Patagonia_Argentina
El Calafate
 El Calafate

El Calafate, conhecida como a capital nacional das geleiras, é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina, próxima a fronteira com o Chile. Em franco desenvolvimento turístico, oferece boa estrutura hoteleira, um aeroporto pequenino, mas moderno e ótimas opções de turismo. Seu clima é frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez abaixo de zero. É lá que está a maior geleira em extensão do mundo: O perito Moreno.

Ao desembarcarmos no aeroporto de El Calafate, fomos recebidos pelo pessoal da Huellas del Sur, operadora que nos levou para o nosso Hotel e também por um forte vento gelado vindo do lago Argentino. A paisagem era bem diferente da que encontramos em Ushuaia, lá a predominância das montanhas e bosques, aqui por ter o clima frio e seco, a predominância de planícies com vegetação rasteira, esparsa e ressecada, típica de deserto. Como em Ushuaia, El Calafate também tem a sua rua do agito, a Av Libertador, onde se concentra bares, restaurantes, lojas de artesanatos e um montão de agências de turismo. No caminho para o hotel, já fechamos com a operadora para fazer no dia seguinte a navegação por todos os Glaciares e no outro o tão esperado trekking no Perito Moreno.

Navegação por todos os Glaciares: Upsala, Spegazzini e Ornelli

IMG_7157

As 8:00h em ponto, a Van passou no hotel para nos pegar. Seguimos por 45 minutos até um porto em um lugarejo chamado Punta Bandeira, lá nos esperava um imenso catamarã, que nos levaria para navegar o dia inteiro, ao lado dos Icebergs pelo Lago Argentino até as imensas Geleiras.

Começamos a navegar pelo braço norte do lago em direção ao Glaciar Upsala. Com quase 500 quilômetros quadrados, e paredes que chegam aos 80 metros de altura, é o de maior superfície dentro do gelo continental patagônico. Com pouco tempo de navegação já era possível avistar alguns icebergs. Ao longe e pequeninos já chamava a atenção das pessoas a bordo, que corriam para o lado de fora do catamarã, nas varandas, “armadas” com suas câmeras fotográficas, para poder registrar o momento. No trajeto o comandante da embarcação avisou pelo alto-falante que devido a imensa quantidade de gelo não seria possível fazer a aproximação ao Glaciar Upsala nem desembarcar na Baía Onelli, mas que em compensação nos levaria até o canal de los Tempanos de onde se vê a face norte do Glaciar Perito Moreno.

Seguimos então navegando em direção ao Glaciar Spegazzini, que é o que tem a maior parede, entre 80 e 135m sobre o lago. No trajeto pudemos ver outros pequenos glaciares, várias cachoeiras formadas pelo degelo nas montanhas e até um Condor, que descansava entre as rochas de um paredão na margem do lago. Na chegada ao Spegazzine, o Catamarã diminuiu a velocidade e aproximou-se da imensa parede de gelo, não muito perto, que é perigoso, mas a uma distancia suficiente para podemos apreciara o majestoso glaciar. Com cores que variavam do branco ao azul escuro e formas esculpidas ao longo do tempo, contrastava com as montanhas escuras ao fundo. Um espetáculo! De repente ouve-se um estrondo e um pedaço do gelo cai na água proporcionando um espetáculo único a quem estava no barco.

DSC01616

Depois de navegar de uma ponta a outra do Spegazzine, seguimos para o nosso último Glaciar, o lado norte do Perito Moreno, um presente do comandante, por não ter conseguido nos levar até o Glaciar Upsula. No caminho cruzamos com imensos icebergs de cores e formas diferentes, e em cada um deles, o catamarã chegava bem perto, quase podendo tocá-los com as mãos. O Perito Moreno é a terceira maior geleira da Argentina, mas é a mais famosa, por ser de fácil acesso e por causa das grandes rupturas que acontecem de tempos em tempos. Navegamos de um extremo ao outro do glaciar, bem devagar para apreciar a fantástica parede de 80 metros de altura. O lago de águas esverdeadas, os icebergs de coloração azulada, as montanhas escuras com gelo no cume e a beleza do Perito Moreno, formavam um cenário surreal e inesquecível. Realmente foi um dia incrível.

O Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

IMG_7269

O passeio mais esperado da viagem estava para acontecer e teria como palco um dos lugares mais fantásticos do planeta: O glaciar Perito Moreno, declarado patrimônio natural da humanidade pela Unesco desde 1981. As geleiras ou glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e cristalizada de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é maior que o degelo. Movimenta-se lentamente relevo abaixo, por isso o formato de uma “língua”. O glaciar Perito Moreno, localizado a 80 km de El calafate, na Patagônia argentina, é um dos glaciares que formam o Parque Nacional “Los Glaciares”, cuja extensão é de 278 km2 e é considerado uma das reservas de água potável mais importante do planeta. Sua frente tem 5 km de largura e 60 metros de altura e segundo os nossos guias, é o único que continua estável, os outros estão diminuindo de tamanho por causa do aquecimento global. O Perito Moreno cresce cerca de três metros por dia por causa do acúmulo de neve e diminui outros três por causa do derretimento do gelo.

As 08h30min a Van nos pegou em El Calafate e seguimos por 80 km até ao acesso ao Parque. A viagem surpreende pela beleza indescritível da paisagem. A nossa primeira parada foi às escadarias e passarelas espalhadas pelo parque, que permitem uma visão da geleira de diversos ângulos e distancia, com total segurança. O cuidado pela preservação da beleza do lugar está a cargo dos guarda-parques, que se encarregam também de prestar informações. É impressionante estar bem perto da imensa parede e ouvir o estrondo causado pela rachadura e desprendimento de imensos pedaços de gelo causado pelo movimento constante da geleira. O glaciar parece estar vivo! É um espetáculo único! Uma demonstração de poder da natureza.

IMG_7311

O Esse passeio pode ser feito separadamente, sem o mini trekking, e é consequentemente mais barato. Há também outro passeio que pode ser feito na geleira, é o Big Ice, uma caminhada mais longa, com duração de 6 a 7 horas que vai até o centro da geleira, esta sim necessita de um bom preparo físico e disposição para fazer. Quando estivemos lá, em janeiro, por causa da instabilidade do tempo, este passeio estava suspenso por motivo de segurança.
Das passarelas seguimos até um cais próximo para de barco atravessar para a outra margem do Lago Argentino, onde um guia de montanha nos aguardava. Com ele seguimos até um pequeno abrigo, onde deixamos as mochilas e coisas desnecessárias à caminhada. Também quem não estava com luvas, recebeu um par emprestado pelos guias, porque o gelo é muito cortante e o uso desse equipamento é obrigatório. Portanto, não esqueça de levar o seu. Em seguida tivemos uma pequena palestra, ao ar livre, com vista para o glaciar, para explicar os cuidados básicos que se deve tomar no passeio e também sobre a formação do glaciar. Nessa palestra ficamos sabendo que apesar de o Perito Moreno existir há uns 30 mil anos, o gelo no qual íamos andar tem apenas aproximadamente 300 anos, pois o gelo que se forma lá no início com a neve, leva aproximadamente esse tempo para derreter ao cair na parede frontal.

Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
 Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

As pessoas foram divididas em grupo de 20, e cada grupo acompanhado por dois guias, seguiu até um local onde a geleira é estável e sem risco de desabamentos. Lá calçamos os crampons sobre as botas, equipamento necessário para caminhar no gelo, recebemos as últimas instruções dos nossos guias e iniciamos o trekking. No inicio um pouco desajeitado, mas não demora muito e nos acostumamos com o jeito de andar. É uma aventura única caminhar por sobre esta massa gelada, apesar dos chuviscos e do vento gelado que não nos deu sossego por toda a caminhada. A trilha leva cerca de 1 hora e meia para percorre-la e ocorre em um ritmo bem tranquilo, sempre acompanhado de perto pelos nossos atenciosos e simpáticos guias. Seguimos em fila indiana, subindo e descemos montanhas de gelo, parando para fotografar e receber explicações sobre a geleira. Durante o passeio pode-se observar pequenos riachos, caverna de gelo de cores variadas, profundas gretas e pequenas paredes geladas que podem ser escaladas. Qualquer pessoa que tenha um pouco de disposição pode fazer o mini trekking, entre as do nosso grupo tinha um garoto de 10 anos e uma senhora de 65, portanto é um passeio bem democrático. No final do trekking uma surpresa: No meio da geleira os guias colocaram uma mesa com alfajores, uma garrafa de whisky e vários copos. Com sua machadinha retirou um pedaço de gelo dali mesmo e bebemos para comemorar o fim do trekking, whisky com gelo de 300 anos, um grande final para a nossa primeira aventura pela Patagônia.

Texto: Herbert Terra

Fotos

Av del Libertador. A principal de El Calafate.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
A navegação nos Lagos Argentinos proporciona encontros com icebergs de cores e formas variadas.
Na navegação pelos Lagos Argentinos, o encontro com Icebergs das mais variadas formas e cores.
O Glaciar Spegazzini cuja parede frontal chega a 130 metros.
O paredão do Perito Moreno visto do Lago Norte.
O paredão do Perito Moreno visto do Lago Norte.
A caminho do Perito Moreno, a paisagem desértica de El Calafate.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno, fotografado das passarelas de observação dentro do Parque Nacional.
O Glaciar Perito Moreno, fotografado das passarelas de observação dentro do Parque Nacional.
O Glaciar Perito Moreno, fotografado das passarelas de observação dentro do Parque Nacional.
O Perito Moreno visto das passarelas de observação.
O paredão de gelo do Perito Moreno.
Um dos barcos que atravessam o lago sul do Perito Moreno levando as pessoas que farão o mini Trekking.
O visual da trilha que leva ao início da caminhada no gelo.
A palestra sobre o Glaciar é bem interessante.
As pessoas ficam pequeninas na imensidão do Glaciar Perito Moreno.
As pessoas ficam pequeninas na imensidão do Glaciar Perito Moreno.
Herbert no inicio da caminhada. No detalhe o crampons que e colocado na bota para caminhar no gelo.
As formas e cores do Perito Moreno.
Todo cuidado é necessário. Na foto, uma das inúmeras gretas que cruzamos na caminhada.
As formas e cores do Perito Moreno.
Herbert, Camila, Marisa e Rafael. Toda a familia no mini trekking.
O mini trekking no Perito Moreno.
Ao final da caminhada, a confraternização com os guias. No detalhe a mesa com whisky e gelo de 300 anos.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno.
O Glaciar Perito Moreno.

Dicas

Apart Hotel Linda Vista

  • Av.Agostini, 71 – El Calafate – Argentina
  • www.lindavistahotel.com.ar
  • Outro excelente hotel, possui chalés com cozinha completa e fica pertinho do centro.

Tolkeyen Patagonia Turismo – Operadora de Turismo

Huellas del Sur – Turismo & Aventura – Operadora de Turismo

Não deixe de ir

Mini trekking no Perito Moreno

  • Duração : Dia inteiro
  • Preço : $455,00 + $75,00 (Entrada no parque Nacional Los Graciares)
  • O que levar : Luvas (É proibido fazer o Mini trekking sem elas), óculos de sol e protetor solar.
  • Quem leva : A operadora Hielo y Aventura é a única que tem permissão para fazer esse passeio.
  • Imperdível!! É uma sensação indescritível poder caminhar por cima daquele gelo de 200 anos.
Navegação pelos Lagos Argentinos
  • Duração : Dia inteiro
  • Preço : $355,00 + $75,00 (Entrada no parque Nacional Los Graciares)
  • O que levar : Lanche, os preços no Catamarã são muito caros.
  • Quem leva : Várias operadoras fazem o passeio, vale a pena pesquisar.

Outro passeio imperdível. Navegar entre aqueles imensos blocos de gelo e poder até tocá-los é sensacional. Os catamarãs que fazem os passeios são muito confortáveis.