Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Cambará do Sul: Roteiro básico de 4 dias

Porta de entrada para os maiores Cânios Brasileiros

Menu_Cambara

Cambará do Sul é uma cidadezinha no alto da serra gaúcha a cerca de 190km de Porto Alegre. E o que essa cidadezinha pacata tem a oferecer para ser tão visitada? Uma natureza exuberante. Cambará do Sul é a porta de entrada para os maiores cânions brasileiros o Itaimbezinho no Parque Nacional do Aparatos da Serra e o Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral o que torna a cidade ponto de encontro para aventureiros e amantes da natureza.

Cambará do Sul
Cambará do Sul

Veja aqui algumas das atrações de Cambará do Sul:

Cânions Itaimbezinho

Cambará do Sul
Parque Nacional do Aparatos da Serra

É o mais visitado de toda a região, tem quase 6km de extensão e suas paredes chegam a alcançar 750m, duas imensas cachoeiras a Véu de noiva e a Andorinhas emolduram esse cenário encantador.

Existem três trilhas que podem ser feitas pelos visitantes, a trilha do Vértice, que é a menor, com 1,4km é uma caminhada leve bem sinalizada e com mirantes para melhor observação do cânion.

Cambará do Sul
O Cânio Itaimbezinho visto de baixo

A trilha do cotovelo é um pouco mais extensa, com pouco mais de 6 Km, mas também é uma caminhada leve e bem sinalizada. Ao final da trilha chega-se a um mirante onde é possível contemplar a beleza dessa formação.

Cambará do Sul
Trilha do Rio do Boi
Cambará do Sul
Trilha do Rio do Boi

E por último a trilha do Rio do Boi que permite a visitação por dentro do cânion num percurso total de 8km que é feito em torno de 7h, passando hora por dentro do rio, hora pela sua margem, é uma caminhada que exige um pouco de disposição do visitante, mas em compensação oferece um dos visuais mais espetaculares do cânion.

Para saber tudo sobre o Cânion Itaimbezinho, click aqui e veja o Post completo

Cânions Fortaleza

É um dos mais impressionantes, um passeio por suas bordas com paredes de mais de 900m e 7,5km de extensão é simplesmente fantástico. Fica dentro do Parque Nacional da Serra Geral distante cerca de 23km de Cambará do sul. Sua visitação é gratuita e pode ser feito sem guia. No entanto em dias de muita neblina é aconselhável a presença de um guia experiente que facilitará na localização das trilhas.

Cambara do Sul
Borda do Cânio Fortaleza

Além dessa, existem outras três trilhas, a da Cachoeira do Tigre Preto, a da Pedra do Segredo, onde é possível observar uma enorme pedra apoiada sobre uma base de 50cm e a do Mirante, de onde se pode observar grande parte do Cânion e se o tempo estiver bom até o litoral.

Cambará do Sul

Para saber tudo sobre o Cânion Fortaleza, click aqui e veja o Post completo

Rota das Cachoeiras

cambará do Sul
Cachoeira dos Venâncios em Cambará do Sul

A Rota das Cachoeira é um passeio que percorre as principais cachoeiras da região, o percurso é feito em veículos 4 x 4 passando pelos campos de cima da serra que inclui inclusive travessias por dentro de rios. O circuito das águas como é conhecido passa por cachoeiras como a Venâncios e Cachoeira Passo do S, que além da contemplação permite banhos refrescantes, claro em dias de calor!

Cambará do Sul
Rota das Cachoeiras

Para saber tudo sobre a Rota das Cachoeiras, click aqui e veja o Post completo

Veja também:

Cânio Itaimbezinho | Cambará do Sul

Cânio Fortaleza | Cambará do Sul

Rota das Cachoeiras | Cambará do Sul

Veja as Fotos

Dicas para quem vai a Cambará do Sul

Onde Ficar

  • Pousada Pôr do Sol

    Rua Pe. João F. Ritter, 1150

    Cambará do Sul – RS

    Avaliação :

Onde Comer

  • Galpão Costaneira

    Rua Dona Úrsula, 1069, Cambará do Sul

    – Buffet livre de comida regional com direito a decoração campeira e gaiteiro.

    Acesse aqui

    Avaliação :

Dicas de Cambará do Sul

Como chegar e circular

  • O aeroporto mais próximo de Cambará do Sul fica a 134 km, em Caxias do Sul, entretanto, a porta de entrada para quem visita o Estado pela primeira vez é Porto Alegre, distante 184 km.
  • Existem ônibus intermunicipais partindo dessas cidades, mas não é o transporte recomendado pelos horários restritos e tempo de viagem, estimado em 6 horas.
  • O indicado é alugar um carro em Porto Alegre ou contratar transporte com empresa especializada na região. No nosso caso optamos pela R3 Brasil, ótimo custo-benefício.

    Telefones: 51 3370003 51 81203000 51 78112225 falar com Cristiano

  • Partindo da capital, a RS 020 é a estrada mais curta e asfaltada até Cambará do Sul.
  • As principais atrações, e algumas pousadas, ficam afastadas do centro da cidade e nem sempre tem transporte público. A melhor opção é estar de carro ou contratar os passeios com as agências locais.
  • Faça o passeio de manhã. A incidência de nevoeiro é menor. Leve também uma pequena mochila com lanche, água mineral, boné, protetor solar, repelente e capa de chuva.

O que fazer

  • Conhecer os cânions, aproveitar o aconchego das pousadas e se deliciar nos restaurantes tradicionais. O canyon mais famoso é o Itaimbezinho, distante 18 km por estrada de terra, contudo, o mais bonito e profundo é o Fortaleza, distante 22 km também por estrada de terra. Um final de semana é suficiente para explorar a cidade, mas a região Aparados da Serra oferece atrações para ficar mais tempo.

Melhor época

  • Todas as épocas são boas, desde que não chova. No inverno a visibilidade é melhor e existe a possibilidade de ver neve ou geada, mas o frio pode ser congelante. No verão a paisagem exibe cores mais vivas, alguns passeios incluem banhos de cachoeiras que ficam mais bonitas e a névoa ocorre com frequência, deixando a paisagem especial. No outono e primavera as temperaturas são mais agradáveis e o verde mais exuberante, mas o clima pode mudar a qualquer momento para melhor ou pior. É recomendável visitar em diferentes épocas do ano para ter uma experiência completa.

DICAS do Parque Nacional do Aparados da Serra

  • Acesso a partir do centro de Cambará do Sul por estrada de terra, a RS-429, são 18km de estrada de terra até a entrada do Parque. tel: (54) 3251-1277.
  • O Parque é aberto à visitação todo o ano. O horário de visitação do Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho) é das 8h às 17h (permanência até 18h), de 3ª a domingo (abrindo nas 2ªs de feriados nacionais, Carnaval, Natal e Ano Novo). Para a Trilha do Cotovelo é necessário adentrá-la antes das 15h.Não é obrigatória a presença de guia na parte de cima (borda) do Itaimbezinho (Entrada Gralha Azul, trilhas Vértice e Cotovelo).
  • O maior atrativo do Parque é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das américas. Além disso tem as paredes rochosas ornadas pelo verde exuberante da Mata Atlântica. O Parna de Aparados da Serra é formado por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos, que são moradas de papagaios-de-peito-roxo, jaguatirica, guaxinim e leão-baio.

    São três as trilhas abertas ao público, sendo a trilha do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações, sendo suas entradas por Cambará do Sul. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion. A entrada é pelo Posto de Informação e Controle do Rio do Boi, que fica no município de Praia Grande/SC. Sendo a entrada permitida somente entre as 8 e as 13:00 horas

  • Não é permitido no parque a: entrada de animais de estimação dentro dos Parques Nacionais (cachorros e gatos); acampar; coletar material biológico (vegetal ou animal) ou mineral sem autorização oficial; fazer uso de fogo e alimentar os animais silvestres.

    Recomenda-se consultar sobre a visibilidade nos Parques por correio eletrônico (parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br), através do Twitter (@PNAS_PNSG), com informativos atualizados diariamente sobre as condições de visitação ou consulte ainda pelo Skype (pn.aparadosdaserra.serrageral). Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.

  • As principais atrações, e algumas pousadas, ficam afastadas do centro da cidade e nem sempre tem transporte público. A melhor opção é estar de carro ou contratar os passeios com as agências locais.

DICAS da Trilha do Rio do Boi

  • Agências de turismo e condutores, em Cambará do Sul, organizam grupos para realizar este passeio. Agende o seu passeio com antecedência.
  • Reserve um dia para esta atividade e vá com roupa de banho por baixo da roupa
  • Esteja preparado para molhar o corpo e os calçados.
  • Vá com um par de tênis ou botas velhos, pois o caminho é todo feito por cima de pedras. Além dos calçados estragarem, quanto mais usados melhor para a caminhada ser realizada.
  • Leve uma muda de roupa e um par de calçados extra para deixar no carro. Após a trilha você precisará trocar toda a roupa e os calçados, pois estarão molhados.
  • Várias agências comercializa o passeio e pode levá-lo neste passeio. A capacidade de carga desta trilha é de até 12 pessoas, mais o guia.
  • Levar roupas confortáveis p/ caminhada (nunca jeans), calçados (tênis ou bota de caminhada c/ meia) roupa p/ banho no rio, roupa e calçado reserva para trocar no retorno da trilha, mochila pequena de costas, toalha, boné, filtro solar e repelente, máquina fotográfica, capa de chuva, lanche (sanduíches, frutas, bolachas, chocolate e uma garrafa de água) e um documento de identificação (ex: carteira de identidade).
  • A entrada no parque custa R$ 6,00 e este fica aberto de terça a domingo, das 9h as 17h.
  • Serão aproximadamente 7 a 9 horas de aventura. Trilha de alta dificuldade. Inicia-se a trilha pela manhã retornando no final da tarde.
  • Distancia: inicio da trilha a 12 km de Praia Grande SC. Estrada de chão batido e em condições precárias de conservação.

DICAS do Parque Nacional da Serra Geral

  • O Parque é aberto ao público de segunda a domingo, das 08h00 às 17h00 e de 08h00 às 18h00 em período de vigência do Horário de Verão. É permitida a permanência até uma hora após o fechamento do portão de acesso. A entrada é franca. Visitação: Aberto diariamente, das 8h às 17h. Saiba que o Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão o Fortaleza fica aberto até às 18h e a permanência é permitida até às 20h.
  • Traga todo o lixo de volta.
  • O guia não é obrigatório.
  • ESTACIONAMENTO é Gratuito
  • INFRAESTRUTURA. Há um banheiro público no posto de fiscalização, na entrada do parque, não tem bares ou quiosques, leve principalmente água Apresenta uma recepção bem simples. Falta sinalização e informação aos visitantes.
  • IMPORTANTE- É proibido acampar, caçar, acender fogueira e levar animais de estimação.
  • CONTATOS – Telefones: (54) 3251.1277 / 3504.5289 / 3251.1262 Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral Email: parnaaparadosdaserra@icmbio.gov.br

DICAS da Rota das Cachoeiras

  • O que levar para o passeio: Roupas leves para caminhada, roupas quentes, roupas de banho e toalha (possível banho de cachoeira), calçados confortáveis (02 pares), mochila, boné ou chapéu, protetor solar, repelente, capa de chuva, lanche (simples), saco de lixo, máquina fotográfica.
  • Quem Leva: Agência Rota dos Aparados – R$ 90,00 por pessoa.Ingresso na Fazenda Cachoeiras: R$ 5,00.
  • Tipo de acesso: Acesso por asfalto de Cambará ao trevo de Jaquirana; Acesso por estrada de terra do trevo até à Cachoeira.(23 Km)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!