Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

A bela região de Cajón del Maipo no inverno Chileno

cajón del Maipo

Muitos turistas quando estão em Santiago ficam indecisos para onde ir, pois a capital oferece diversos destinos turísticos, porém um só recentemente começa a figurar em todos os roteiros chilenos, a linda e exuberante região de Cajón del Maipo. Dentre tantos atrativos, como banhos termais, rafting, trekking, lagunas e vulcão, destacamos um dos principais pontos turísticos do Chile, Embalse el Yeso, localizado a duas horas e meia de Santigo (73 Km), perto de San Jose del Maipo.

Cajón del Maipo
Cajón del Maipo

Agendado com a mesma agência de turismo que realizamos todos os passeios quando ficamos hospedados em Santiago, partimos bem cedo da capital chilena numa van rumo a Cordilheira dos Andes, com a primeira parada na pequena e pacata cidadezinha de San Jose del Maipo, situada a 48 Km da capital. Este vilarejo é declarado um monumento nacional, principalmente por suas construções coloniais, sua igreja e sua Plaza de Armas, é o ponto de encontro para os amantes do turismo de aventura.

Continuamos a viagem pela Ruta G-25, também conhecida como Camino al Volcán, e após uns 15 Km deparamos com o misterioso Túnel Tinoco com mais de 500 m de extensão, que até 1980 era usado para passagem de trens que ligavam as pequenas cidades da região. Este túnel com aspecto abandonado apresenta em uma das entradas uma enorme variedade de objetos, que dizem foi colocada pela família de um rapaz de 18 anos, conhecido como Willy, que cometeu o suicidou dentro dele. Para os que entram no túnel, apesar da escuridão inicial, encontram em toda sua extensão inúmeros arcos que mostram uma bela visão do Rio Maipo que corre paralelo a estrada e das montanhas ao redor.

Prosseguimos pela Ruta G-25 por cerca de 5km e chegamos a localidade conhecida por Romeral, onde deixamos o asfalto e seguimos por uma estrada de terra, agora em companhia do Rio Yeso, que juntos com os rios Colorado, el Volcan e Mapocho são os principais afluentes do Río Maipo. Neste trecho do percurso a adrenalina sobe a cada curva da estreita, sinuosa e linda estrada e dos vários penhascos, porém somos totalmente recompensados com paisagens maravilhosas que vão tomando conta do ambiente. São montanhas com neve para todo lado, apresentando uma imagem surreal. Muitas fotografias foram batidas no trajeto.

Passamos por Las Cascaras, um lugar que foi o alojamento da empresa que construiu a Represa Embalse el Yeso. Após a inauguração da represa em 1967 estas construções foram utilizadas como base militar, porém pouco tempo depois foram abandonadas e seguem assim até hoje.
Um pouco mais adiante chegamos a um lugar mágico, com impressionantes paisagens, destacando uma linda represa azul turquesa, conhecida como Embalse del Yeso, que acumula águas do degelo das montanhas nevadas, localizada a 2600 metros de altitude em meio a um vale, cravado no meio da majestosa Cordilheira dos Andes. A realidade é que Embalse el Yeso é um grande reservatório de água potável, com capacidade para armazenar aproximadamente 250.000.000 m3 de água, o que o torna a principal fonte de abastecimento de água de grande parte da região metropolitana de Santiago.

A van nos deixou num ponto mais perto possível da estradinha que margeia a represa, pois era impossível prosseguir mais adiante devido as condições climáticas. Começamos então a percorrer à pé, porém com toda atenção, pois havia muita neve em todo percurso dessa plana e sinuosa estradinha que se estende por quase 10 Km ao longo da represa. São momentos inesquecíveis, de onde obtemos desse lugar dos sonhos imagens e fotografias sensacionais.

Se você tem tempo disponível e as condições climáticas permitirem, vale muito prosseguir pela mesma estrada e ir além da represa, você chegará ao Parque Valle del Yeso. No parque você poderá desfrutar de belas piscinas naturais de águas termais que brotam da montanha. É possível também acampar, e uma boa dica é armar as barracas próximo às águas termais, porém esta atividade é mais indicada para os meses mais quentes.

Em todos os pontos deste local a entrada é franca e pode ser visitado durante todas as estações do ano, cada uma apresentando sua particularidade, com diferentes atividades e belezas naturais. No verão, por exemplo é possível praticar windsurfe, pescar ou entrar nas águas geladas da região, já no inverno, podemos contemplar um ambiente todo branquinho da neve que cobre suas montanhas e águas congeladas. Nesta época mais fria as trilhas devem ser utilizadas, já que as estradas se tornam inviáveis para o transito de veículos.

Retornamos ao local onde a van havia nos deixado e fomos surpreendidos, pois enquanto curtíamos a espetacular e majestosa natureza local, a galera da agência tinha montado uma grande e farta mesa com vários petiscos, sucos, refrigerantes, cervejas e vinho aos pés da Cordilheira dos Andes. E para fechar com chave de ouro nosso incrível e espetacular passeio fomos abençoados com uma geada, deixando todos emocionados e extasiados. Depois de algum tempo admirando este paraíso retornamos para Santiago.

Para quem tem tempo e até mesmo pretende ir por conta própria, pode realizar um roteiro com mais calma e bem mais completo, pois Cajón del Maipo tem muitas opções turísticas. Cabe a cada um escolher suas atividades preferidas em outras diferentes e interessantes cidadezinhas e vilarejos. Você quer esquiar, Lagunillas tem um bom centro de esqui; quer realizar uma bela escalada, o lugar ideal com muitas agências especializadas é o Cerro Las Torrecillas em El Manzano. El Toyo é para quem gosta de pesca esportiva; Queltehues é o lugar dos famosos Baños Morales, Termas del Plomo, El Volcán e Baños Colina, sendo este último com suas piscinas naturais, formadas a partir das atividades vulcânicas da região, muito procurado por turistas, e o lugarejo possui ainda uma gigantesca hidroelétrica. La Obra tem artesanato em pedra; já Las Vertientes é famosa pelo mel e cristais de quartzo; vinhos e bebidas regionais ficam em El Canelo; frutas secas são vendidas em El Ingenio. El Melocotón tem um museu que conta as histórias das ferrovias da região, porém se você quer conhecer uma “cidade fantasma” vá até Romeral.

Texto: Valdir Neves

Informações úteis

  • Muito se fala sobre os perigos desse passeio no inverno, isso porque boa parte da estrada não é asfaltada e beira precipícios. Então se você pensa em alugar um carro para fazer esse passeio por conta própria, o cuidado ter que ser redobrado, pois dirigir na neve é bem diferente de dirigir em qualquer outro terreno, e sem um veículo 4X4, pior ainda. O melhor mesmo é ir com uma empresa legalizada e conhecida, onde os guias e motoristas conheçam realmente o trajeto. No nosso caso foi a Agencia Viagem Chile.
  • No inverno vá com roupas para o frio e botas impermeáveis, pois além da baixa temperatura, o vento nesta região deixa a sensação térmica muito mais baixa. Outros cuidados importantes são a utilização sempre de protetor solar e óculos escuros, pois a altitude faz com que os raios UV sejam bem agressivos aos olhos.
  • Beba muita água e tenha consigo lanches como sanduíches, frutas e biscoitos, pois no local não há comércio.
  • Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, sugerimos no mínimo 2 dias por lá.

Veja outros Posts sobre o Chile

Roteiro de onze dias pelo Chile

10 lugares imperdíveis da capital chilena

Como é o passeio a Vinícola Concha y Toro

Bate e volta a Vinã del Mar e Valparaiso no litoral Chileno

Farellones e Valle Nevado, um dia para brincar na neve

Gostou? Compartilha!

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *