Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Bate e volta ao Município de Bombinhas

Praias lindas a apenas 70km de Florianópolis

bombinhas
Praia de Bombinhas

Continuando nossa viagem por Santa Catarina, partimos de carro de Florianópolis em direção a Bombinhas, distante quase 70 km da capital, para mais um bate e volta.

bombinhas

Este município paradisíaco preservou a vegetação nativa, tornando a cidade um paraíso ecológico. Conta com 29 praias, algumas com águas calmas e limpas, que atrai muitas famílias. Mas também tem praias selvagens onde rolam altas ondas para delírio dos surfistas. Para emoldurar mais este cenário existem quatro ilhas e dois parques ecológicos. O balneário é muito procurado para pratica do mergulho, pois devido aos seus atributos, conquistou fama até no exterior, e é conhecido como a “Capital do Mergulho Ecológico”. Muitos turistas que visitam a cidade aproveitam a oportunidade para matricular-se nas várias escolas de mergulho existentes, que além de passeio de barco, oferecem material completo e até um curso básico de mergulho, com direito à habilitação universal.

As praias mais badaladas do município são: Bombinhas, Bombas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande e Zimbros. Para quem gosta de movimento, o ideal é ficar pelas praias centrais de Bombas e Bombinhas.

Para chegar a Bombinhas

  • De avião
    O Aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Navegantes, que recebe vôos provenientes de diversas capitais do Brasil. Localizado a 60 quilômetros da cidade de Bombinhas. O Aeroporto de Florianópolis fica a 79 quilômetros.

  • De Carro
    A partir de Florianópolis, seguir pela BR 101 na direção norte até a saída para Porto Belo. Seguir pela SC-412 por cerca de 11km até Bombinhas.
    A partir do Balneário de Camboriú, distante cerca de 40Km, seguir pela BR 101 para o sul até a entrada para Porto Belo.
    Caso queira alugar um automóvel acesse o portal Rentcars aqui no blog para comparar preços e realizar sua reserva em Floripa.

  • De ônibus
    Como não há rodoviária em Bombinhas, é preciso descer em Balneário Camboriú, a 42 quilômetros de Bombinhas e pegar a linha Praiana, que vai até Bombinhas. O telefone do Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú é (47) 3367-2901. A Viação Catarinense (0800-470-470), Pluma (0800-646-0300) e Itapemirim (0800-723-2121) têm saídas das principais capitais brasileiras.
    Circulando por lá – Bombinhas é uma cidade relativamente pequena e há transportes públicos para você se locomover. Mas a melhor opção para circular pelas paradisíacas praias de Bombinhas e também pelos atrativos dos arredores é de carro.

Praia de Bombinhas

Com quase 1 km de extensão, é a mais movimentada do município, conta com uma infra-estrutura completa com hotéis, pousadas, camping, casas e comércio diversificado, mergulho e lojas especializadas no ramo. Bombas possui uma orla de areia clara com 2 km de extensão, águas límpidas com ondas que permitem a prática da pesca de arremesso e várias modalidades de esportes aquáticos. É um ótimo lugar para banhos de sol e mar, com destaque para o costão esquerdo, onde encontra-se um trecho da Mata Atlântica, hoje transformado em Parque Municipal da Galheta. Também possui boa infraestrutura com restaurantes, hotéis, pousadas, camping e comércio em geral.Bombinhas

Bombinhas

Bombinhas

Praia de Quatro Ilhas

Um dos lugares mais belos e místicos de Bombinhas. A praia possui um mar de águas cristalinas e areias ricas em cristais de quartzo, o que, de acordo com os esotéricos, garante o armazenamento de grande carga de energia positiva. Além de paraíso ecológico, Quatro Ilhas tem mar aberto, com ondas que arrebentam longe da praia, sendo um dos recantos mais propícios para a prática do surf, rendendo a praia um reconhecimento internacional no esporte. Da praia vislumbramos um lindo cenário das 4 ilhas que fazem parte da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, daí o nome Quatro Ilhas.

Mariscal

Com 4 km de extensão possui águas cristalinas e areia branca, também é muito procurada por surfistas pela qualidade das ondas. Lá, as encostas se destacam pelo verde exuberante, sendo um lugar ideal para caminhadas, formando um conjunto que desperta o interesse de boa parte dos turistas. Possui bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes.

Praia de Zimbros

Já a enseada de Zimbros, caracteriza-se principalmente pela paisagem pitoresca, possui águas claras e calmas, com bom número de barcos de pescadores artesanais que enfeitam sua orla. Também é própria para a prática de esportes náuticos como windsurfe, jet ski e iatismo. Possui também boa infra-estrutura com pousadas, imobiliárias, restaurantes e peixarias.

Praia do Canto Grande

Outra principal praia do município é a Praia do Canto Grande, a mais extensa de todas. É banhada por duas enseadas que são chamadas de Mar de Dentro com 1 km de mar calmo e tranqüilo, própria para as crianças e a prática de esportes náuticos como windsurf, jet-ski e iatismo, e Mar de Fora com 3 km de mar aberto e boas ondas para o surfe, suas águas nos meses de julho e agosto servem de refúgio às baleias vindas da Antártida. Nos restaurantes e barzinhos à beira mar são servidos petiscos, peixes e frutos do mar enquanto o visitante aprecia a bela paisagem.

Outras Praias

Outras lindas praias por suas belezas naturais merecem uma visita, entre elas destacamos, a Praia do Ribeiro, Praia da Lagoinha, Praia da Sepultura e Praia da Conceição.
Como boa parte do município está localizada dentro da Mata Atlântica, com áreas ainda preservadas e intocáveis, há diversas trilhas que descortinam cenários paradisíacos e paisagens exuberantes. Aos mais aventureiros a sugestão é pegar a trilha que parte do costão da Praia de Zimbros, localizada na extremidade direita, e seguir em direção as desertas praias da Lagoa, do Cardoso, Vermelha e Triste e à cachoeira da Praia Triste, que são conhecidas somente por aqueles que são amantes de longas caminhadas pelas trilhas.

Florianópolis
Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Outros atrativos

  • Morro do Macaco, hoje parque municipal, para avistar todas as ilhas que compõem a Reserva Marinha do Arvoredo. Outra opção é a Ilha do Macuco, que faz parte do Parque Municipal do Morro do Macaco e tem seu acesso somente realizado por barco. Possui uma trilha ecológica e o passeio é conduzido por pescadores que conhecem toda região, dando ênfase a educação ambiental.

  • Mirante Eco 360°, de onde é possível ter uma visão panorâmica em 360º da região de Bombinhas. Uma linda paisagem que é um convite para belas fotografias. O Parque Municipal da Galheta, localizado numa área de Mata Atlântica chega a receber 5000 visitantes por dia na alta temporada.

  • Instituto Kat Schürmann, uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de programas de educação ambiental marinha. Ali o visitante além de acompanhar as viagens da Família Schürmann através de fotos e peças trazidas de várias partes do mundo, pode participar de diversas atividades interativas e aprender um pouco mais sobre o ecossistema Mata Atlântica e o ambiente marinho. A visita deve ser agendada com antecedência.

Informações úteis

  • Como os atrativos naturais são a principal riqueza da cidade, quem vai a Bombinhas, deve estar ciente que deverá pagar uma Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Esta taxa visa o crescimento local sustentável focado na preservação da natureza e na qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante. Tudo sobre a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), como tarifas e Postos de Pagamentos veja Clicando aqui.

  • Também não deixe de apreciar a gastronomia local que é baseada em saborosos pratos de frutos do mar.
    Como nosso passeio foi de apenas 1 dia, bate e volta de carro a partir de Florianópolis, só visitamos algumas praias, porém o ideal é permanecer no município por no mínimo 3 dias completos, para conhecer praticamente todas as praias fazendo paradas mais prolongadas em algumas para curtir o mar e realizar outras atrações existentes, como por exemplo, fazer alguma trilha.

Veja outros Posts sobre Florianópolis:

Destino: Florianópolis, o que fazer na terra do Guga

O que fazer no Centro de Floripa

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Leste

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Sul

Florianópolis, conhecendo as praias do Litoral Norte

Bate e volta ao Município de Celso Ramos

Bate e volta ao Balneário Camboriú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *