Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Florianópolis, conhecendo as praias do litoral Norte

Praias do Litoral norte
Praia da Lagoinha
Praias do litoral norte
1-Cachoeira do Bom Jesus
2-Cacupé
3-Canasvieiras
4-Daniela
5-Ingleses
6-Jurerê Internacional
7-Jurerê Tradicional
8-Lagoinha
9-Ponta das Canas
10-Praia Brava
11-Praia do Forte
12-Praia do Santinho
13-Sambaqui
14-Santo Antônio de Lisboa

Neste post abordaremos a Região Norte da Ilha de Florianópolis, formada por 5 distritos, Ingleses do Rio Vermelho, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Santo Antonio de Lisboa e Ratones. Esta região é a mais populosa durante a alta temporada, contando com ótima infraestrutura em prestação de serviços e oferecendo atrações turísticas para todos os gostos, e ainda tendo a seu favor praias com águas quentes e calmas se comparada a outras regiões da ilha, é a região preferida dos banhistas.

Para quem gosta de história, vale à pena conhecer as comunidades de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé, bairros tradicionais de colonização açoriana, que mantém ainda aquele ar bucólico. Santo Antônio é um dos distritos mais antigos da cidade, que preserva muitas edificações do passado e também a primeira rua calçada do estado de Santa Catarina, tendo vários restaurantes com vistas para o mar. Também não deixe de visitar as fortalezas construídas pelos portugueses no século XVIII, uma na Praia do Forte e as outras duas nas ilhas de Ratones e Anhatomirim. Fazer um passeio de escuna e desvendar os mistérios dessas fortalezas é um programa imperdível. Vamos descrever aqui o que tem de melhor nas principais praias da região.


Praia dos Ingleses

Mais uma vez optamos pelo carro alugado para perambular pelas praias, a partir da Lagoa da Conceição, a nossa primeira parada foi na Praia dos Ingleses, que carrega esta denominação por conta do naufrágio na área de uma embarcação inglesa, entre 1683 e 1737. Os sobreviventes ingleses se estabeleceram na região da Praia dos Ingleses, onde praticavam a agricultura para garantir a sobrevivência.

florianopolis
Praia dos Ingleses

Esta maravilhosa praia com cerca de 5 km de extensão, possui areia branca e mar de águas azuis com média ondulação, é uma cidade à parte, pois conta com vários bares e restaurantes, casas noturnas, muitos hotéis, pousadas e casas para aluguel, além de outros serviços turísticos. Na alta temporada suas águas ficam com uma temperatura agradável, sendo destino certo para quem quer praia com bastante badalação, bares na areia, música, compras e paquera, por estes e outros motivos é um dos principais destinos de turistas do Cone Sul, principalmente por nossos hermanos argentinos, que literalmente invadem a região.

praias do litoral norte
Praia dos Ingleses

Devido a sua grande extensão, esta praia apresenta de um lado, um mar calmo. ideal para crianças e idosos e, do outro, ondas mais fortes propícias para o surf. Ela também não permite que os amantes do ecoturismo fiquem de fora, pois conta com trilhas que permitem o acesso a pé a outras duas praias. Uma na fronteira ao norte com a Ponta da Feiticeira, que separa a Praia dos Ingleses da Praia Brava e outra ao sul, através do Morro dos Ingleses que faz a divisa da Praia dos Ingleses com a Praia do Santinho. Também é possível conhecer a Praia do Santinho fazendo uma caminhada de 30 minutos pelas dunas, bem mais tranquila do que pelas rochas. Nas dunas também é praticado o sandboard, descida de dunas em uma prancha de madeira.

Praia do Santinho

Bem próximo dali fica a Praia do Santinho, com seus 2 Km de extensão e altas ondas, é ideal para o surf. Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo arqueológico de inscrições rupestre datada de cinco mil anos atrás, uma destas inscrições, a Pedra do Santinho deu o nome a praia.

praia do litoral norte
Praia do Santinho

Praia da Lagoinha

Continuando nosso roteiro, nossa próxima parada foi na Praia da Lagoinha, muito procurada no verão, onde a disputa por um bom lugar na areia é grande, esta pequena praia em forma de semicírculo, com 760 metros de extensão, apresenta característica de enseada, por ser protegida em suas extremidades por costões rochosos com bastante vegetação, fazendo com que suas águas sejam muito calmas e quentes. Nessas duas extremidades há trilhas, com belíssimos visuais, sendo que uma delas nos leva a locais isolados do norte da ilha. A praia abriga poucas casas residenciais, a maioria delas à beira da praia e poucos serviços de hotelaria, porém. fica bem próximo de zonas que possuem forte infraestrutura para receber turistas.

praias do litoral norte
Praia da Lagoinha

Praia do Brava | Ponta das Canas

Agora é a vez da Praia Brava, uma das mais badaladas do verão catarinense, com aproximadamente 1,5Km de extensão e uma larga faixa de areia, é conhecida pelos luxuosos condomínios e também pelo seu mar aberto e agitado, sendo por este motivo, muito frequentada por surfistas.

praias do litoral norte
Praia da ponta das Canas

Na sequencia, a aconchegante e linda Ponta das Canas onde almoçamos. Pequena praia com quase 1Km de extensão, possui águas calmas e claras e areia fina. A temperatura da água é agradável, o mar não tem repuxo e praticamente é considerado como uma lagoa pela tranqüilidade de suas águas, por este motivo atrai grande número de turistas no verão e é muito escolhido por famílias com crianças. É um balneário muito seguro e com uma estrutura urbana pequena, apresentando o centrinho comercial formado apenas por um par de quarteirões, com alguns bares e restaurantes, algumas lojinhas de conveniências, supermercados e farmácias.

praias do litoral norte
Praia da ponta da Canas

Possui uma pequena avenida à beira mar e algumas opções de hospedagem tradicionais e muitas casas de praia para aluguel de temporada que são oferecidas pelos nativos do bairro, que praticamente se dedicam à pesca e a prestação de serviços para veranistas e turistas.
Uma passagem rápida por Cachoeira do Bom Jesus, uma praia que por não possuir um marco divisório tem uma orla gigantesca, localizada entre as praias de Ponta das Canas e Canasvieiras.

Praia de Canasvieiras

Chegamos a efervescente Canasvieiras, onde você encontra de tudo. Devido à grande infraestrutura, este bairro funciona também como uma verdadeira ‘cidade independente, pois, conta com serviços de saúde, hotéis e pousadas, polícia, supermercados e um variado comércio, além de bancos e até um mini-shopping. É um dos principais balneários da região, sendo muito procurado por turistas do Mercosul e por famílias com crianças em busca de águas mornas e tranqüilas, durante a alta temporada. O mar ganha um brilhante tom esverdeado quando bate sol.

praias do litoral norte
Praia de Canasvieira

A praia possui 2,2 Km, a areia é fina e amarelada, boa para andar descalço. Além de um gostoso banho de mar, outras opções nesta praia são os passeios de escuna que saem na alta temporada diariamente do cais para a Baía dos Golfinhos e para a Ilha de Anhatomirim, onde realizam visitas ao Forte de Santa Cruz construído no século XVIII.

praias do litoral norte
Praia de Canasvieira

Outra opção é o mergulho para observação submarina nas águas cristalinas das praias pertencentes a Reserva Ecológica da Ilha do Arvoredo, nos proporcionando toda beleza e exuberância da vida no fundo do mar. À noite, não falta diversão, pois as ruas do centrinho são próximas, então vale a pena caminhar e curtir a noite, parar em um bar ou simplesmente comprar uma lembrança nas várias lojas. E para os que gostam de badalação, as boates fazem de Canasvieirias, as noites mais movimentadas do norte da Ilha.

Praia de Jurerê e Jurerê Internacional

Prosseguindo nosso roteiro, pela Rodovia SC-401, que liga a região central aos bairros e praias do Norte da Ilha, passamos pela Jurerê Tradicional, outra praia visitada principalmente por famílias com filhos pequenos, justamente pelo mar calmo e cristalino e chegamos ao mais badalado e sofisticado bairro de Florianópolis, Jurerê Internacional. Este bairro poderia ser contando num post à parte, tamanha a diversidade de atrativos e histórias que teríamos para narrar. É uma das áreas mais nobres da Ilha da Magia, esbanja glamour, é pura badalação, e é o destino certo dos poderosos e das celebridades do verão catarinense.

O bairro é fruto de um projeto urbanístico com foco na sustentabilidade, nele tudo foi planejado cuidadosamente para que resultasse em um lugar único na Ilha. Com zonas específicas para comércio e serviços e uma área residencial cheia de mansões milionárias, conta com segurança e saneamento exclusivos e, sobretudo, mar limpo e natureza. Suas ruas largas são bem arborizadas e em sua maioria com nome de animais da fauna marinha, como, por exemplo, Avenida dos Dourados, Rua dos Badejos e Rua das Trutas.

A principal via a atravessar Jurerê Internacional é a Avenida dos Búzios, que fica paralela à praia, sendo que ela é margeada, basicamente, por residências e prédios. Nela se encontra o Jurerê Open Shopping, um centro comercial a céu aberto localizado num calçadão que segue em direção à praia. Este imenso calçadão é um dos principais locais para se passear no final da tarde e à noite em Jurerê, e nele é possível encontrar cafés, lanchonetes, restaurantes, lojas de roupas e acessórios, farmácia, imobiliárias, caixas eletrônicos, banheiro público, entre outros serviços. Nesta avenida também há vários estacionamentos que dão acesso direito a faixa de areia da praia. O estacionamento nestes locais é gratuito.

Um dos atrativos de Jurerê Internacional, além da praia, é fazer um tour sem rumo pelas ruas do bairro para observar as centenas de mansões com mega estruturas e lindos jardins. As casas não possuem muros, pois o bairro possui sistema de vigilância com câmeras e seguranças que ficam circulando pelas ruas o tempo todo. Muitas delas valem milhões de reais e estão entre as casas mais caras do país.

praias do litoral norte
Praia de Jurerê

No entanto, o maior atrativo do bairro continua ainda sendo a praia com seus 3 Km de areias claras e águas esverdeadas.Na verdade as duas Jurerês dividem a mesma faixa de areia, por convenção a metade esquerda do bairro é a parte “internacional” e a metade direita a versão “tradicional”. Ao fundo, lanchas e veleiros dão um toque sofisticado ao visual. Já na orla, essa tarefa fica por conta de turistas e moradores que aproveitam o charmoso calçadão para passear, caminhar ou simplesmente admirar a praia.

Outro destaque do bairro são os famosos beach clubs, bares de praia, internacionalmente famosos por sediar algumas das melhores baladas do Brasil, atraindo gente bonita e, celebridades do mundo inteiro em busca de muita festa e diversão, misturando, sol, lua, mar e música eletrônica. A ótima estrutura do bairro está preparada para receber turistas de todas as partes do mundo.
Cabe ressaltar aqui que a hospedagem em Jurerê Internacional é uma das mais caras de Floripa, principalmente na alta temporada. Entre as opções há hotéis e pousadas de luxo, e hospedarias mais simples, além de mansões e sofisticados apartamentos para alugar. É possível encontrar algumas opções de hospedagem mais básicas e com preços mais acessíveis na Jurerê Tradicional.

Para os que querem visitar esta praia e não estão de carro, além do taxi, há duas opções de ônibus. Uma são os ônibus de linha, porém é preciso pegar um no terminal do centro ou no terminal do bairro Trindade, e ir até o terminal de Santo Antônio de Lisboa e depois trocar de ônibus pegando um que segue para Jurerê. A outra opção é pegar um ônibus executivo (amarelinho), que parte do Terminal do centro da Cidade de Florianópolis e segue direto a Jurerê, porém com tarifas mais elevadas em relação ao ônibus comum.

A visita a Jurerê Internacional pode ser combinada com praias vizinhas bem próximas. Uma delas é a Praia do Forte, que se encontra no canto direito de Jurerê e é acessada por uma estradinha com subida bem íngreme, encontrando no meio do caminho entre as duas praias uma atração histórica que pode ser visitada, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Construída pelos portugueses, fazia parte de um sistema de defesa da ilha contra invasões de embarcações inimigas junto com outras duas fortalezas. Esta fortaleza também pode ser acessível por uma trilha que tem início na Praia do Forte, aberto à visitação mediante uma pequena taxa.

Praia do Forte | Praia da Daniela

A bola da vez agora é a ótima Praia do Forte, um recanto de pescadores, cercado por pequenos costões, mar quente e calmo e boa faixa de areia. A Praia do Forte é bem freqüentada no verão e há dificuldades para estacionamento. Possui alguns bares e lanchonetes simples, porém é ideal para levar a família para banhos, passar o dia, visitar a Fortaleza São José da Ponta Grossa ou mesmo passear em direção a nossa próxima visita, à praia da Daniela.

Forte São Jose
Praias do litoral norte
Praia do Forte

Ufa, enfim chegamos a nossa última praia de nosso roteiro na Região Norte da Ilha, a Praia da Daniela. É uma das mais belas praias da ilha. Compõe-se de uma restinga de areias finas que se inicia defronte às ilhas de Ratones Grande e Ratones Pequeno e vai até pedras que se localizam junto ao centrinho do bairro. Dali, cruzando-se as pedras, há mais duas pequenas praias, também separadas por pedras.

Praias do litoral norte
Praia da Daniela

Daniela é praia para todos os gostos, pois por ela se fazem agradabilíssimas caminhadas que podem se dirigir à extremidade do Pontal, local ermo, defronte às citadas ilhas de Ratones, onde as águas da Baia Norte se comunicam com as do Oceano, ou indo no sentido contrário e ultrapassando pedras e pequenas praias, chegar ao Forte de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte. Este balneário já é utilizado por muitos, como local de residência permanente. Possui poucos restaurantes e bares, todavia é uma praia ideal pra se ir com a família; pois além de ter suas águas calmas, cristalinas e tépidas, seu declive é bem suave, oferecendo mínimo risco às crianças que se banham, proporcionando banhos o ano inteiro. Nas temporadas, muitos proprietários locam suas casas a preços bem acessíveis.

Dica

Para quem está percorrendo a ilha de carro, e como é uma região com muitas praias bonitas, contando ainda com lindos bairros e atrações históricas, sugerimos dois dias fazendo paradas curtas em cada uma delas. Agora caso queira fazer uma parada mais prolongada em algumas dessas praias para curtir o sol o mar, ou até mesmo o sofisticado bairro de Jurerê Internacional, recomendamos no mínimo três dias.


Veja outros Posts sobre Florianópolis:

Destino: Florianópolis, o que fazer na terra do Guga

O que fazer no Centro de Floripa

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Leste

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Sul

Bate e volta ao Município de Celso Ramos

Bate e volta ao Município de Bombinhas

Bate e volta ao Balneário Camboriú

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *