Bonito: Cachoeiras do Rio do Peixe - Tô Perambulando

Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Bonito: Cachoeiras do Rio do Peixe

Bonito
Parque das Cachoeiras

Fomos a Fazenda Água Viva, localizada a 35 Km do centro de Bonito, para conhecer um dos cenários mais belos e paradisíacos da região, as Cachoeiras do Rio do Peixe. Saímos cedo do hostel, pois este passeio precisa de um dia inteiro para ser feito e vale cada minuto. A fazenda oferece toda infraestrutura aos visitantes para passar o dia todo em suas instalações, pois possui restaurante, bar, sanitários, vestiários, duchas e redário e ainda para os amantes de caminhadas a opção de realizar a bela Trilha com banho nas Cachoeiras e piscinas naturais.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Este passeio é dividido em duas partes, pela manhã uma trilha aproximada de 4Km (ida e volta) e a tarde uma menor de 1Km.
Chegando ao receptivo você é recebidos pelos guias que vão formando grupos de 15 pessoas para seguir até as cachoeira. A trilha de 4km (Ida e Volta) começa sobre uma plataformas de madeira construídas sobre a mata ciliar do Rio Olaria e o Rio do Peixe. Deixamos aqui uma observação para o povo que não gosta muito de trilhas, que esta não é uma trilha convencional, pois caminha-se quase na totalidade sobre passarelas de madeira, com certos trechos possuindo até corrimão para apoio.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Passamos por várias cachoeiras e outras pequenas quedas de água. Porém rumamos diretamente para a Cachoeira do Luar, o primeiro ponto para banho. A Cachoeira do Luar é formada por uma série de riachos que serpenteiam as rochas que caiem em uma piscina natural cheia de piraputangas, peixe muito comum nos rios da região, onde nos refrescamos num delicioso banho. Ali também possui vários pontos para uma hidromassagem natural e uma espécie de túnel sob a cortina das águas muito legal para ser explorada que poucos conhecem.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe

Logo apos, seguimos através de passarelas de madeira, escadas e pontes suspensas até a Cachoeira do Poção, uma queda estreita e comprida que deságua num poço de cinco metros de profundidade. Do deck, os mais aventureiros podem saltar para dentro dele. O Poço fica localizado entre as rochas da montanha, formando uma caverna onde provavelmente é a nascente do Rio do Peixe.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe

No percurso de volta ao receptivo da fazenda, paramos na Cachoeira do Elefante que alimenta uma piscina natural de águas claras, e que sob suas quedas existe uma caverna, que pode ser explorada por qualquer pessoa, sendo um convite a momentos deliciosos neste lugar. Depois paramos num outro ponto, onde uma carretilha foi a atração, pois muitos saltavam pendurados a ela e caiam numa piscina, realmente foi muito divertido. E por último fizemos a última parada em uma grande piscina natural, onde alguns pularam de um trampolim e logo partimos para o almoço na sede.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe

O almoço é sensacional, maravilhoso, é divino e já está incluso no preço do passeio. Este banquete em forma de buffet tem um cardápio típico sul-mato-grossense com pratos quentes e frios, churrasco, saladas e doces artesanais, muito bem preparados, rendendo elogios de todos os visitantes que ali aportaram.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Depois da caminhada, banhos de cachoeiras, trampolim, carretilha e de toda aquela comilança, partimos direto para o redário, foi irresistível e todos tiraram uma merecida soneca. Pois ninguém é de ferro.
Após 1 hora de cochilo, seu Moacyr, dono do pedaço e uma figuraça, que recebeu a todos com muito bom humor e um largo sorriso no rosto, conclamou a galera para contar alguns “causos” e explicar como deveríamos comportar diante dos animais, principalmente das araras, macacos e da anta Gigi. Com tudo explicado e o palco armado, teve inicio o espetáculo, todos os presentes receberam pedaços de banana com casca e dezenas de macacos foram aparecendo e se dirigindo em nossa direção para pegar as bananas que estavam em nossas mãos. Foi muito divertido.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe

Posteriormente fomos tirar fotos com a arara Lara no braço e no ombro, da anta Gigi e realizar a segunda etapa do passeio, fazendo uma trilha de 1 Km, com três pontos de banho, sendo 2 cachoeiras e uma tirolesa, com duração aproximada de uma hora. De volta à sede, nem esperamos o lanche que ia sair às 17:00. Motivo, comemos demais no almoço. Hehehehehe.

Fazenda agua viva

Considerações finais
Esta aventura é toda realizada na Fazenda Água Viva, um dos mais belos e paradisíacos cenários naturais da região. Rios e cachoeiras de águas cristalinas, nadar nas inúmeras piscinas naturais do Rio Olaria e Rio do Peixe, observar uma fauna e flora exuberante e atraente. Neste paraíso você pode curtir e relaxar nas duchas das cachoeiras, mergulhar com cardumes de peixes, ter visitantes inesperados como araras, tucanos, macacos, entre outros que vivem na fazenda e depois saborear um delicioso almoço sul-mato-grossense.

Informações úteis

  • Idade mínima recomendada: s/ Restrições.
  • Distância Centro: 35 km do centro de Bonito.
  • Duração aproximada do passeio: Período integral.
    Observações e normas ao respeito do passeio:
  • Não recomendado para mulheres grávidas a partir de 20 semanas ou a critério do guia.
  • Coletes salva-vidas podem ser alugados por R$2,00 e ter acesso aos armários por R$5,00.
  • É necessário um nível de acondicionamento físico moderado.
    O que levar:
  • Roupa de banho, toalha, protetor solar, repelente, tênis, chinelos, máquina fotográfica e dinheiro para consumos extras.
  • Incluso no atrativo: Seguro contra acidentes.
  • Preços:
    Os preços dessa atração podem ser cunsultados no site www.atrativosbonito.com.br/precos. Lembramos que em Bonito os preços são tabelados e todas as Agência praticam o mesmo valo

  • Onde ficar:
    Hostel Che Lagarto, ótimo custo-benefício.

Veja outros Posts sobre Bonito:

Bonito: Roteiro de cinco dias

Bonito: Gruta do Lago Azul

Bonito: Fazenda San Francisco

Bonito: Trilhas e Cachoeiras da Boca da Onça

Bonito: Flutuação no Rio da Prata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *