Logo Blog de Viagens com Dicas e Roteiros

Laguna Cejar e Tebinquiche com Ojos del Salar

Deserto do Atacama

Laguna Cejar
Laguna Cejar

Laguna Cejar

A Laguna Cejar é um oásis de água situada no coração do deserto de sal, a uma altitude de 2.600 metros acima do nível do mar, distante a aproximadamente 20 quilômetros da vila de San Pedro de Atacama.

Sendo um dos passeios mais procurados pelos turistas na região do Atacama que a procuram para um único motivo, um banho em suas águas que possui uma concentração de sal e lítio tão alta, muito parecida
com o Mar Morto em Israel, onde praticamente é impossível afundar.

As agências de turismo geralmente fazem o seguinte roteiro: Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche. Este tour pode ser conciliado com outro passeio na parte da manhã, caso você tenha pouco tempo, pois no verão você sai do vilarejo por volta das 16h e só retorna às 20h, após ver o pôr-do-sol, e no inverno, no nosso caso, saímos às 15:00 e voltamos as 19 horas.

Laguna Cejar

Neste circuito realizamos três paradas, a primeira delas na Laguna Cejar, um lugar onde praticamente quase todos que a visitam tem a curiosidade de entrar em suas águas, para vivenciarem um momento único em suas vidas. Boiar em suas águas geladas verde-azuladas, mesmo com o sol muito forte, no meio de um deserto branco de sal mais seco do mundo, presenciando ao fundo montanhas e vulcões com seus cumes nevados, principalmente no inverno, é um momento inesquecível, uma sensação inexplicável, uma experiência que sem dúvidas você não pode desperdiçar.

Laguna Cejar
A concentração de sal e lítio é tão alta, que é praticamente impossível afundar.

Porém todo cuidado é pouco, a orientação para evitar o contato da água com os olhos, cabelo e com os lábios, ou seja, não afundar a cabeça na água, pois ela é extremamente salgada, podendo arder bastante. No entorno da lagoa encontramos boa infraestrutura, com chuveiros coletivos ao ar livre para tirar o sal do corpo, vestiários e banheiros.

Nesse dia a temperatura da água estava a 14ºC, mas o visual vale a pena.

Ojos del Salar

Depois de curtir muito a laguna Cejar partimos para nossa segunda atração do passeio, os Ojos del Salar, que são duas crateras com água doce (mas dizem não ser 100% doce) formadas por águas subterrâneas, com profundidade de 30m, onde você só poderá arriscar um mergulho se souber nadar.

Laguna Cejar
A água parada proporciona lindas fotos

Se não for o seu caso, dá para ficar bem na beirada e pegar a água aos poucos para se lavar. Neste local a opção de realizar belas fotografias, pois a imagem do fotografado é refletida na água. Cabe ressaltar que nos Ojos del Salar não tem chuveiro, não tem banheiro e não tem vestiário. Ou seja, se você entrar na água, vai ter que trocar no carro mesmo ou ficar com o traje de banho molhado, hehehe.

Laguna Cejar
Uma das crateras com águas subterrâneas com 30m de profundidade

Laguna Tebinquiche

Terminamos nosso passeio neste dia assistindo um espetacular pôr-do-sol na Laguna Tebinquiche, uma enorme lagoa de sal, mas que não dá para tomar banho, e sim só caminhar pela trilha que beira a lagoa, para apreciar o lindo visual, que finaliza com um lanche e um brinde com Pisco Sour, uma bebida tradicional do Chile, tendo como pano de fundo montanhas e vulcões iluminados pelo sol, incluindo aí o imponente Lincancabur com seus 5.920m, realmente fantástico.
Dalí regressamos a San Pedro. Este passeio é sensacional e não pode ser esquecido em seu roteiro no Atacama.

Informações sobre esse passeio

  • Como Chegar: A Laguna Cejar pode ser acessada através de veículo próprio, com transporte das agências de San Pedro ou até mesmo de bicicleta. Você pode alugar uma bicicleta e ir por conta própria ou fazer um tour de bicicleta com uma agência de turismo.
  • Como Visitar: A Laguna Cejar, e Laguna Tebinquiche ficam dentro de uma área protegida e você terá que pagar uma taxa de entrada.
  • Veja informações sobre preços nas agências em San Pedro de Atacama.
  • Outras dicas: Leve roupa de banho, toalha, bermuda reserva, protetor solar, óculos, chapéu/boné e pode ir de chinelo. Cuidado ao andar descalço ao redor da Laguna Cejar, o sal cristalizado por cortar o pé. No inverno leve agasalho pois faz muito frio no final da tarde.
  • Leve água

Texto: Valdir Neves

Confira outros posts sobre o Atacama:

10 passeios incríveis que você não pode deixar de fazer no Deserto de Atacama

A magia das lagunas altiplânicas

O espetáculo dos Gêiseres del Tatio

Termas de Puritama, um banho relaxante no deserto

O incrível Vale da lua e Vale da morte

Gostou? Então compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversa com o Editor...

Você sabia que pode fazer as suas reservas de viagem aqui? É só acessar um dos links abaixo dos nossos parceiros, você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda na manutenção do Blog. Pense nisso na sua próxima viagem!!!
Obrigado!
Herbert Terra


Faça sua reserva de hotel pelo Booking.com , o maior site de reserva do mundo. É fácil, rápido, seguro e ainda tem muitas opções com cancelamento grátis e você ainda encontra os melhores preços. Sempre uso o booking nas minhas reservas.

Booking.com

Vai viajar? Não esqueça o seguro! Não é muito caro e ainda evita perrengues nas suas viagens. Use o comparador da SEGUROS PROMO para escolher seu seguro com o menor preço.
Ah! Você ainda ganha 5% de desconto usando o cupom TOPERAMBULANDO5. Aproveite!

Alugue seu carro aqui com a RentCars! Ela compara os preços de centenas de locadoras mostrando os melhores preços para o carro de sua escolha. Compare!!