Serra da Estrela

Deixamos as praias do litoral e partimos para desbravar o interior de Portugal nesse post conhecemos Barcelos, Braga, Guimarães, Peso da Régua, Viseu, Manteigas, Belmonte, Sortelha e Serra da Estrela, ponto mais alto do país.

Barcelos merece ser mais do que um ponto de passagem

Sempre acordando cedo, para aproveitar mais o dia que nesta época do ano escurece bem tarde, seguimos mais adiante até Barcelos, situada na confluência de várias importantes cidades minhotas, como Braga, Viana do Castelo e Guimarães.

Visitar Barcelos é visitar uma cidade minhota colorida, acolhedora e repleta de tradição. No seu roteiro por Barcelos não deixe de fora um passeio pelos amplos jardins cheio de cores e romantismo, sempre representado com muitos galos de Barcelos, símbolo da cidade, que recebe a todos com boas-vindas.

Barcelos

Outros pontos de interesse são a Câmara Municipal de Barcelos, o Chafariz do Largo da Porta Nova, o Templo do Bom Jesus da Cruz e a Torre da Porta Nova, também conhecida como Torre de Barcelos, datada do século XV, é a única sobrevivente de cinco portas de entrada na cidade através da muralha defensiva que cercava Barcelos.

Visitando Barcelos certamente passará pela Ponte Medieval as margens do rio Cávado. É um monumento em estilo gótico composto por cinco arcos desiguais com talha-mares. Hoje é ponto de passagem milenar para os peregrinos do Caminho Português de Santiago que todos os dias a cruzam.

Na Margem norte do Cávado, vai encontrar a Casa da Azenha, um antigo moinho de água que mantém viva a memória dos ofícios ligados ao ciclo do pão e que desde 2015 funciona também como centro de apoio e acolhimento aos peregrinos com destino a Santiago de Compostela ou Fátima. Se puder suba ao miradouro para uma deslumbrante vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos, o rio Cávado e o Monte da Franqueira.

Braga, a Roma portuguesa

Após o almoço seguimos para Braga. Esta cidade é conhecida como a “Roma de Portugal” por possuir mais de 30 igrejas. Porém Braga não se limita somente a isso. A cidade apresenta várias atrações que com certeza vale uma parada, como o Jardim de Santa Bárbara no centro histórico da cidade, esse jardim está presente em quase todas as fotos de Braga. Ao fundo dele está a parte medieval do Paço Bracarense. Além de bons museus e mirantes com belas vistas vistas panorâmicas.

Próxima parada, Guimarães

Partimos para Guimarães, a pouco mais de 20 Km de Braga. Caminhar pelas ruas do centro histórico de Guimarães é como estar em museu a céu aberto e onde estão concentrados a maior parte dos pontos turísticos. A cidade é repleta de importantes monumentos arquitetônicos, com destaque para o imponente Castelo medieval, considerado uma das 7 maravilhas de Portugal. Foi  construído no século X, no ano de 958, é um dos marcos da fundação do País, devido às lutas pela independência. Nele, está fixada a famosa frase que tem tanto a ver com a cidade: “Aqui Nasceu Portugal”.

No caminho entre o castelo de Guimarães e a Praça da República há uma grande e linda muralha medieval. O conjunto formado pela Praça da república do Brasil com seu extenso jardim a frente da Igreja Nossa Senhora da Consolação formam um dos mais belos cenários da cidade de Guimarães.
As Praças e jardins também são boas opções para uma boa refeição, um bom café ou simplesmente para descanso. Outro atrativo localizado a 7 km do centro histórico é o Santuário da Penha fica no alto do Monte da Penha. Acessível por teleférico, o local oferece, além do aspecto religioso, belas vistas panorâmicas e também outras atrações. Acessados por teleférico , carro ou através de cansativa caminhada.

Peso da régua

A nossa viagem continuou em direção a Peso da régua situada no Alto Douro, No caminho, paramos em  um dos miradouros mais belos da Região do Douro, do alto conseguimos uma privilegiada vista da cidade com suas 3 belas Pontes sobre o rio Douro, uma paisagem envolvente. Finalmente chegamos a Peso da régua para mais um pernoite. Deixamos nossa autocaravana num amplo estacionamento público, as margens do Rio Douro e próximo as pontes e fomos andar pela cidade para conhecer o Centro e comer alguma coisa e depois ainda deu tempo para uma passeio de barco pelo Rio Douro.

Viseu

Após o café, seguimos em direção a Viseu, localizada na província da Beira Alta, praticamente entre o Alto Douro Vinhateiro e a Serra da Estrela, é Cercada por serras e rios. Sendo essas regiões conectadas por meio de boas estradas, que nos proporcionaram algumas paradas para apreciar lindas paisagens do percurso.

Conseguimos um bom estacionamento grátis no Centro da cidade de Viseu, e com isso fomos conhecer o centro histórico “perambulando” por suas pequenas vielas, para sentirmos a vida local.

Começamos pela Rua do Comércio, depois respiramos a história das construções e a beleza da estreita Rua Direita, percorremos a calçada portuguesa da Rua Formosa e apreciamos o painel de azulejos da Praça da República e também o Palácio dos Melos e a Sé Catedral de Viseu, todos situados no coração da cidade, fazendo parte do cenário histórico de Viseu.

A cidade ainda conta com vários outros monumentos históricos, como praças, museus, igrejas e largos, que contam um pouco sobre a história de Portugal. Resolvemos pernoitar na cidade e na manhã seguinte seguimos em direção a Serra da Estrela.

Manteigas, Belmonte e Sortelha

Manteigas na Serra da Estrela, região onde estão localizadas as cadeias montanhosas com altitudes mais altas de Portugal, e que costuma  nevar durante os meses do outono e inverno, que é escolhido como destino turístico para quem gosta de esquiar ou simplesmente apreciar a bela vista.

Manteigas

A medida que íamos subindo a serra a temperatura ia abaixando, porém nada que nos incomodasse, pois fazia um dia lindo e o cenário apresentado era simplesmente divinal, montanhas cobertas com um tapete verde repletas de flores em contraste com um céu totalmente azul, coroado ainda com a presença do astro-rei.

Passamos por algumas formações rochosas inusitadas como a Cabeça do Velho e chegamos ao coração da Serra da Estrela, como também é conhecida a Vila de Manteigas.

Conhecemos o centrinho da vila e seguimos em direção a Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, e já na entrada da cidade, visitamos a Torre de Centum Cellas, um dos monumentos mais espetaculares de Belmonte, que talvez seja uma vila romana do Século I d.c. de propriedade de Lucius Caecilius um abastado cidadão romano.

Belmonte é pequena, por isso é uma delícia passear por suas ruelas e parecer que estávamos em alguma cidade histórica de Minas Gerais. Lá está o Museu dos Descobrimentos, que foi residência da família Cabral, e que ilustra as viagens marítimas portuguesas, sobretudo a do descobrimento do Brasil. Ao lado estão as Capelas de Santo Antônio e do Calvário datadas do século 15.

Belmonte

Almoçamos em Belmonte e aproveitamos o restante da tarde para conhecer Sortelha, uma das principais aldeias históricas de Portugal, a aproximadamente 20 Km dali. Com traçado medieval e uma atmosfera bucólica, a aldeia está cercada por montanhas, rios e vales.

Sortelha é um daqueles lugares míticos e mágicos, com suas ruas pitorescas, seu conjunto de casario de granito talhado, o Castelo Medieval e seu Pelourinho manuelino do século XVI. Outros monumentos históricos e locais de passagem obrigatória dentro das muralhas são a Igreja Matriz, a Casa com Janela Manuelina, o Campanário, o Jardim do Anel e a Casa da Câmara e Cadeia.

Sortelha

A cidadela com suas muralhas é pequena e a melhor forma de explorá-la é a pé. Com o fim da tarde pretendíamos retornar a Manteigas para pernoitar por lá, porém no caminho encontramos o Parque de Campismo Rossio de Valhelhas e ali passamos a noite.

Parque de Campismo Rossio de Valhelhas

Com 1993m a Serra da Estrela é o ponto mais alto de Portugal continental.

Logo cedo partimos novamente para a Serra da Estrela, a mais alta na porção continental do país, com 1993 m. Fomos conhecer a Cachoeira Poço do Inferno, localizada a 9,4 km do centro de Manteigas, com acesso por uma linda estradinha estreita, mas pavimentado, de 5,7 km a partir da rodovia N338.

O Poço do Inferno é uma cachoeira da serra da Estrela, com uma queda de 10 metros de altura, formadas pelas águas da Ribeira de Leandres. A cachoeira possui águas transparentes e fica em um local muito bonito, entre as rochas. Seguimos depois pela belíssima Via N338 para conhecer o Covão d’Ametade. No caminho passamos pelo belíssimo Vale Glaciar do Zêzere, com sinuoso percurso de 13km de extensão na forma de «U», um dos maiores da Europa, e com certeza uma maravilhosa dádiva da Natureza, pois ostenta inigualáveis belezas geológicas, como as rochas graníticas dos Cântaros, Magro, Gordo e Raso (a 1.928 metros de altitude).

Sendo um Vale Glaciar, as encostas são muito íngremes, cobertas com blocos rochosos, porém no fundo do Vale, o Rio Zêzere, com pastos verdejantes, observamos rebanhos de ovelhas e cabras que pacificamente repartem e harmonizam a paisagem. São visíveis ainda algumas construções típicas da serra, como as casas de pedra.

Subimos mais o vale até chegar ao ponto mais alto de toda serra, a Torre da Serra. Nesse ponto há mirantes que proporcionam vistas de tirar o fôlego da maior cadeia de montanhas de Portugal. No topo há também outras duas grandes estruturas com cúpulas arredondadas que são estações meteorológicas e são vistas de longe.

Há também um restaurante, um centro comercial que funciona o ano todo. A Serra da Estrela é o único lugar que cai neve em Portugal, por este motivo, há também uma estância de esqui, a única de Portugal, que funciona de dezembro a abril. Além desses atrativos o Parque da Serra da Estrela, é um importante habitat da fauna e também local das nascentes de importantes rios, que depois deságuam nas três maiores bacias hidrográficas do país: Douro, Mondego e Tejo.

Serra da Estrela

Covilhã

Continuamos em direção Covilhã, a maior cidade da serra, considerada a porta de entrada da Serra da Estrela, que também oferece um bom número de atrações turísticas, como igrejas, praças e museus. Almoçamos ali, conhecemos o centro da cidade e seguimos para dormir no estacionamento para autocaravanas do Supermercado Intermachê de Castelo Branco.

No próximo post seguimos em direção a linda região do Alentejo. Conheceremos cidades como Castelo Branco, Extremoz, Évora, Évora Monte, Monsaraz e Serpa.