Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Destino: Florianópolis, o que fazer na terra do Guga?

Barra da Lagoa

Florianópolis, conhecida também como Ilha da Magia, é um destino muito procurado durante o verão, pois além de brasileiros vindos em sua maioria de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, a cidade é invadida anualmente por milhares de estrangeiros, principalmente argentinos, que procuram dias ensolarados, as belas praias do litoral catarinense e muitas outras atrações que merecem ser visitadas. Porém é muito interessante visitar também a cidade em outras estações do ano.

Florianópolis
Brasileiros e Argentinos dividem irmãmente o Litoral Catarinense

Vamos abordar aqui o nosso roteiro realizado em 10 dias, sendo 2 destes exclusivos para as viagens de ida a Florianópolis e volta ao Rio de Janeiro. Ressaltamos que muitas atrações interessantes ficaram de fora, dentre elas destacamos passeios de barcos a diversos destinos, principalmente a Ilha do Campeche por achar os preços abusivos.
Lembrando também que optamos por um roteiro, por ser verão, para conhecer em especial as várias praias espalhadas de norte a sul da ilha e em outros municípios próximos a Florianópolis. Sendo essas escolhas uma tarefa muito difícil para o grupo, pois são centenas de praias, todas encantadoras, porém cada uma apresentando sua peculiaridade, como cercadas por dunas, restingas, morros cobertos por Mata Atlântica, praias com águas calmas para crianças ou ondas boas para surfistas, situadas em balneários badalados ou em pequenas comunidades de pescadores.

Florianópolis
Praia da Armação vista do Mirante do Morro das Pedras

Ressaltamos que esse roteiro pode ser adaptado ao número de dias de acordo com a preferência do visitante, para isto basta escolher as suas atrações prediletas. Um fator muito importante é ter a capital catarinense como base, por possuir ótima infraestrutura. Ficamos hospedados na Lagoa da Conceição, local bem centralizado da ilha. Outro fator é estar de carro, seja próprio ou alugado, para se deslocar com mais facilidade pela ilha e adjacências. Caso queira alugar um automóvel clique no link abaixo e acesse o portal Rentcars para comparar preços e realizar sua reserva em Floripa.

Texto: Valdir Neves


Quantos dias devo reservar para essa viagem?

Isso depende do tempo disponível de cada um, sugerimos 8 dias cheios, incluindo neles três saídas do município de Florianópolis para conhecer algumas praias de Governador Celso Ramos, Balneário de Camboriú e Bombinhas.

Qual a melhor época para conhecer Florianópolis?

Em Floripa, o turismo está voltado basicamente para as praias, e da mesma forma que em boa parte dos destinos turísticos do nosso país, é no verão que ferve. É nessa época, também, que a água está na sua melhor temperatura, portanto, se você não quer entrar num mar gelado, não vá no inverno.
É bom ressaltar que no verão chove mais, porém nada que tire o brilho da cidade e impeça de aproveitar muito bem suas praias. Nesta época faz muito calor, com a temperatura se estabilizando entre 24° e 25°C, todavia no inverno, quando o índice pluviométrico é mais baixo, a média é de 17°C. Um alerta é que mesmo esteja no verão é bom estar preparado para pegar um friozinho, caso o vento sul chegue de surpresa, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas.
É bom lembrar também, que no período de férias, principalmente entre o Natal e o início das aulas, ocorrem constantes engarrafamentos no horário de saída das praias. No Carnaval, a cidade também fica cheia, com o desfile dos blocos de rua e das escolas de samba. Uma boa alternativa para amenizar os efeitos do trânsito, é conhecer a Ilha da Magia em fevereiro ou março, quando o público já é menor, mas a água ainda está agradável.

Onde se hospedar?

Muitos hotéis e pousadas estão instalados em diferentes praias, seja no leste, no sul ou norte da ilha, por isso é fundamental também obter informações sobre suas adjacências. Um bairro bastante popular na Ilha é a Lagoa da Conceição, que tem um bom comércio e ao mesmo tempo, fica próxima de algumas das praias famosas, como Praia Mole e Joaquina, sendo também um ponto central para todas as praias da ilha e o aeroporto. A Ilha também oferece muitas casas para alugar e camping e é uma boa opção de hospedagem. Caso queira saber preços e localização sobre hospedagem click aqui!

Onde comer em Florianópolis?

A ilha de Florianópolis conta com ótimos restaurantes para todos os bolsos. A diversidade e a qualidade dos pratos, como por exemplo peixes e frutos do mar é bem variada. Também é possível encontrar restaurantes que servem carnes vermelhas, assim como casas para vegetarianos. Alguns fast-foods também estão presentes. É possível encontrar também muitos restaurantes com comida a quilo.

O que fazer na Grande Florianópolis?

Lagoa da Conceição e Centro

Mercado Municipal

O centrinho da Lagoa é o lugar ideal para caminhar, há bons cafés e lojas de artesanato. Na Avenida das rendeiras existem muitos restaurantes e é onde moradores e turistas caminham, correm ou simplesmente deixam o tempo passar sentados no gramado a beira da lagoa. A vida noturna no bairro também é agitada com vários bares com baladas até o amanhecer. No centro de Floripa é indispensável uma visita ao Mercado Municipal.

Litoral Norte da Ilha

florianopolis
Praia dos Ingleses

São as que concentram maior infra-estrutura turística, com ampla oferta de hospedagem e serviços. Destacamos neste trecho as praias com mar calmo, como as dos Ingleses, Jurerê, Daniela, Ponta das Canas, do Forte e Canasvieiras, e com mar agitado, a do Santinho.

Litoral Sul da Ilha

Florianópolis
Praia do Pântano do Sul

Algumas das praias mais belas de Florianópolis estão localizadas no Sul da Ilha, uma região onde a natureza predomina, com praias pouco urbanizadas, muitas delas antigas colônias de pescadores que ainda preservam a história e a cultura dos nativos manezinhos da ilha. Muitas dessas praias podem ser facilmente acessadas de carro, mas algumas só podem ser visitadas através de trilhas ou de barco. Destacamos as Praias do Campeche, da Armação, do Matadeiro e a do Pântano do Sul, Merece também nesta região uma visita ao Mirante do Morro das Pedras, de onde se obtêm um lindo visual das Praias do Morro das Pedras e da Armação e também ao Parque Estadual da Lagoa do Peri.

Litoral leste da Ilha

Florianópolis
Dunas da Joaquina

São praias de mar aberto e, portanto, apropriadas para a prática de esportes náuticos. Dentre elas destacamos as praias da Joaquina e Mole, redutos de surfistas e da galera jovem, com muito agito e azaração. Joaquina tem ainda as dunas que deram origem ao Sendboard, e Barra da lagoa, praticamente a única nessa região que tem mar calmo, em função do Canal da Barra.

Bate e volta a Governador Celso Ramos

Florianópolis
Praia da Armação da Piedade

Algumas praias deste município estão entre as melhores de todo estado, pois além de serem belas, há praias para todos os gostos, calmas e com onda, desertas e agitadas, praias próprias para mergulho. Destacamos as praias da Armação da Piedade e a Baia dos Golfinhos.

Bate e volta a Bombinhas

Florianópolis
Praia da Sepultura

Bombinhas é a Capital do Mergulho Ecológico, composta por 39 lindas praias é um dos mais belos refúgios de Santa Catarina. Entre as praias, destacamos as Praias de Bombinhas, da Sepultura e Mariscal.

Bate e volta ao Balneário Camboriú

florianópolis
Balneário Camburiú

O ideal é permanecer na cidade no mínimo por dois dias, como realizamos um bate e volta partindo de Floripa, nossa sugestão é dedicar este dia para conhecer o Parque Unipraias, que oferece ao visitante diversas opções de lazer, inclusive praias, como a da laranjeira, com ótima infraestrutura. Sobrando um tempinho dê uma passada pela badalada orla do centro.

Esse foi o nosso roteiro

Dia 1- Lagoa da Conceição, Joaquina, Praia Mole, Barra da Lagoa e Dunas da Joaquina. Centro, Av. Beira-Mar Norte e Ponte Hercílio Luz.
Dia 2- Santinho, Ingleses e Lagoinha.
Dia 3- Jurerê Internacional, Praia do Forte, Fortaleza de São José da Ponte Grossa, Balneário Daniela.
Dia 4 – Canasvieiras e Ponta de Canas e se tiver tempo um passeio de barco.
Dia 5 – Campeche, Mirante do Morro das Pedras, Praia da Armação, Matadeiro, Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.
Dia 6 – Bate e volta ao Município de Gov. Celso Ramos.
Dia 7 – Bate e volta ao Balneário de Camboriú.
Dia 8 – Bate e volta ao Município de Bobinhas.

Informações Úteis

• Algumas praias de Florianópolis apresentam trilhas que levam para lugares onde as paisagens são lindíssimas, por isso é interessante sempre acordar cedo para não ter que retornar do passeio no escuro da noite. Leve repelente para poder realizar os passeios com mais tranquilidade.
• Não deixe coisas de valor em seu carro quando for visitar as praias. Evite deixar seu carro estacionado em lugares muito isolados.
• Muitos restaurantes de Florianópolis apresentam frutos do mar capturados no local, por isso são bem frescos. Aproveite, pois os pratos para duas pessoas não costumam ser caros.
• As praias de Florianópolis são bem limpas e preservadas. Então se for levar alimentos para a praia, não se esqueça de recolher o lixo antes de ir embora.
• Leve protetor solar, pois em dias mais quentes o sol costuma ser bem forte.
• Algumas praias de Florianópolis são utilizadas para a prática profissional de Surf. Evite praticar este esporte em local não credenciado.

Veja outros Posts sobre Florianópolis:

O que fazer no Centro de Floripa

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Leste

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Sul

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Norte

Bate e volta ao Município de Celso Ramos

Bate e volta ao Município de Bombinhas

Bate e volta ao Balneário Camboriú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!