vinícola concha y toro

Passear no Chile é bom demais e para os amantes do vinho é melhor ainda. A topografia aliada ao clima e um solo propício, produzem um excelente ambiente para o cultivo de uvas. Esses fatores acarretaram no surgimento de várias vinícolas, fazendo com que o país ocupe uma posição de destaque no cenário mundial na produção de bons vinhos. Centenas dessas vinícolas são abertas à visitação pública, criando assim um novo segmento para o turismo no Chile, o turismo de vinho.

Concha y toro

Para conhecer de perto a fabricação dos vinhos, existem vários tours às vinícolas, em diferentes regiões do país. Hoje o Chile concentra sua produção em quatro regiões principais: Valle del Maipo, Valle de Casablanca, Valle de Aconcagua e Valle de Colchágua. E para realizar completamente esse roteiro pelas melhores vinícolas do Chile, existe a já famosa Rota dos Vinhos. Há muitas opções para visitação, como um tour de bike pelos vinhedos, ou participação na colheita ou até mesmo participar pisando nas uvas, ou simplesmente conhecer o processo de fabricação. Em todas essas formas existe a opção de almoçar nas vinícolas, ou até mesmo se hospedar em algumas propriedades.

vinícola concha y toro

Caso esteja sem tempo para este roteiro completo a sugestão é um tour de meio dia em vinícolas bem próximas a capital, um bate e volta. E a região que fica perto e fácil de ser percorrida é o Valle del Maipo, distante apenas a 20km ao sul da capital. A maioria dos turistas, e entre eles os brazucas, preferem conhecer as vinícolas Concha y Toro ou a Cousiño Macul, justamente por ficarem nas proximidades de Santiago.

Como é a visita a Vinícola Concha y Toro

Realizamos um tour guiado, agendado com antecedência, pela Vinícola Concha y Toro, localizada em Pirque, região metropolitana de Santiago. A vinícola oferece dois tipos de tours, o tradicional e o Marques de Casa Concha, optamos pelo primeiro. Esta vinícola extremamente popular é a maior e mais famosa do país, produz 12 marcas de vinhos, exporta para mais de 100 países, e possui dezenas de vinhedos espalhados por todo Chile, além disso é a preferida dos brasileiros, pois o custo x benefício é ótimo e o tour é em português e com guias brasileiros.

vinícola concha y toro
Vinícola Concha y Toro
vinícola concha y toro
 Vinícola Concha y Toro

Iniciamos o tour percorrendo a imensa propriedade, passeando pelos jardins com o belo casarão amarelo, cercado por um lindo lago, onde viveu Don Melchor Concha y Toro. Conhecemos toda história da família que fundou a vinícola no final do século XIX. Visitamos os vinhedos, com uma imensa variedade de uvas que são cultivadas pela vinícola, que se espalham pelo vale até perder de vista, chegando a base da Cordilheira dos Andes.

vinícola concha y toro
vinícola concha y toro

Depois do percurso externo e da explicação do guia sobre os tipos de uvas e do processo de produção dos vinhos, acontece a primeira degustação, um Sauvignon Blanc da Concha y Toro, um vinho branco da marca TRIO. Após seguimos para a parte interna, as bodegas, onde o vinho é envelhecido em barris de carvalho por meses, no escuro. Primeiro para a bodega de guarda e depois para a bodega mais interessante, que é a da Casillero del Diablo, onde Don Melchor armazenava os melhores vinhos.

vinícola concha y toro

Ali assistimos um vídeo, que conta toda história do proprietário que percebeu que garrafas estavam desaparecendo misteriosamente, então ele inventou que um diabo morava ali, isto só para assustar os funcionários que roubavam essas garrafas. Daí que surgiu o nome do vinho. O tour inclui ainda mais degustações, onde experimentamos o Merlot, Carménère e um Cabernet Sauvignon. E no final o visitante leva sua taça de vinho de lembrança, com o nome da vinícola. Na propriedade há ainda uma loja para comprar vinhos e outros acessórios.

vinícola concha y toro

Como chegar a Vinícola Concha y Toro

  • Endereço: Avenida Virginia Subercaseaux, 210, Pirque, Telefone: 56-02-476-5269
  • Horário: Diariamente, das 10 às 17h
  • De transporte público Pegar a linha 4 (Azul) e seguir até a Estação Las Mercedes ( Veja aqui o mapa do Metrô de Santiago ). Uma vez fora do trem, saia da estação terminal, pegue a saída que diz “Concha y Toro Ocidente”. Ai é só pegar um táxi até a vinícola por $4.000 pesos (R$15,00). Outra opção é na saída do metrô pegar o metrôbus nº 73, 80 e 81. A passagem do ônibus custa 600 pesos. Do metrô até à vinícola de táxi são cinco minutos. De ônibus, uns 15 minutos.
    O percurso todo de metrô e de ônibus, em torno de 1h30m.
  • Usando os serviços de uma operadora de turismo Essa foi a nossa opção. Como reservamos vários passeios conseguimos negociar um preço bem em conta.
    A operadora que contratamos foi a Viagem Chile, e gostamos muito dos serviços deles.

    Mais informações: https://www.conchaytoro.com

Outra Vinícula

Se estiver indo a Valparaiso e Viña del Mar aproveite para conhecer a Vinícola Emiliana, que produz vinhos orgânicos, localizada no Valle Casablanca, a apenas 50 minutos de Santiago. Na Vinícola é possível fazer 2 tours. O Tour Premium, é realizado um passeio pelos jardins, onde também estão animais nativos como llamas e aves e explicação sobre os tipos de vinho e do solo, variedades plantadas e características climáticas do vale.

O Tour Gê tem como objetivo superar as expectativas dos visitantes. Nesse tour, está incluído todo roteiro do Tour Premium e mais um passeio nas instalações, no qual se explica claramente os princípios da agricultura orgânica e biodinâmica, e depois a experiência de degustação. Sempre liderado por um sommelier, os visitantes podem provar quatro vinhos premium, um de cada uma das linhas, emparelhado com queijos ou chocolates orgânicos, terminando com nosso ícone, o vinho Gê. Mesmo que você não tenha interesse em fazer o tour, mas quer conhecer a vinícola, você pode por conta própria também, sem qualquer custo. Não é necessário agendar qualquer tour, basta chegar lá de carro e entrar para conhecer a propriedade. E saiba que a simples visita à Emiliana já é um passeio que vale a pena, pois a sua estrutura é extremamente charmosa e o lugar é lindíssimo.
Mas uma coisa é certa, você não pode deixar de conhecer pelo menos um vinícola em sua passagem pelo Chile.

Dicas

  • Você pode levar para o Brasil até 16 garrafas de 750ml (ou 12 litros), quantidade liberada sem impostos. Cuidado para não ultrapassar o peso estabelecido pelas companhias áreas que é de 23 quilos.
  • É importante agendar com antecedência os tours pelas vinícolas, as vagas são limitadas. Praticamente todas as agências de turismo de Santiago realizam este passeio.

Veja outros Posts sobre o Chile

Roteiro de onze dias pelo Chile
10 lugares imperdíveis da capital chilena
A bela região de Cajón del Maipo no inverno Chileno
Farellones e Valle Nevado, um dia para brincar na neve

Gostou? Compartilha! Gostou? Compartilha!