Laguna Cejar e Tebinquiche com Ojos del Salar
Deserto do Atacama
Laguna Cejar
A Laguna Cejar é um oásis de água situada no coração do deserto de sal, a uma altitude de 2.600 metros acima do nível do mar, distante a aproximadamente 20 quilômetros da vila de San Pedro de Atacama.
Sendo um dos passeios mais procurados pelos turistas na região do Atacama que a procuram para um único motivo, um banho em suas águas que possui uma concentração de sal e lítio tão alta, muito parecida com o Mar Morto em Israel, onde praticamente é impossível afundar.
As agências de turismo geralmente fazem o seguinte roteiro: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche. Este tour pode ser conciliado com outro passeio na parte da manhã, caso você tenha pouco tempo, pois no verão você sai do vilarejo por volta das 16h e só retorna às 20h, após ver o pôr-do-sol, e no inverno, no nosso caso, saímos às 15:00 e voltamos as 19 horas. Neste circuito realizamos três paradas, a primeira delas na Laguna Cejar, um lugar onde praticamente quase todos que a visitam tem a curiosidade de entrar em suas águas, para vivenciarem um momento único em suas vidas. Boiar em suas águas geladas verde-azuladas, mesmo com o sol muito forte, no meio de um deserto branco de sal mais seco do mundo, presenciando ao fundo montanhas e vulcões com seus cumes nevados, principalmente no inverno, é um momento inesquecível, uma sensação inexplicável, uma experiência que sem dúvidas você não pode desperdiçar.
Porém todo cuidado é pouco, a orientação para evitar o contato da água com os olhos, cabelo e com os lábios, ou seja, não afundar a cabeça na água, pois ela é extremamente salgada, podendo arder bastante. No entorno da lagoa encontramos boa infraestrutura, com chuveiros coletivos ao ar livre para tirar o sal do corpo, vestiários e banheiros.
Ojos del Salar
Depois de curtir muito a laguna Cejar partimos para nossa segunda atração do passeio, os Ojos del Salar, que são duas crateras com água doce (mas dizem não ser 100% doce) formadas por águas subterrâneas, com profundidade de 30m, onde você só poderá arriscar um mergulho se souber nadar.
Se não for o seu caso, dá para ficar bem na beirada e pegar a água aos poucos para se lavar. Neste local a opção de realizar belas fotografias, pois a imagem do fotografado é refletida na água. Cabe ressaltar que nos Ojos del Salar não tem chuveiro, não tem banheiro e não tem vestiário. Ou seja, se você entrar na água, vai ter que trocar no carro mesmo ou ficar com o traje de banho molhado, hehehe.
Laguna Tebinquiche
Terminamos nosso passeio neste dia assistindo um espetacular pôr-do-sol na Laguna Tebinquiche, uma enorme lagoa de sal, mas que não dá para tomar banho, e sim só caminhar pela trilha que beira a lagoa, para apreciar o lindo visual, que finaliza com um lanche e um brinde com Pisco Sour, uma bebida tradicional do Chile, tendo como pano de fundo montanhas e vulcões iluminados pelo sol, incluindo aí o imponente Lincancabur com seus 5.920m, realmente fantástico. Dalí regressamos a San Pedro. Este passeio é sensacional e não pode ser esquecido em seu roteiro no Atacama.
Informações sobre esse passeio
- Como Chegar:
A Laguna Cejar pode ser acessada através de veículo próprio, com transporte das agências de San Pedro ou até mesmo de bicicleta. Você pode alugar uma bicicleta e ir por conta própria ou fazer um tour de bicicleta com uma agência de turismo. - Como Visitar:
A Laguna Cejar, e Laguna Tebinquiche ficam dentro de uma área protegida e você terá que pagar uma taxa de entrada. – Veja informações sobre preços nas agências em San Pedro de Atacama. - Outras dicas:
Leve roupa de banho, toalha, bermuda reserva, protetor solar, óculos, chapéu/boné e pode ir de chinelo. Cuidado ao andar descalço ao redor da Laguna Cejar, o sal cristalizado por cortar o pé. No inverno leve agasalho pois faz muito frio no final da tarde. – Leve água Texto: Valdir Neves
Confira outros posts sobre o Atacama:
10 passeios incríveis que você não pode deixar de fazer no Deserto de Atacama
A magia das lagunas altiplânicas
O espetáculo dos Gêiseres del Tatio
Termas de Puritama, um banho relaxante no deserto
O incrível Vale da lua e Vale da morte
Gostou? Então compartilha!
2 Comentários
Obrigado Alda!
Uma maravilha esse passeio que voces fizeram, as fotos ficaram muito interessantes.