Camping em Évora Monte

A região de Alentejo faz fronteira a leste com Espanha e a oeste é banhada pelo Oceano Atlântico.  É a maior região de Portugal em termos de extensão territorial, possui imensos campos verdes, contornados por montanhas e alguns castelos.

Alentejo, região localizada entre o rio Tejo e o Algarve

Extremoz

Passamos por várias aldeias até chegar em Extremoz, que pertence a Évora. Ali estacionamos nosso motorhome e fomos conhecer o Centro histórico a pé. A cidade está dividida em duas zonas bem demarcadas, de belezas e encantos distintos. Uma é a zona baixa e comercial, chamada “vila nova”, e a outra, a “cidade velha”, situa-se na zona alta, junto ao Castelo, onde caminhamos por ruas labirínticas e sinuosas, e visitamos o Castelo e outras atrações. Do topo, desfrutamos da monumental paisagem alentejana, até onde a vista alcança. Almoçamos lá por cima mesmo e descemos para conhecer a parte baixa da cidade e logo partimos para o ótimo estacionamento de Évora Monte onde pernoitamos.

Évora

Évora é uma cidade encantadora e que você pode visitar em qualquer época do ano, embora o ideal seja nas estações mais amenas como primavera e outono, pois como fica no interior do país, as temperaturas tendem a ser mais extremas tanto no frio quanto no calor. No centro concentra a maior parte de pontos Turísticos. Chegamos em Évora e fomos logo conhecer o cartão postal da cidade e um símbolo da presença romana em Portugal, o Templo de Diana. Alí perto também conhecemos o Palácio dos Duques de Cadaval e a Sé de Évora, que é a igreja mais imponente da cidade e a Capela dos Ossos. Saímos de Évora e percorremos as estradas do Alentejo com paisagens deslumbrantes até o vilarejo de Monsaraz.

Monsaraz

Esta vila medieval é até hoje cercada por muralhas, com suas ruazinhas todas de pedras com casinhas brancas de xisto, mescladas com flores coloridas, além de guardar um imponente castelo, localizado em uma posição alta da qual se tem vistas de tirar o fôlego incluindo a divida de Portugal e Espanha. É uma das mais antigas povoações de Portugal, uma parada obrigatória em um roteiro pelo Alentejo. Almoçar alí foi maravilhoso.

Serpa

Depois seguimos para Serpa que pertence a Beja. A cidade de Serpa também é cercada por uma muralha e tornou-se um museu a céu aberto. Com ruas estreitas e com casas caiadas brancas formam um labirinto com um belo conjunto arquitetônico. Caminhar pelas ruelas é como voltar ao tempo em um passado distante. A Praça da república é um largo localizado no coração do centro histórico de Serpa e ao redor estão as principais atrações, como o castelo, o palácio das Condessas, a Torre do Relógio, a Igreja de Santa Maria e os museus. O Castelo de Serpa teve origem por volta de 1100, porém passou por vários conflitos entre romanos, e Mouros. Foi reconstruído em 1295, ano oficial de fundação da cidade.

Texto: Valdir Neves

No próximo post estaremos de volta ao litoral na belíssima região do Algarve, onde ficam as praias mais frequentadas de Portugal.

Veja Também