Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

São Miguel do Gostoso: O paraiso é aqui

Saiba porque vale a pena conhecer

São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso, o nome em si é o primeiro a chamar atenção, então como ignorar um destino como esse. De uma pequena vila de pescadores, com praias e paisagem de tirar o fôlego, Gostoso, como é carinhosamente chamado, rapidamente tornou-se um destino muito procurado por turistas de todas as partes do mundo. Localizado a pouco mais de 1h30min de carro ao norte de Natal, é facilmente identificado por suas praias de areias fofas e brancas e águas cristalinas quase virgem.

São Miguel do Gostoso
Entardecer em São Miguel do Gostoso – RN

Conhecida também como a “esquina do continente”, por estar localizada exatamente na ponta do continente americano, onde literalmente o vento faz a curva, esse destino turístico tem atraído inúmeros praticantes de esporte de vela como o Kitesurf e Windsurf por causa dos seus ventos fortes e intensos que possibilita a prática de esportes desse tipo.

São Miguel do Gostoso
Pôr do Sol em Gostoso

O nome pouco comum da cidade, segundo moradores mais antigos, vem através de um senhor da região, Manuel Gostoso, que hospedava mascates que passavam pelo povoado. Dono de uma risada gostosa, o referido senhor começou a ser conhecido como Seu Gostoso. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado até o dia 29 setembro 1899, quando o Sr. Miguel Félix Martins, primeiro morador do Gostoso, por força de uma promessa feita a São Miguel inaugurou a igreja e colocou na mesma a imagem de São Miguel. A partir desta data, o nome do povoado e vila de pescadores passou de simplesmente Gostoso para São Miguel do Gostoso, nome que permanece até hoje.

São Miguel do Gostoso

A cada ano cresce o número de turistas atraído principalmente pela tranquilidade e beleza do lugar. Gostoso é um lugar limpo, tranquilo e seguro, ideal para descansar e fugir do estresse urbano. Seu litoral se alinha paralelamente à linha do Equador e a posição geográfica favoreceu o desenho de suas praias. Uma temperatura média de 26 graus e lindas praias que convidam à descontração, ao banho de mar e aos prazeres da vida em cenário belo, rústico e aconchegante, onde a beira-mar é pontuada não só por dunas, mas também por pousadas e restaurantes charmosos.

São Miguel do Gostoso
Praia da Xêpa

Como a maioria das cidades do litoral nordestino São Miguel do gostoso também pode ser dividida em passeios pelas praias do Norte e do Sul. Em direção ao Litoral Norte encontra-se a praia de Tourinhos, que tranquilamente figuraria na minha lista de praias mais bonitas do Brasil, uma belíssima enseada com águas claras e mornas, quase deserta e com duna gigante que se petrificou há cerca de 2500 anos.

Outro ponto positivo de Tourinhos é o pôr do sol, Imperdível! É o ponto de encontro ao entardecer. A praia pode ser acessada a partir do centro de Gostoso por estrada de terra ou ainda de buggy ou quadriciclo pela praia do Reduto.

Outro passeio imperdível é de buggy para o Litoral Sul até Maracaju passando por praias quase desertas e intocadas, com cara e jeito de colônia de pescadores.

São Miguel do Gostoso
A avenida principal de Gostoso

Mais se você só quer descansar, as praias urbanas também são um convite a preguiça. Ponta do Santo Cristo , Cardeiro , Xêpa e Maceió ficam próximas as pousadas, restaurantes e bares com mar calmo e aguas mornas. A Ponta do Santo Cristo é ideal para pratica de katesurf e windsurf e é comparada a já famosa Jericoacoara para a pratica desse esporte.

Depois de ter conhecido João Pessoa, Pipa e Natal, agora consigo entender o porquê das pessoas se apaixonarem tanto por “Gostoso”. O passeio é uma aventura constante em contato com uma natureza ainda selvagem, paisagens paradisíacas, pessoas simpáticas e muito sol, mais muito sol mesmo! Esta é a hora do Gostoso! Visite São Miguel do Gostoso e você definitivamente terá algumas estórias para contar para seus amigos.

Veja as dicas de como chegar, onde ficar, onde comer em dicas desse post, lá no início.

Veja Também:

Maracajaú: Litoral Sul de São Miguel do Gostoso

Galinhos: Litoral Norte de Gostoso

### Veja as Fotos

Dicas de São Miguel do Gostoso

Como Chegar

São Miguel do Gostoso fica a 110km ao norte de Natal, quase na divisa com o Ceará

  • De Carro : Em Natal pegue a avenida Bernardo Vieira em direção a Touros e dirija os próximos 95km até o trevo para São Miguel do Gostoso. Vire a esquerda e segue os próximos 15 km na RN-221chegando na principal avenida de São Miguel do Gostoso, a avenida dos Arrecifes.
  • De Ônibus : O ônibus Natal – Touros, Touros – São Miguel do Gostoso, na empresa Expresso Cabral, que parte do Terminal Rodoviário de Natal. A viagem dura cerca de 2 horas.

Passeio de buggy

Associação de Bugueiros de São Miguel do Gostoso – Contato: (84) 9497-0263/8124-2070/9155-9584 E-mail: lucbuggy@hotmail.com

Passeios

  • Buggy Litoral Norte : O passeio de buggy vai de São Miguel do Gostoso até Galinhos, dura aproximada 08 horas e custa R$ 300,00. (O Buggy na baixa Temporada)
  • Buggy Litoral Sul : o passeio de buggy vai de São Miguel do Gostoso até Maracajú, dura aproximada 08 horas e custa R$ 300,00.(O Buggy na baixa Temporada)

Onde Comer

  • Padaria Pão Gostoso: lanches e deliciosos. sucos naturais, hambúrgueres, salgados, bolos…. e agora, sopas! Excelentes preços. Vale muito o custo/benefício. Av dos Arrecifes 1463 – Centro Tel: 55-84-3263-4257 e 9182-6400
  • Cachaçaria e Restaurante Urca do Tubarão: RN 221 Km 8 – Rua Urca do Tubarão 8122 – São José Tel: 55-84-3693-2090 www.urcadotubarao.com.br

Onde ficar

  • Pousada Mirante do Mar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!