Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Galinhos: Litoral Norte de Gostoso

Passeio de buggy pela areia das praias até Galinhos

Menu_Gostoso

Em Gostoso a gente não precisou de despertador para acordar, pois bem cedo os galos cantavam para o nosso despertar. Era como estar na roça a beira-mar, hehehehe. Após o café da manhã seguimos de buggy da Praia do Maceió em direção as praias situadas no litoral norte potiguar, passando por charmosos e sossegados vilarejos, possuindo belezas e encantos únicos, com o típico ar nordestino. Primeira passagem Praia do Reduto (Reduto de Holandeses). Esta praia foi onde os holandeses, expulsos de Touros em 1654, se refugiaram, a partir desta praia encontraríamos em toda nossa aventura, espalhados pelas dunas, centenas ou até mesmo milhares de aeradores(cataventos), mostrando a grande expansão de energia eólica na matriz energética brasileira, que em 2015, passará a ocupar a segunda posição no mundo, atrás apenas da China.

Galinhos
Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso

A Praia de Tourinhos, considerada uma das mais bonitas do litoral do Nordeste, com uma enseada de águas preservadas e calmas é, verdadeiramente, paradisíaca. Formada por dunas petrificadas, e formações rochosas fossilizadas que se assemelham a um rebanho de touros, daí seu nome. Fica apenas a 6 km da cidade de São Miguel do Gostoso e ainda permanece quase deserta. Paramos num mirante próximo a estas rochas, de onde obtivemos belas fotografia do local. Ali também conhecemos o mirante da Pedra da Baleia, fato que acontece quando a maré sobe, jatos de água espirram de uma formação de corais em alto-mar, imitando o esguicho de uma baleia. É um show à parte conhecido como “suspiro da baleia”.

Galinhos
Litoral Norte de São Miguel do Gostoso

Continuando pela areia chegamos a isolada Praia do Marco(25 Km), localizada no município de Pedra Grande, esta praia parece viver fora do tempo, forma uma linda paisagem com algumas grutas, barcos de pescadores e o Marco do descobrimento. Possui esse nome porque foi ali que, um ano após o descobrimento do Brasil, os portugueses colocaram o primeiro marco colonizador em terras brasileiras (Expedição de Gaspar Lemos, em 1501). Atualmente existe nesta praia uma réplica do monumento de pedra que contem a cruz da Ordem de Cristo em relevo, enquanto o marco original foi transladado as dependências da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, Rio Grande do Norte.

Galinhos
Dunas no litoral Norte de Gostoso

Passamos depois por Enxu Queimado (32 Km), localizada também no município de Pedra Grande, é um importante pólo pesqueiro, com grande produção de lagosta, que se destaca pela beleza exuberante de suas dunas móveis, e logo a seguir São Bento do Norte(48 Km), um paraíso onde o mar e o semi-árido potiguar se encontram. Morros, dunas, jangadeiros e o farol preto e branco de São Bento fazem dessa deserta e pequena vila de pescadores uma delícia de visual para os visitantes. Paramos nesta praia para matar a sede, pois o amigo sol, não dava trégua.

Galinhos
Litoral Norte de Gostoso

Mais adiante, a bucólica Caiçara do Norte(50 Km), a maior praia de pesca artesanal do Rio Grande do Norte, com uma grande frota de barcos ancorados no mar, na maré baixa a faixa de areia costuma ser grande. A praia é rasa e tem dunas e coqueiros nos brindando com um lindo cenário. Finalmente chegamos ao nosso destino neste dia, Galinhos uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte, localizada no litoral norte a 85 Km de São Miguel e 170 km de Natal. Em formato de península, tem um lado banhado pelo oceano atlântico e o outro pelo Rio Aratuá como um enorme braço de mar. Neste local, paramos e observamos que muitos turistas desciam de barcos e pegavam os buggys que ali os esperavam para realizar passeios pelas dunas da região. As pessoas desse povoado chamam essa parte de rio ou beira rio. Depois seguimos para almoço em Galos, para saborear uma comida caseira em típico restaurantes nativo a beira-mar.

Galinhos

Depois do almoço, conhecemos o pequeno vilarejo. Galinhos, que faz parte da Costa Branca, e os atrativos ficam por conta da bela natureza, possui apenas 3 praias: Galinhos, Galos e praia do Farol, mas convenhamos que seria covardia com as outras cidades se tivesse mais praias. É dona de uma geografia única onde podemos encontrar dunas, salinas, rios, caatinga e mangues. Suas praias são quase desertas com águas mornas e transparentes convidando para um gostoso banho de mar. Dizem que vale muito a pena assistir ao por do sol no Farol e vê-lo desaparecendo na água, é um capítulo a parte da natureza e encanta a todos os visitantes.

Galinhos

O difícil acesso para chegar até Galinhos conservou suas características de vila de pescadores, onde as ruas de areia e paralelepípedo e casas simples completam o charme rústico da cidade. O principal transporte local é o taxi-Jegue, veículos que funcionam como verdadeiros taxis e ficam no porto levando o visitante aos pontos turísticos. É o lugar perfeito para descansar e se desligar do mundo. Esqueça seu carro e seu celular e entregue-se ao ócio. A cerca de 4 km de Galinhos encontramos a localidade de Galos, com a mesma diversidade de Galinhos. Algumas das atrações de Galinhos na verdade estão localizadas em Galos, que também é um vilarejo de pescadores e tem acesso por barco ou pela beira da praia a partir de Galinhos. Se você vier com destino a Galinhos pela beira a praia a partir de Caiçara do Norte, passa primeiro em Galos antes de chegar em Galinhos. O nome da cidade se deve ao tamanho do peixe galo existente na região.

Para ver as dicas de Galinhos, com preços dos passeios e dicas de hotel e restaurante veja nos post de São Miguel do Gostoso em Dicas desse Post.

Veja Também:

São Miguel do Gostoso: O paraíso é aqui

Maracajaú: Litoral Sul de São Miguel do Gostoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!