Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Dunas de Genipabu no Rio Grande do Norte

Litoral Norte

Dia de sol forte, partimos para o Litoral norte de Natal, este é um passeio mais que obrigatório para quem visita Natal, o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu e arredores. Saímos de Ponta Negra, passando pelas praias urbanas da Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, onde se encontra o belo Forte dos Reis Magos.

Dunas de Genipabu
Dunas de Genipabu

Atravessamos a linda ponte estaiada Newton Navarro sob o Rio Potengi, que liga os bairros da Zona Norte de Natal aos municípios do litoral norte do estado. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística. Do outro lado percorremos Redinha Velha e Redinha Nova, onde paramos para visitar o Aquário de Natal, muitos não gostaram o que observaram. Continuando, passamos por Santa Rita e chegamos ao local onde realmente começaria nossa aventura neste dia ,as famosas dunas de Genipabú. Ali optamos por uma aventura com ou sem emoção, hehehehehe.

Passeio de Dromedário nas Dunas de Genipabu.
Passeio de Dromedário nas Dunas de Genipabu.

Os que optaram por uma aventura mais radical, realmente tinham que estar preparados para grandes emoções, pois os bugueiros subiram e desceram as belas e imensas dunas de areias em grande velocidade, cortando-as num vai-e-vem constante, nos proporcionando momentos inesquecíveis de felicidade nestas verdadeiras montanhas russas naturais.

As famosas dunas de Genipabu representam um parque de atração natural e exótico, formado de colinas de areia clara e fina, recobertas de vegetação de dunas. De cima dessas dunas, admiramos a praia de Genipabu, o mar e as magníficas lagoas de águas cristalinas de toda região, verdadeiro encantamento de cores azuladas contrastando com a brancura da areia.

Outra atração das dunas, é um original passeio de dromedário pela areias, que nos faz lembrar as grandes travessias pelos grandes desertos, sobretudo quando sopra o vento, nos proporcionando fotos inesquecíveis. É conveniente o uso de óculos de sol e filtro solar, pois a luminosidade, sol e vento que levantam areia são muito fortes perto destes locais. Paramos também para conhecer a Lagoa de Genipabú, e podemos admirá-la melhor sua beleza do alto das dunas , pois esta magnífica lagoa no meio das dunas, encanta a todos pela cor de suas águas azul turquesa.

Dunas de Genipabu
Genipabu

Saímos dessas montanhas de areias encantados e seguimos em direção a Barra do Rio, distante 35 Km de Natal. Diferente de outras praias desse litoral, para chegar a Barra do Rio é necessário atravessar o Rio Ceará-Mirim de balsa para continuar o passeio sob as dunas, homens com remos fazem a travessia dos buggys e visitantes.

Continuamos percorrendo a areia da praia por um bom trecho, passando pela Praia de Graçandu até Pitangui, onde novamente entramos para conhecer as dunas e lagoa do lugar. Mais emoção pra galera, kkkk. Paramos na lagoa de Pitangui, que possui águas claras e transparentes onde nos refrescamos após grande exposição ao sol nas dunas. A grande lagoa possui mais de 100.000 m2, sendo pouco profunda próximo da margem, proporcionando a todos um lugar ideal para banho a toda a família. O local dispõe de uma infraestrutura muito boa, com bares e restaurantes que podem servir refeições com peixes, frutos do mar, além de se poder consumir petiscos sobre as mesas na água. Possuindo ainda outras atrações como locação de caiaques e a travessia através de Tirolesa.

Dunas de Genipabu

Na lagoa de Jacumã alguns participantes do grupo participaram das atrações ali apresentadas, tais como o skibunda, onde o aventureiro senta numa tábua, fixa o calcanhar nas pontas, controla o equilíbrio com as mãos no chão e desce a rampa de areia até a lagoa. O aerobunda é realizado descendo a enorme duna suspenso por um cabo, tipo tirolesa que termina caindo de “bumbum” no meio da lagoa, e o mais radical de todos o “kamikaze”, que é um tobogã de lona onde o aventureiro deita de peito sobre uma prancha com a cabeça para a frente, e desce numa velocidade espantosa. Somente o Herbert se atreveu, hehehehe. Em todos a subida se faz por um carrinho puxado por uma corda com a ajuda de um motor de fusca.

Finalmente seguimos até Muriú, ponto final do tradicional passeio de buggy neste litoral, uma grande e linda praia muito apreciada pelos veranistas, ali em Porto Mirim aproveitamos a boa estrutura de restaurantes para almoçarmos e logo após retornarmos ao hotel em Natal.

No dia seguinte, após o cafe´da manhã, seguimos numa van, pela BR- 101, quase 120 Km até a cidade de São Miguel do Gostoso, no extremo norte do estado, quase na divisa com o Ceará.

Veja Também:

Praia da Pipa no Rio Grande do Norte

Natal a bela capital do Rio Grande do Norte

***Veja as Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *