Costa Nova – Aveiro

Como mencionado no post anterior, realizamos um circuito por Portugal, optamos sempre passar por lugares diferentes e agora vamos comentar o primeiro trecho dessa viagem, de Sintra até Viana do castelo no norte do país.
Por ser pequeno, Portugal é um país para conhecer viajando de carro, pois possui boas estradas, possibilitando assim o conhecer vilarejos e cidades, parando a hora que quiser. Há tantas opções que poderiam entrar no roteiro, que ficou difícil escolher, mas sempre tem espaço para alterações de última hora. Cabe ressaltar também que neste primeiro trecho deixamos de visitar Lisboa, Cascais, Sintra, Óbidos e Fátima por já ter conhecido em uma outra viagem, e Vila Nova de Gaia e Porto, que conheceremos de trem no final da viagem.

Começa a aventura, de Sintra a Ericeira

Saímos de Lisboa no início da tarde e fomos até Sintra retirar a nossa autocaravana. Depois de muitas explicações sobre o carro (ficamos mais ou menos 3 horas na locadora), partimos em direção ao supermercado para abastecer nossa cozinha. De lá nos dirigimos para o Ericeira Camping & Bungalows. Optamos por passar a primeira noite nesse camping por ser próximo e pago, pois possuía toda infraestrutura para motorhome, já que era a nossa primeira experiência em um. Passando antes pelo Palácio Nacional de Mafra.

Ericeira

É uma vila encantadora, que está localizada a oeste da cidade de Mafra, na região de Lisboa. Esta vila mantém ainda uma bela parte histórica, ruas labirínticas, e um excelente porto de pesca, localizado no sopé da falésia, é onde se localiza a praia dos pescadores. Aliás nesta praia em 05 de outubro de 1910 o rei D. Manuel II se exilou quando em Lisboa se proclamava a República.

Continuamos por estradas secundário sempre margeando o mar
Primeira parada, Peniche

De Ericeira seguimos para Peniche, passando antes por São Pedro da caldeira, que proporciona bela vista panorâmica, observadas dos Miradouros de Cambelas, Assenta e Foz. O visual é espetacular com as verdejantes planícies e vinhedos, atravessadas pelo rio Sizandro até à Foz, que em contraste com este belo quadro repleto de verde, encontra-se o resplandecente azul do mar . Passamos depois por Lourinhã, que além de muitas e belas praias é a “Capital dos Dinossauros” pois lá viviam diversas espécies, que é comprovado por inúmeros achados.

Paramos depois para almoçar no Estacionamento de Peniche, junto ao Corpo de Bombeiros, grátis, pertinho do Centro Histórico. Após o almoço fomos conhecer a pequena e litorânea cidade, com algumas belas praias para visitar. Como nosso tempo era curto, conhecemos o Forte de Peniche, o farol e caminhamos pelas pequenas e encantadoras ruelas da cidade. Outra atração é o Cabo Carvoeiro que está situado no extremo ocidental da península de Peniche, numa zona de grande beleza paisagística pelas curiosas formações geológicas que o mar esculpiu ao longo dos tempos.

Peniche

Segunda parada Nazaré, a cidade das ondas gigantes.

Seguimos depois para Nazaré a 66,5 km, passamos antes por Caldas da Rainha, Famalicão. Em Nazaré que além do Centro, conhecemos também, o Forte de São Miguel Arcanjo onde fica também o famoso Farol da Nazaré, de onde garante fotos incríveis das  enormes ondas da Praia do Norte, conhecidas mundialmente.

Nazaré

Saindo de Nazaré passamos por Alcobaça somente para uma foto de um dos mais belos patrimônios históricos lusos, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, uma das 7 maravilhas de Portugal e onde estão os túmulos de Dom Pedro I e sua amante Inês de Castro. E logo depois Batalha, com o impressionante Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Patrimônio Histórico pela Unesco, também conhecido como Mosteiro da Batalha. Passamos também pela entrada da Cidade de Fátima, onde está situado o Santuário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, um dos lugares mais visitados de Portugal, não visitamos porque já conhecíamos e seguimos para Figueira da Foz, também conhecida por “Rainha da Costa de Prata”. Esta cidade ganhou enorme popularidade devido à qualidade das praias e à gastronomia.
E finalmente Coimbra para mais um pernoite, desta vez num camping publico no Parque do Choupalinho, as margens do Rio mondego. Ali ainda curtimos um lindo pôr-do-sol as margens do rio.

Coimbra não é somente uma cidade universitária

Não subestime Coimbra, que já foi capital de Portugal, pensando que se trata apenas de uma cidade universitária com uma das universidades mais antigas do mundo, pois tem muito mais. Acordamos cedo e fomos conhecer o Centro Histórico com suas construções do século 13.

Parque do Choupalinho

Embrenhamos por suas ruelas cheias de lojinhas inusitadas, becos e tasquinhas (pequenos restaurantes), até chegar à Igreja de Santa Cruz, onde estão enterrados os primeiros reis de Portugal. Depois caminhamos até chegar ao Arco da Almedina, que é a entrada da Cidade Alta e o acesso mais interessante à universidade. Subimos e não foi difícil encontrar a Porta Férrea, entrada da principal atração da cidade, a Universidade de Coimbra. Você chegará ao Pátio das Escolas onde poderá visitar a lindíssima Biblioteca Joanina, ver a Sala dos Capelos, a Prisão Acadêmica, e a Capela de São Miguel. Se tiver tempo visite do outro lado do rio, o Convento de Santa Clara-a-Nova,de onde você tem um lindo visual da cidade.

Coimbra

Aveiro, a Veneza Portuguesa

Almoçamos e partimos para Aveiro, a “Veneza Portuguesa” pede uma parada, como na cidade italiana, o centro histórico é cortado por alguns canais, que ligam a Ria de Aveiro ao mar. O charmoso centro Histórico com muitos restaurantes e monumentos, convida ainda para um belo passeio de moliceiros pelo rio.

Ali perto  em Ílhavo, conhecemos um dos cartões postais de Aveiro, as casinhas de madeira coloridas da Costa Nova, área mais praiana da cidade, bonitinhas e charmosas. A exatos 13 Km dali está a Praia da Barra, famosa pelo seu farol, construído no século XIX, e o mais alto de Portugal e um dos mais altos de todo o mundo. Seguimos depois para pernoitar em Vila Nova de Gaia, em estacionamento particular, passando por Ovar e Espinho.

Praia de Costa nova – Aveiro

Continuamos em direção ao norte até Viana do Castelo quase na fronteira com a Espanha

Sempre acordando cedo, para aproveitar mais o dia que nesta época do ano escurece bem tarde. Demos uma voltinha pelo Centro de Gaia, e seguimos em direção a Viana do Castelo. Antes passamos por Póvoa de Varzim situada entre os rios Minho e Douro. Se tiver tempo conheça a orla das praias e caminhe pelo Centro Histórico conhecendo os belos casarios e monumentos históricos, como a Fortaleza N.S. da Conceição. Em Viana do Castelo, no extremo norte português quase divisa com a Espanha, caminhamos pelas vielas do Centro Histórico, parando na Praça da República, com seu belo chafariz, para tomar um café e apreciar ao redor suas construções centenárias, entre elas a Igreja de Misericórdia, o antigo Paço do Conselho e a Santa Casa.

Em uma das extremidades do centro histórico, na foz do Rio Lima, fica o Forte de Santiago de Barra. Uma boa pedida se tiver tempo, é  caminhar pelo calçadão da costa e curtir a brisa marítima. O Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Santuário de Santa Luzia, que é visto de todos os pontos da cidade, pois está situado no alto do Monte Santa Luzia, é a principal atração turística de Viana do Castelo.

Texto: Valdir Neves

No próximo post seguiremos para o leste em direção a Barcelos, Braga, Guimarães e a belíssima Serra da Estrela, ponto mais alto de Portugal continental.