serve refeições e bebidas e em alguns dias tem música ao vivo.
Barco : 35,00 p/pessoa de Ponta Negra até Laranjeiras
Van ( de graça) de Laranjeiras até a Vila Oratório (10 min).
Outras dicas:
– Não se esqueça das dicas de segurança ao fazer trilhas; como se hidratar corretamente e observar onde se pisa ou senta-se para descansar. Leve repelente e lanterna.
– Jamais deixe seu lixo pelas trilhas e evite fazer fogueiras.
Como Chegar:
– Saindo da Rodoviária de Paraty, pegar o ônibus da linha 1040 (Paraty – Laranjeiras), e descer no ponto final. O início da trilha fica do lado direito do ponto.
– Quem for carro pode parar perto do início da trilha, na Vila do Oratório.
6 Comentários
hwf6b5
svmtct
4fxmwa
d5klb0
c3kock
y0preo