Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Aracaju, a queridinha do nordeste

Aracaju

Aracaju é considerada, entre as capitais nordestinas, a que possui a melhor qualidade de vida, e não é para menos, possui muitas ciclovias, praias maravilhosas, uma infinidade de bares e restaurantes, uma rede hoteleira bastante diversificada, é muito bem sinalizada e limpa, principalmente na orla, dando a todos que a visitam uma sensação de tranqüilidade.

Aracaju
Orla da praia de Atalaia

Quantos dias devo reservar para Aracaju?

Cinco dias são suficientes, dá para conhecer a cidade e arredores com calma e aproveitar as belas praias da capital sergipana.

Como Chegar

Ao sul, Aracaju fica a cerca de 270 km de Salvador, agora direto pela via costeira através da ponte Gilberto Amado que reduziu em 30 km a distancia entre as cidades. Ao norte, Maceió esta a pouco mais de 280 km. De avião, Aracaju é servida por voos diretos de São Paulo, Rio, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Maceió e Campinas. O aeroporto fica a menos de dez minutos de táxi da zona hoteleira da Atalaia (há dois pontos de táxi: um para os táxis especiais, tabelados, e outro para os comuns, que funcionam pelo taxímetro).

Onde se hospedar em Aracaju?

A região hoteleira de Aracaju fica na orla da praia de Atalaia, e tem vários hotéis e pousadas para todos os gostos e preços, é de lá também partem a maioria dos passeios para os arredores e para as cidades históricas, portanto é o local ideal para se hospedar. Usamos o Booking.com para fazer a reserva, pagamos com cartão de credito e com cancelamento grátis. Se preferir ficar em um Resort terá que atravessar a Ponte sobre o Rio Sergipe e se hospedar na Barra dos coqueiros, que fica a quinze minutinhos da cidade de Aracaju.

Onde comer em Aracaju

Na orla de Atalaia há várias opções como a Churrascaria Sal e Brasa, o Pastel da Jane, a República dos Camarões, e o Ponto da Picanha, mas no centro Histórico, o restaurante mais concorrido é o Caçarola, recheado de pratos tipicamente nordestinos, serve pratos à la carte que deram notoriedade ao local somente aos sábados, como o Camarão de Cueca. Já durante a semana se concentra apenas no buffet a quilo. O Restaurante Caçarola fica Mercado Municipal Antônio Franco, na Rua José do Prado Franco, s/n, com atendimento de segunda a sábado, das 11h às 16. Não abre aos domingos.

O que fazer em Aracaju?

Alugar um carro e realizar os passeios por conta própria é uma opção bem viável, principalmente se estiver com outras três pessoas para dividir os custos, você evita os compromissos com horários e acaba ganhando tempo para conhecer outros lugares. Mas se preferir fazer os passeios sem alugar um carro, a maioria dos hotéis conta com um serviço de agendamento de passeios. Na orla da praia de Atalaia você encontra diversas operadoras de turismo.

A capital Aracajuana fica espremida entre dois rios, ao sul o Vaza-Barris, e o Sergipe ao norte, onde fica o Centro Histórico, com visitas obrigatórias ao Mercado Municipal, que na verdade se trata de três mercados integrados: o de artesanato, com bordados, redes, e rendas, o de especialidades (queijos, ervas, farinhas) e o mercadão de hortifrútis, e ao Museu da Gente Sergipana.

Aracaju
Mercado Municipal
Aracaju
Mercado Municipal

A Catedral Metropolitana fica pertinho do Palácio do Governo, dá pra ir a pé. Continuando em direção a orla você chega na Ponte do Imperador, construída em 1860 para que o vapor que trazia D. Pedro II a Sergipe pudesse ancorar. Desse local podemos observar a linda Ponte João Alves que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros e foi construída com o intuito de encurtar a distância entre a capital e as praias do litoral norte, mas acabou se tornando um belo cartão postal da cidade. Nesta direção também encontramos os dois shoppings da cidade, no caminho das praias o Rio Mar, na Coroa do Meio, e o Shopping Jardins, no bairro 13 de Julho.

Aracaju
Ponte João Alves

A orla começa na Praia dos Artistas, seguido pela praia da Atalaia, uma praia com um dos mais belos calçadões do Brasil, onde encontramos praças, lagos, quadras poliesportivas, playgrounds, quiosques, restaurantes e o Oceanário de Aracaju onde fica o Projeto TAMAR, que em todo primeiro sábado do mês, há a soltura de tartaruguinhas marinhas na praia em frente, a qual tivemos o privilégio de participar.

Aracaju
Oceanário de Aracaju
Aracaju
Soltura de tartaruguinhas na Praia de Atalaia

No final da Atalaia, fica a Passarela do Caranguejo, com vários bares e restaurantes, onde a noite rola musica ao vivo com muito forró. Acabando Atalaia, vem a praia da Aruana, com vários quiosques e. mais ao sul ainda a praia do Refúgio.

Aracaju
Inicio da Passarela do Carangueijo

Não deixe de visitar também a Orla do Pôr do Sol, que é também o ponto de embarque para o passeio na Croa do Goré e Ilha dos Namorados. A prefeitura de Aracaju elaborou um projeto, chamado Pôr do Sol que envolve a comunidade local de Mosqueiro para participar de atividades turísticas, valorizando a cultura local e aumentando a renda familiar. Esse Projeto, além da feirinha de artesanato, valoriza muito a música local, no qual você pode apreciar músicas tocadas por um saxofonista e pelo simpático Valtinho do Acordeon, cantando músicas clássicas em um pequeno barco sobre as águas do rio, ajudando ainda mais a embelezar o pôr do sol do Rio Vaza Barris. Vale informar que o Projeto Pôr do Sol de Aracaju acontece somente aos sábados. Para os leitores que já estiveram em João Pessoa, este Projeto na Praia do Mosqueiro lembra o Bolero de Ravel da Praia do Jacaré (Veja neste Post). Infelizmente visitamos a orla na sexta. Então sábado a partir das 15h, é o melhor dia para curtir a Orla do Pôr do Sol. Para chegar a Orla do Pôr do sol siga a Rodovia dos Náufragos em direção a Mosqueiro.

Aracaju
Orla do Por do sul as margens do Rio Vaza Barris
Veja outros Posts sobre Sergipe:

Destino: Sergipe, roteiro básico de 7 dias

Praia do Saco e Mangue Seco no litoral sul de Sergipe

São Cristóvão e Laranjeiras, um passeio pela história de Sergipe

Cânion do Xingó, um passeio no sertão de Sergipe

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *