Trekking Pai Inácio ao Vale do Capão
Uma linda travessia nos campos gerais do Morrão na Chapada Diamantina
Depois de dois dias em Lençóis partimos para o nosso primeiro trekking na Chapada Diamantina. Uma linda travessia, moderada, em grande parte realizada em terreno plano, caminhando nos campos gerais do Morrão, com um pequeno declive no meio do trajeto, onde é necessário cruzar um rio, porém é uma trilha longa. Durante todo percurso ficamos bastante expostos ao sol, o astro-rei não deu moleza, pois a trilha é bem aberta, mas em compensação desfrutamos de belos visuais do Pai Inácio em vários ângulos, do Morrão, com seus 1.418 metros de altitude, em cujas encostas surge uma das nascentes do rio Mucugezinho, da Serra dos Cristais, do Sobradinho, Morro do Camelo, e das serra da Cravada e do Mucugezinho. A primeira vista é dos Três irmãos, visual lindíssimo de uma sequência de 3 montanhas, sendo a última delas o Morrão. um dos atrativos mais famosos da Chapada Diamantina.
Saímos de Lençóis as 8:30h de carro e nos dirigimos por 25 Km até a BR 242, bem próximo a base do Morro do Pai Inácio. Lá começamos o nosso trekking de aproximadamente 16 km até o Riachinho no Vale do Capão. De cara curtimos o famoso visual do vale do cercado e da serra dos Três irmãos. Quando chegamos próxima a base do Morrão, paramos no poço das Águas Claras, ponto obrigatório para o lanche e um relaxante e refrescante banho nas suas piscinas naturais de águas cristalinas, formada pelo rio Mucugezinho. Após o lanche e do delicioso banho, continuamos nosso trajeto seguindo em direção a Vila do Capão por mais duas horas, sempre caminhando entre várias serras, em companhia de paisagens incríveis que compõe um dos mais belos cenários da Chapada Diamantina, até um local onde um carro da operadora contratada esperava para nos levar a Pousada no Município de Palmeiras. Esta travessia é uma trilha imperdível para quem deseja ter o máximo contato com a natureza e é recompensada pela deslumbrante vista das serras da chapada e pelo revigorante banho em Águas Claras. Esse trekking fez parte da nossa viagem de onze dias pela Chapada Diamantina. Para ver todo o nosso roteiro clique aqui.
Algumas dicas
– Usar filtro solar, pois a trilha é bem exposta ao sol – Um bastão de caminhada não é obrigatório, mas ajuda muito. – Leve água, você só terá acesso a ela em Águas Claras. – Para quem quiser chegar ao topo do Morrão, é melhor procurar um guia, pois não há trilha bem definida. – Hospedagem: Ficamos hospedados no Hotel Albergue Caminhos da Chapada no Município de Palmeiras. Um ótimo custo benefício. – Onde comer:No restaurante do próprio Hotel Albergue Caminhos da Chapada. Ótima comida e ótimo preço. E ai, Gostou desse post? Escreva pra gente dando a sua opinião.
Comentários