Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Roteiro de onze dias pela região dos Lagos e Vulcões Andinos

Santiago | Pucon | Puerto Varas | Frutillar | Lagos Andinos | Bariloche | Buenos Aires

menu_lagosandinos

Os Lagos Andinos compõe um dos cenários mais belos do sul do Chile e da Argentina, e vem atraindo cada vez mais turistas e aventureiros pra região. A maioria das operadoras que vendem esse pacote incluem cidades dos dois países, mais se você tem pouco tempo pode optar somente pelo lado Chileno, mais interessante. Nesse post vou mais além, proponho um roteiro de 11 dias passando pelas capitais, Santiago e Buenos Aires, mais as cidades de Pucón, Puerto Varas, Bariloche, além é claro, a travessia dos lagos, no famoso Cruce Andino.

Em cada uma das cidades que passamos descrevo como chegar, onde ficar, onde comer e as principais atrações. As atrações apresentadas aqui vão atender a quem procura passear e conhecer as belezas do lugar, até aos aventureiros que procuram passeios mais radicais. Tem diversão pra todo mundo. Por questões de logística começamos por Santiago, mas o sentido contrário também pode ser feito.

Quando ir?

A melhor época para conhecer a região é entre o final da primavera e inicio do outono, quando os dias são mais longos e a temperatura está mais amena permitindo passeios, atividades ao ar livre e na água. A temperatura média nessa época é em torno de 22 graus. Já no inverno a temperatura média é de 12 graus, mas tem bastante incidência de chuva, é o período mais apropriado para quem quer esquiar ou praticar atividades na neve.

Como ir?

Além dos voos internacionais de ida (Chegada em Santiago) e volta (Saída de Buenos Aires), também é necessário (ou recomendado), para ganhar tempo, mais dois voos domésticos, um de Santiago para Temuco (785km), Pucón não tem aeroporto, e de Bariloche para Buenos Aires (1.590km). A ida de Pucón a Puerto Varas fizemos de carro alugado, mas também pode ser feito de ônibus. E o trecho de Puerto Varas para Bariloche, o Cruce Andino é a nossa sugestão.

Onde se Hospedar?

Nos posts específicos de cada cidade damos sugestões. Mas hoje com a quantidade de sites de buscas de hoteis e muito mais fácil e rápido fazer uma reserva. Usamos o Booking.com na maioria das nossa viagem.

O Roteiro

Primeiro Dia: Perambular por Santiago

Cidades de Santiago vista do Cerro Santa Lucia
Cidades de Santiago vista do Cerro Santa Lucia

No nosso caso chegamos a noite em Santiago e só viajaríamos para Pucón no dia seguinte a tardinha, portanto tivemos quase um dia inteiro em Santiago, para rever, a pé, lugares encantadores no centro da cidades como a Plaza de Armas rodeada por importantes construções históricas como a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional, a Prefeitura, a Estação Central dos Correios, entre outros.

Perto dali fica o Palácio de la Moneda, residência oficial dos presidentes, que foi projetado originalmente para abrigar a casa da moeda, quando o Chile era uma colônia espanhola onde em dias alternados há a troca guarda é realizada.

O Mercado Central é um bom lugar para almoçar, isso se você conseguir se livrar dos garçons que tentam disputa-lo para te levar ao restaurante deles. Depois do almoço uma boa opção é conhecer o Cerro Santa Lucia situado bem no centro da Capital Chilena. Do cerro tem-se uma visão privilegiada de 360º de toda cidade e com um pouco de sorte, pode-se ver o cume das montanhas dos Andes cobertos de neve.

Segundo, Terceiro e Quarto Dias: Pucón

Lagos Andinos
O Vulcão Villarrica

Pense em um lugar mágico, cercado por lindas montanhas, com ruas limpas e casas de madeira, bons hotéis, bons restaurantes, lindos bosques rodeando imensos lagos de coloração azul. Imagine agora um vulcão com uma forma perfeita de um cone, cujo cume está sempre nevado e sua cratera expele uma fumaça branca que se confunde com as nuvens. Imaginou? Então bem-vindo a Pucón.

Pucón é uma linda cidade com incontestável vocação turística que vem atraindo visitantes tanto do Chile como de outras partes do mundo. Está localizada na parte norte da região dos Lagos Andinos, as margens do gigantesco e bonito lago Villarica que durante o verão suas praias transformam-se em um lindo e colorido balneário. Mais a maior atração é o vulcão Villarrica que com seus 2.843 metros de altitude é um dos mais ativos do Chile.

Neste Post sobre Pucón tudo sobre a cidade.

“Pucón no Chile, porta de entrada para a aventura”

Quarto, Quinto e Sexto Dias: Puerto Varas

Lagos Andinos
Um belo dias para o Cruce Andino

Ela não é só a porta de entrada para quem quer conhecer a região dos Lagos Andinos entre o Chile e a Argentina, Puerto Varas também tem os seus encantos, situada no sul do Chile, às margens do Lago Llanquihue e próxima aos vulcões Osorno e Calbuco essa pequena cidade, assim como Pucón, vem se destacando como um centro de ecoturismo e esporte de aventura. Daqui partem os catamarãs que cruzam os lagos Andinos em direção a Bariloche, os famosos Cruce Andino. As atividades mais procuradas nesta região são o Rafting no Rio Petrohue, o Canyoning no Rio Blanco e Trekking nos vulcôes e nos Parques.

Neste Post sobre Puerto Varas você saberá tudo sobre essa bela cidade.

“Puerto Varas: O patinho feio dos Lagos Andinos”

Sétimo, Oitavo e Nono Dias: Bariloche

Lagos e Volcões Andinos
Cerro Otto

San Carlos de Bariloche, localizada na Patagônia Argentina, na costa sudeste do Lago Nahuel Huapi que não congela nem em invernos rigorosos e no coração do Parque Nacional do mesmo nome, bem no centro da Cordilheira dos Andes. O lugar oferece uma ampla gama de opções para o turismo, tanto convencional como de aventura, sendo um excelente destino durante todo o ano. É um lugar onde o tempo parece ter-se detido para que os visitantes desfrutem da beleza eterna de suas paisagens mutantes. As águas claras e cristalinas do lago, as altíssimas montanhas cobertas de neve e os glaciares imponentes deixam atônitos a todos os visitantes. Um dos pontos mais visitados é o Centro Cívico, localizado no coração da cidade, abriga a secretaria de Turismo, a prefeitura, museu e a Praça Expedicionários do Deserto com o Monumento ao General Roca. Ali ficam também muitos cães da raça São Bernardo que são fotografados por turistas.

Neste Post sobre Bariloche você saberá tudo sobre essa bela cidade.

“Bariloche no verão, o que fazer?”

Décimo e Décimo primeiro Dias: Perambulando por Buenos Aires

Casa Rosada, sede do governo Argentino
Casa Rosada, sede do governo Argentino

Buenos Aires é uma cidade grande, cosmopolita, e é claro que com dois dias não dá pra conhecê-la totalmente. Mas se você só tem esse tempo disponível, aproveite para conhecer (ou rever) alguns lugares emblemáticos da cidade portenha. Passear pelo centro é uma boa opção, um dos primeiros lugares a conhecer é a Praça de Maio, onde ficam a Casa Rosada, sede do governo e a a Catedral Metropolitana. De lá da pra pegar um táxi até o Caminito, reduto antigo da criminalidade, o bairro de La Boca hoje revitalizado é formado por imigrantes italianos, Para que gosta, perto de la fica a famosa La Bombonera, estadio do Boca Juniors. O Próximo lugar a conhecer é Porto Madero um bairro nobre e um dos mais modernos de Buenos Aires. É parte de um projeto de revitalização urbana mais bem sucedido do mundo, feito em menos de duas décadas. Abriga monumentos como a Puente de la Mujer e a Fragata Presidente Sarmiento, o primeiro navio da Argentina que atualmente é utilizado como museu. Aproveite para almoçar por ali mesmo, existem muitos restaurantes para sua escolha.

Depois do almoço retorne para o centro e a pé conheça o Obelisco e o Teatro Colon. O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade e foi erguido na Praça da Republica, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade, ja o teatro foi inaugurado em maio de 1908, sendo a mais importante sala de espetáculos de Buenos Aires e um dos mais famosos do mundo. Se ainda sobrar folego, a noite, para se despedir da viagem, um bom programa é ir a um Show de Tango, existem várias casa de shows na capital portenha, o ingresso é com direito a jantar e traslado. o show espetacular, muito bom mesmo, imperdível.

Saiba mais sobre Buenos Aires lendo esse Post

“Buenos Aires, o que fazer na capital Portenha”

Veja outros posts sobre a região dos Lagos e Vulcões Andinos:

Rafting no Rio Trancura

Escalada ao Vulcão Villarica

Cruce Andino: Travessia de Puerto Varas à Bariloche”

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá…Tô Perambulando…Em Bariloche, não vou esquiar nem fazer snowboard, nada radical…tenho roupas termicas, bota e jaqueta impermeáveis… Gostaria de saber se só para fazer caminhada com raquete na neve e descer nos trenós (skibunda) e caminhada a laguna congelada eu preciso de calça impermeável também ?…É realmente necessário? E a respeito das passagens aéreas compradas pela internet…e o seguro viagem como é feito nesse caso…? Muito obrigado…Grande abraço… Edson.

  2. Obrigado Valdir… Em Bariloche, não vou esquiar nem fazer snowboard, nada radical…tenho roupas termicas, bota e jaqueta impermeáveis… Gostaria de saber se só para fazer caminhada com raquete na neve e descer nos trenós (skibunda) e caminhada a laguna congelada eu preciso de calça impermeável também ?…É realmente necessário? E ainda a respeito das passagens aéreas pela internet…e o seguro viagem como é feito nesse caso…? Muito obrigado…Grande abraço… Edson.

  3. Oi Edson, Fomos agora em abril a Foz, super legal, muita coisa para ver nos 3 países( Brasil, Argentina e Paraguai). Estamos colocando por esses dias no site. Quanto as passagens sempre compramos pela internet e nunca tivemos problemas. A compra desta forma sempre dá ao comprador através de pesquisas pelos sites, a possibilidade de encontrar melhores preços. É lógico que viajar por conta própria, como vc mesmo comentou dá mais trabalho, porém não ficamos presos aos passeios estipulados pelas agências, pois temos plena liberdade de roteiros e horários estipulado por nós mesmos. è isso aí Edson, um grande abraço. Valdir.

  4. Olá Valdir…tudo bem…? E aí, foram pra Foz do Iguaçu…? O que tem pra nos contar…? Gostaria da sua opinião com toda experiencia que tem sobre compra de passagens aéreas: …Por exemplo: É seguro comprar pela internet….principalmente nos sites da CVC, Aerolineas Argentinas e Decolar.com…? Qual é a diferença entre comprar pela net e comprar em uma agencia de minha cidade…? O que eu ganho…E o que eu perco…? Em agosto, pretendo voltar para Bariloche e quero fazer tudo por minha conta…O que vc acha…? Na viagem passada comprei o aéreo em uma agencia e fiz o resto por minha conta. Desta vez quero fazer tudo por minha conta…Da um pouco mais de trabalho…porem vc não fica preso a pacote fechado e ainda sai mais em conta…O que vc acha…até porque vc já deve ter feito dos dois jeitos… Muito obrigado…grande abraço Valdir… Edson.

  5. Olá Valdir…Tudo bem com vcs…? Em qual blog eu devo entrar para fazer perguntas sobre Foz do Iguaçu…? Grande abraço….Edson…

  6. Oi Edson, desculpe o atraso na resposta, pois estava de férias viajando pelo nordeste e somente estou voltando agora. Amigo fiquei muito contente em ter contribuído um pouquinho para esta viagem linda que você fez. Realmente é uma viagem que ficará para sempre na memória. É isso aí, estamos a disposição para repassar um pouco do nosso conhecimento e continuamos perambulando por aí. Um abraço. Valdir.

  7. Olá Valdir….fiz a tão esperada viagem…Foi tudo um pouco apertado e cansativo até pelas condições financeiras mas deu pra fazer quase tudo que eu queria….. Fiz o seguinte: dias 14,15 e 16 em El Calafate (Passeios:…Todos Os Glaciares dia 15 e Glaciar Perito Moreno dia 16)………No dia 16 mesmo embarquei para Bariloche de ônibus (viagem longa e cansativa, porem com uma rota e lugares muito bonitos como a cidade de Esquel por exemplo). Fiquei o final do dia 17, 18 e 19 em Bariloche…Infelizmente não consegui ir no cerro catedral nem no cerro otto…estava fechado nos dois dias porque ventava muito, mas a cidade é linda…peguei de tudo: sol, chuva, vento, muito frio e neve…tirei muitas fotos. No dia 20 fiz o Cruce Andino de Bariloche a Puerto Varas no Chile. Apesar de ser inverno e o tempo estar um pouco ruim e encoberto, o passeio é muito lindo principalmente a sensação de atravessar a cordilheira dos Andes (com muita neve) de um país para o outro. Fiquei o resto do dia 20, 21 e 22 na linda Puerto Varas. No dia 22, com o tempo muito bom fui a charmosa Frutillar, onde pude finalmente ver e tirar muitas fotos dos Vulcões: Tronador, Pontiagudo, Calbuco e o imponente vulcão Osorno. No dia 23 voltei de ônibus por uma outra rota muito bonita para Bariloche onde estava -4 graus com sensação térmica de -11 as 4 horas da tarde e com o tempo bom…e então anoite voltei a Buenos Aires/Brasil. Hoje posso dizer que tenho a honra e a felicidade de ter conhecido a Patagônia Argentina/Chilena….Imagens lindas que nem as fotos podem descrever e que eu nunca vou esquecer…Obrigado por tudo…Edson.

  8. Oi Edson, realmente a viagem de avião e muito mais cara que a de ônibus, porém muito mais demorada, percorrendo quase 2000 km de El Calafate até Bariloche em aproximadamente 30 horas. Os horários saindo de El Calafate são as 14:00 e as 20:00 pela Empresa Taqsa/Marga. Esta viagem passa por Rio Gallego, Comodoro Rivadavia, a bela Esquel e Bolson e Bariloche, entre outras. É um linda viagem, porém cansativa. Os preços na sei quanto está atualmente. Valdir

  9. Olá, quais agencias fazem a rota de onibus de el calafate pra bariloche e quanto custa ?. Sei que é muito longe mas de avião é muito caro e não tem voo direto, tambem demora bastante.

  10. Olá valdir…to numa sinuca….dia 17 de agosto tenho que ir de el calafate pra bariloche por minha conta…o que eu faço?…de avião não tem voo direto….ou vc vai até buenos aires e vai pra bariloche e acho que fica mais de 1200 reais……ou vai de el calafate 12:40 mas faz uma escala em San Isidro, espera 14 horas…chega em bariloche no outro dia 8 da manhã. Acho melhor ir de onibus, vai demorar bastante tambem, porem acho que é mais barato. O que vc acha ? Sabe se tem onibus todo dia, os horarios e preço? Quantas horas de el calafate a bariloche? Me da uma dica aí porque agora não tem mais volta. Obrigado…Edson.

  11. Olá Edson, os albergues atualmente são seguros, porém não se pode garantir nada, pois até em hotéis de luxo acontecem furtos. Procurando no Google você encontra os albergues com preços, é lógico que é muito mais barato que hotel.

  12. Olá pessoal, poderiam me dizer quantas agencias em El Calafate que fazem os passeios: Glaciar Perito Moreno e Todos los Glaciares. Obrigado…Edson

  13. Olá Valdir…Como estou querendo acomodações simples, baratas e por pouco tempo o que vc me diz dos Alberques, principalmente os com 3 ou 4 camas de solteiro que provavelmente vc vai ter que dividir com outras pessoas….é normal, é seguro, é tranquilo para somente 2 noites..? Tem alguns bem baratos em El Calafate por exemplo. É um bom negocio pra economizar já que o resto vai ficar um pouco caro..? Obrigado….Edson…

  14. Olá Edson, se vc usar o creme não precisa usar o protetor solar, ele substitui. Os deslocamentos para os passeios podem ser feito de taxi ou de ônibus(Cerro Otto), para os glaciares o melhor é ser feito através das agências locais, que te pegam no hotel e levam aos locais. Quantos aos hoteis, esses foram os que ficamos: Apart Hotel Vista linda (El Calafate), Grand Hotel Bariloche e Hostal Estrella de Belén(Puerto Varas). Em Puerto Varas um passeio bem legal é ir ao Vulcão Osorno, as várias agencias da cidade realizam este passeio, levando a uma boa altitude desse belo vulcão com neve eterna. Quanto aos preços no Glaciar Perito Moreno o preço atualmente está aproximadamente USD50 por pessoa, para o passeio de um dia inteiro, não estando incluso a entrada no Parque Nacional, que custa USD21. O passeio “Todos Glaciares” é realizado a bordo de um barco e atual/ está em torno de USD 160. É isso aí o que podemos ajudar amigo. Valdir.

  15. Oi Valdir…Só pra esclarecimento…se eu usar o creme nívea, como fica o protetor solar ?. Mais uma coisa…Como não tem pacote pronto pra esse roteiro que eu quero fazer, provavelmente a minha agencia só vai acertar a parte aérea e o resto é por minha conta…então gostaria que vcs me dessem algumas dicas de como tenho que fazer…ou seja endereços de hospedagem bem baratas (tipo pousadas), restaurantes mais baratos sem luxo, traslados, táxis, ônibus ou vans que sejam mais em conta. Faço questão do passeio e não de hotéis e restaurantes de luxo. O roteiro é o seguinte: 2 dias em El Calafate (vou fazer os dois passeios…Perito Moreno e Todos os Glaciares…gostaria de saber o preço dos dois e se tem que reservar antes…………….2 dias em Bariloche, sendo que no primeiro dia vou conhecer o Cerro Otto e no segundo dia vou fazer o Cruce Andino Até Puerto Varas onde fico 2 dias……Portanto as informações seriam sobre esses 3 lugares…… Obs: O Cruce Andino eu já sei o preço. Desculpem o incomodo mas realmente vou precisar dessas dicas. Obrigado………Edson……….

  16. Oi Edson, você pode usar para proteger a pele do rosto contra o frio provocado pelo vento nas montanhas e raios solares refletidos pela neve, uma touca tipo ninja (balaclava) muito usada por motoqueiros. Porém, não basta usar simplesmente isso e o seu hidratante de costume, pôr um óculos escuro e achar que chega, porque isso não é suficiente. Porque o ideal não é hidratar mas sim isolar com um creme mais espesso e oclusivo, tipo Nivea da latinha azul ou até mesmo vaselina, que são perfeitos para o efeito. Já para os lábios que são muito sensíveis quando também expostos ao sol e a clima frios, se os devidos cuidados não forem tomadas eles podem ressecar e rachar. Para evitar que isto ocorra existem vários tipos de hidratantes e protetores labiais que podem ser usados várias vezes ao dia. É isso ai Amigo, espero que tenha esclarecido sua dúvida. Um abraço, Valdir.

  17. Olá pessoal…O que eu poderia usar no rosto e lábios para proteger do vento e muito frio em lugares com temperaturas negativas..? Obrigado…Edson…

  18. Oi Edson tudo bem com você? Amigo infelizmente não podemos auxiliar muito você neste assunto,pois o nosso celular é de outra operadora. O que podemos dizer para você é que todas as operadorars funcionam normalmente nestes dois países. Uma sugestão é você ligar para a claro e pedir orientação se há algum tipo de promoção. Um abraço. Valdir

  19. Olá pessoal. Tenho uma duvida….Meu celular é da claro….Como faço para usa-lo em outro país (ChiArg)…e existe alguma promoção nesse caso ? Como vocês fazem ?. Obrigado…Edson.

  20. Olá pessoal…pretendo ir para Arg/Chile em agosto de 2013 e gostaria de saber o seguinte sobre os pertences: Se colocar o perfume, o shampoo, o creme etc…na mala. Durante a viagem provavelmente a mala vai ser colocada de varias formas, não vai derramar nas roupas…Como vcs costumam fazer ? e também preciso levar toalha ? Obrigado…Edson…

  21. Edson, não tem problema nenhum levar mochila como bagagem de mão, é um procedimento comum, principalmente em viagens para os paises da América do Sul. Nós levamos mochilas para todos os lugares do mundo. Um abraço. Valdir

  22. Olá pessoal. Seria feio, brega, fora de moda, desproporcional ou como queiram, eu levar uma mochila como bagagem de mão no avião ?. Pergunto por que vou para Arg./Chile e quase todo mundo leva uma mochila para levar seus pertences aos passeios, e como temos um limite de peso nas viagens. Então quanto menos eu levar, mais fácil pra mim.

    Obs: O que é certo é certo, por favor gostaria que fossem sinceros. Gostaria de respostas de pessoas diferentes.

    Muito obrigado…Edson.

  23. Olá Tô Perambulando, gostaria de perguntar como funciona o celular e a câmera fotográfica na Argentina e Chile, tipo como carregar a bateria, como passar as fotos para um pendrive em algum PC…essas coisas…É tudo como no Brasil ? Como devo fazer ?

    Obrigado…Edson.

  24. Olá pessoal, gostaria de saber se em setembro ainda tem bastante neve em Bariloche? Pergunto porque quero ir pra conhecer a neve em primeiro lugar, porem também quero fazer o cruce dos lagos. Como dizem que de setembro a abril podemos fazer o cruce em um dia só, então mataria dois coelhos de uma só vez. Faria a viagem bem no começo de setembro…O que vcs acham ?

    Obrigado…Edson.

  25. Obrigado…tô Perambulando…por todas as dicas.

    Gostaria de ler relatos de pessoas que fizeram a travessia dos lagos andinos no inverno…

    Obrigado…Edson.

  26. Olá Edson, realmente não sabemos se no Chile aceitam pesos argentinos, provavelmente sim, pois Peulla é uma parada obrigatória para quem faz a Travessia dos Lagos Andinos. No nosso caso realizamos a travesia do Chile para a Argentina e pagamos nossas contas para o almoço com pesos chilenos. Em todo caso leve alguns dolares que é aceito em qualquer lugar do mundo. Cabe aqui uma observação, realizamos a travessia no verão, o que nos permitiu a não hospedagem em Peulla, fora do Verão é obrigatório a hospedagem em Peulla para quem faz a travessia, pois escurece cedo, não dando tempo para realiza-la em apenas um dia. Esperamos ter esclarecido alguma dúvida. Um abraço.

  27. Olá pessoal…tenho uma duvida… Se no chile só aceitam o peso chileno e se eu for fazer a travessia dos lagos andinos saindo de bariloche e tendo que passar por Peulla e pagar as despesas,…Então onde devo comprar os pesos chilenos ????? Sabendo também que não é muito f’ácil comprar aqui no brasil…

    Grande abraço…Edson

  28. Oi Edson, tudo bem? Desculpe a demora em responder, mas nesse últimos dias estava sem acesso a internet. Bom, qualquer um desses meses você pegará neve em Bariloche, mas eu não escolheria julho por ser um mês muito procurado e consequentemente mais caro com muita gente. Quanto a travessia dos Lagos, é questão de sorte, mas como chove pouco nessa época as suas chances de tempo bom são maiores.

    Grande Abraço

  29. Olá, gostei muito dos comentários a respeito dos lagos andinos. Parabéns. Tenho uma duvida…pretendo ir no inverno de 2013 para fazer a travessia dos lagos andinos então gostaria de saber em qual mês (junho, julho ou agosto) eu pegaria tempo bom (sem chuvas) porem com bastante neve principalmente em Bariloche…?

    Desde já muito obrigado…Edson.

  30. Guilherme, em primeiro lugar desculpe a demora em responder, estavamos viajando desde o começo de setembro e só hoje vi sua mensagem. Bom quanto a sua pergunta, pode sim, você fará o percurso inverso que fizemos, de Bariloche a Puerto Varas no Chile e de lá seguir para Pucon que fica a cerca de 300Km.

    Grande Abraço.

  31. Parabéns pela viagem! Achei mto bom o relato. vou fazer uma viagem mto parecida com essa mês que vem e até agora o melhor relato q eu li na internet foi o de vcs. estou com uma dúvida q talvez vcs possam me ajudar. vou pra buenos aires, depois pra bariloche. de la vou pra púcon, mas li q vcs fizeram esse trecho pelos lagos andinos… será q consigo fazer isso saindo de bariloche rumo a pucon? abraçao pessoal!

  32. Este percurso dos lagos andinos é maravilhoso, também fiz com minha familia em janeiro de 2010 . Foi uma das mais bonitas viagens que já fiz!!! Comparo até a algumas paisagens da Suiça.

  33. Cara o site esta muito maneiro!!!

    As fotos nem se fala… Bem legal os comentários explicando as etapas.